​5​ ​atitudes​ ​simples​ ​que​ ​vão​ ​te​ ​ajudar a ter uma vida sustentável

Levar uma vida sustentável faz com que atitudes simples façam muita diferença no futuro do planeta.

Toda virada de ano é sinônimo de reflexão e mudanças. A chegada de um novo ano marca a passagem do que aconteceu em um ano para os desejos para o próximo. É a hora de pensar como atingir metas, alcançar nossos objetivos e, ao chegar o fim do ano seguinte, fazer o novo balanço do que foi alcançado.

Se neste balanço de metas o fator sustentabilidade aparecer, é um grande sinal. Sustentabilidade não diz respeito à apenas o meio ambiente, mas a uma vida mais balanceada em termos sociais e econômicos. Economizar na energia, por exemplo, não só ajuda o meio ambiente, mas colabora para a diminuição das contas no fim do mês e contribui para uma sociedade mais equilibrada. Levar uma vida sustentavel também ajuda no bolso. 

Pequenas atitudes podem ser transformadoras.

Confira pequenas metas para levar uma vida sustentavel:

 

UPCYCLING

Sabe aquela latinha de milho que vai parar no cesto reciclável? Ela pode virar um incrível porta-lápis ou até abajur para a sua casa. Essa transformação de objetos que iriam parar no lixo, para utensílios do dia-a-dia é chamada de Upcycling. Comece a olhar os objetos que você jogaria no lixo de outra forma e pense se eles não poderiam servir para você de outra maneira.

​5​ ​atitudes​ ​simples​ ​que​ ​vão​ ​te​ ​ajudar a ter uma vida sustentável

 

DIGA NÃO AO PLÁSTICO

O plástico é um dos maiores responsáveis pela poluição que atinge os oceanos. Mais de 8 trilhões de resíduos vão parar no mar todos os anos. Isso impacta na vida marinha – que acaba morrendo ao ingerir o composto – e claro, na saúde dos oceanos. Pense sempre neste cenário antes de aceitar aquela sacolinha plástica no supermercado, comprar garrafas plásticas diariamente e ao escolher as embalagens na hora das compras. Tente substituir o uso de plástico por sacolas biodegradáveis ou ecobags.

 

ESCOLHA O PAPEL QUE GERA VIDA AO INVÉS DE LIXO

Já quando a escolha for papel, prefira o reciclado que consome até 90% menos energia do que o papel comum. Além é claro, de ajudar na diminuição do desmatamento. Outra grande escolha é fazer cartões de visitas,  embalagens, envelopes ou qualquer outro papel personalizado com a Papel Semente. Os papéis reciclados tem sementes em sua composição e podem ser plantados por quem recebe. Depois de algumas semanas, uma planta e hortaliça nasce no lugar.

​5​ ​atitudes​ ​simples​ ​que​ ​vão​ ​te​ ​ajudar a ter uma vida sustentavel
Papel Semente – o papel que tem sementes em sua composição e pode ser plantado.

TROQUE SUAS LÂMPADAS POR LED

Se você substituir as lâmpadas incandescentes por LED você vai economizar até 50% em energia. Nada mal para o bolso, não é?

 

ESCOLHA PRODUTOS DE LIMPEZA SUSTENTÁVEIS

Uma das atitudes mais rotineiras que não exigem muita escolha são os produtos de limpeza. A verdade é que eles muitas vezes são tóxicos para o meio ambiente. Opte por alternativas caseiras como o sódio, limão e vinagre ou industrializados que são biodegradáveis que não tenham fosfato em sua composição.

 

Você já ouviu falar de um papel que pode ser plantado?

Papel Semente é uma empresa especializada em transformar papéis recicláveis em papéis que podem ser plantados. No processo de fabricação semi-artesanal, sementes são implantadas no papel, deixando-os apto para serem plantados no solo.

Depois de usar o papel, é possível picar, plantar, molhar e germinar uma linda flor e hortaliça. Até mesmo em seu Kokedama!

A Papel Semente produz papéis com as sementes escolhidas pelos clientes. Podem ser de cenoura, tomate ou até mesmo cravo-francês e margaridas. Além disso, estes papéis plantáveis são feitos em diversos formatos: de folhas A4 à convites de casamento que podem ser plantados. São mais de 170 diferentes maneiras de usar o papel semente.

Para saber mais, confira nosso trabalho nesta reportagem do Jornal Nacional na Globo:

E você? Já sabe como levar uma vida sustentavel em 2018? Comente aqui

8 ótimas ideias de presentes criativos, sofisticados e sustentáveis

 

 


1 comentário em “​5​ ​atitudes​ ​simples​ ​que​ ​vão​ ​te​ ​ajudar a ter uma vida sustentável”

  1. Pingback: O Que é Slow Fashion? Um Guia Rápido e Explicativo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top