dez 12

Anteriormente, já havíamos falado sobre a Candeeiro – nossa parceira e produtora cultural. Dessa vez será possível conhecer sobre o CEM – Centro de Educação Multicultural que é um empreendimento eco-cultural em perímetro urbano, referência em produção e formação artística, cultural e ambiental no Complexo da Penha/Serra da Misericórdia. O espaço físico de potencial crescimento, adaptado a uma área experimental particular de um hectare, com a ideologia da utilização de técnicas ecológicas promovendo um melhor aproveitamento dos recursos naturais.

CEM
Local de desenvolvimento de projetos da CEM e Candeeiro

A Aliança pela Misericórdia se formou a partir de diversas atividades culturais no Complexo do Alemão e Penha pela recuperação do Patrimônio Ambiental da Mata Atlântica existente no subúrbio do Rio de Janeiro. Um movimento sociocultural e ambientalista visando desenvolver atividades com arte, esporte, cultura e educação ambiental em favor da preservação da Serra da Misericórdia. 

A criação do CEM teve início no contexto da época do crime organizado, quando o Complexo de Favelas da Penha carregou consigo um grande índice de evasão escolar e reprovações, baixa auto-estima, abandono social, cultural e ambiental. Dada a ineficácia do sistema educacional no tratamento das questões socioambientais que envolvem as comunidades, a CEM reconheceu a necessidade de articulação entre agentes sociais, escolas, empresas e o governo, com o intuito de estabelecer uma constante troca e difusão de informação e conhecimento, visando a uma melhor integração entre todos os atores da comunidade e o meio ambiente.

A CEM tem ainda como objetivo restabelecer uma integração entre a comunidade e a natureza, promovendo uma conscientização, sensibilização e melhora na qualidade de vida da população que mora e trabalha nas comunidades do Complexo da Penha.

imagem.pronta.2

Dentre os projetos já realizados estão: Projeto Círculo de Leitura, Conhecendo a Serra da Misericórdia, Graffiti em Quadrinhos, Oficina Moda Sustentável, dentre outros. 

cem.imagem.3

Para mais informações e contatos:
CEM -CENTRODEEDUCAÇÃOMULTICULTURAL
Rua Angra dos Reis, 305 -Penha | Grotão| Rio de Janeiro
Email: contato@candeeiro.org/ Tel: 55 21 2290 -4311
Blog: www.aliancapelamisericordia.blogspot.com
Face: www.facebook.com/centrodeeducacaomulticultural



  • POR Papel Semente
  • 12/12/13
  • Nenhum Comentário






Postar um comentário