mar 06

O Carnaval em grandes cidades, tais quais São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador, é sempre marcado pelas festas, animação, fantasias e desfiles; além de movimentar o turismo e aquecer a economia de diversas localidades do Brasil.

A cidade do Rio de Janeiro, em específico, atrai um grande contingente de turistas, tanto do exterior quanto de outras cidades e estados. Só em 2014 foram 920 mil turistas que passaram os dias de folia na Cidade Maravilhosa e foram movimentados, aproximadamente, R$ 2,2 bilhões de reais durante o evento. 

carnaval e lixo1
Imagem: Uol Divulgação – Local: Centro do Rio

Entretanto, durante os dias de folia, as ruas da cidade amanheceram lotadas de lixo. As lixeiras espalhadas pela orla não dão mais vazão, consequência da greve dos garis da Comlurb – Companhia de Limpeza Urbana do Rio de Janeiro.  Mais de 70% dos funcionários paralisaram suas atividades reivindicando aumento salarial. 

carnaval e lixo 2
Imagem: Diário do Poder – Local: Centro do Rio

Foi preciso chegar a um ponto extremo, como que a cidade está vivenciando nestes dias, para constatarmos – da pior forma possível – que a quantidade de resíduos gerada é algo exorbitante!

carnaval e lixo 3
Imagem: Veja Abril – Local: Lapa, Centro do Rio de Janeiro

Com a coleta de resíduos sendo realizada pelos agentes da prefeitura, como normalmente ocorre todos os anos, não nos atentamos para a grande quantidade de lixo que é produzida e , muitas vezes, descartada de maneira incorreta, sem visar a reciclagem e/ou a reutilização.

Muito além de retirar o lixo das ruas, é importante que haja um trabalho de conscientização da população para que seja produzida a menor quantidade possível de resíduos e os mesmos tenham um descarte correto. 

rioeuamoeucuido

Independente das ações governamentais – que devemos sempre acompanhar e exigir soluções – devemos nos policiar e cuidar da cidade na qual moramos. Um exemplo de ação com esta pegada é o #RioSemLixo, um projeto do Rio Eu Amo Eu Cuido no qual moradores e visitantes fotografam e colocam na web imagens de lixos em locais errados e ajudam, recolhendo o lixo e colocando na lixeira. 

riosemlixo



  • POR Papel Semente
  • 06/03/14
  • Nenhum Comentário






Postar um comentário