Como fazer porta sementes com rolos de papel higiênico​

Os rolos de papel higiênico são sempre esquecidos por aí. Ninguém acha que dá para reutiliza-los como móveis úteis para a casa, mas a verdade é que eles podem virar lindos porta sementes.

 

Às vezes as pequenas coisas podem se tornar utensílios práticos para o dia-a-dia. É o caso de rolos de papel higiênico. Eles acabam sendo esquecidos durante a rotina, mas podem ser reaproveitados como decorações, criação de brinquedos artesanais e até mesmo para fazer um porta sementes.

As sementeiras são essenciais na hora de começar uma horta em casa. Elas que dão a sustentação para as plantas começarem a crescer. Juntando uma prática sustentável, com outra, que são as sementes da Papel Semente, não há maneira melhor de iniciar uma pequena – e consciente – plantação.  É só fazer sementeiras com os rolos de papel higiênico, picar o Papel Semente na terra e começar a germinar os brotos em casa.

Unimos um tutorial disponibilizado pelo site Ciclo Vivo, com as fotografias de Edson Sá, e algumas dicas da Papel Semente para explicar como fazer porta sementes com rolos de papel higiênico.

 

Confira como fazer porta sementes com rolos de papel higiênico​:

 

1º PASSO: CRIE A SEMENTEIRA

Faça pequenos cortes nas pontas do rolo de papel higiênico com cerca de 2 centímetros cada. Depois, dobre as partes para dentro. Depois que ele virar um potinho, encha ele de terra.

2º PASSO: PIQUE E PLANTE UM PAPEL SEMENTE

Agora é hora de plantar as sementes. Imagine então, ajudar a reutilizar ainda mais papel na hora de plantá-las? É só pegar um papel semente, picá-lo e plantá-lo na sementeira.

Convites para padrinhos de casamento | Como fazer porta sementes
Como plantar o Papel Semente

 

3º PASSO: TRANSFIRA O BROTO PARA UM VASO

Depois de alguns dias, as sementes começam a germinar. Como o rolo de papel higiênico é orgânico, você pode replanta-lo junto com as sementes na terra ou em um vaso maior. Aos poucos, tanto o rolo de papel higiênico, como o papel semente,  irão se decompor e não vão causar nenhum dano ao meio ambiente.

 

Você já ouviu falar da Papel Semente?

A Papel Semente é uma empresa especializada em transformar papéis recicláveis em papéis que podem ser plantados. No processo de fabricação semi-artesanal, sementes são implantadas no papel, deixando-os apto para serem plantados no solo.

Depois de usar o papel, é possível picar, plantar, molhar e germinar uma linda flor e hortaliça.

A Papel Semente produz papéis com as sementes escolhidas pelos clientes. Podem ser de cenoura, tomate ou até mesmo cravo-francês e margaridas. Além disso, estes papéis plantáveis são feitos em diversos formatos: de folhas A4 à convites de casamento que podem ser plantados. São mais de 170 diferentes maneiras de usar o papel semente.

Para saber mais, confira nosso trabalho nesta reportagem do “Good News” na RedeTV!

E você, já sabe Como fazer porta sementes? Comente aqui!

 

Leia Mais:

10 Plantas Medicinais Super Fáceis De Manter Dentro De Casa

20 Cantinhos Lindos De Casas Para Inspirar Ambientes Mais Verdes

 

2 comentários em “Como fazer porta sementes com rolos de papel higiênico​”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top