Embalagens de isopor da IKEA devem ser substituídas por uma de composto de cogumelos

A maior empresa do mundo de móveis e artigos para a casa, a Ikea, está planejando substituir as embalagens de isopor por uma que pode se dissolver no jardim.

 

O isopor é um dos materiais mais utilizados para transportes de objetos frágeis ou que precisam de temperaturas controladas. Ele pode até ser útil no dia-a-dia, mas é muito agressivo para a natureza, já que é proveniente do petróleo e leva até 150 anos para se decompor completamente.

Grandes negócios tem grandes responsabilidades. Uma delas é adquirir práticas sustentáveis para reduzir os impactos ambientais da própria empresa. A sueca Ikea está sempre inovando quando o assunto é meio ambiente. Após criar o Growroom, um jardim sustentável incrível, agora é a vez de tentar reduzir os próprios impactos da rede.

Embalagens de isopor da IKEA devem ser substituídas por uma de composto de cogumelos

Como é feita a embalagem com base de cogumelos

Em parceria com a empresa Ecovative, a gigante sueca quer substituir o uso do isopor por um material feito com base no composto de cogumelos, o micélio, que cresce como uma massa de fibras. O material é feito com base no micélio e também restos de produções agrícolas como cascas de milho.

A Ecovative diz que o material é tão resistente quanto o isopor, mas a boa notícia é que ele pode se decompor rapidamente no seu jardim em algumas semanas, por ser biodegradável.

Segundo a diretora Joanna Yarrow, diretora de sustentabilidade da Ikea no Reino Unido, é possível que essa parceria comece até o fim do ano, se todos os testes derem certo.

Embalagens de isopor da IKEA devem ser substituídas por uma de composto de cogumelos

Embalagens de isopor da IKEA devem ser substituídas por uma de composto de cogumelos

Nós estamos aqui na torcida por alternativas mais sustentáveis ao meio ambiente. Deixar as embalagens de isopor de lado e utilizar algo com impacto ambiental zero seria uma ótima solução. Ou substituir o papel comum, por papéis como os da Papel Semente. E você?

Conheça a Papel Semente

A Papel Semente é uma empresa especializada em transformar papéis recicláveis em papéis que podem ser plantados. No processo de fabricação semi-artesanal, sementes são implantadas no papel, deixando-os apto para serem plantados no solo.

Ou seja, Depois de usar o papel, é possível picar, plantar, molhar e germinar uma linda flor e hortaliça.

A Papel Semente produz papéis com as sementes escolhidas pelos clientes. Podem ser de cenoura, tomate ou até mesmo cravo-francês e margaridas. Além disso, estes papéis plantáveis são feitos em diversos formatos: de folhas A4 à convites de casamento que podem ser plantados. São mais de 170 diferentes maneiras de usar o papel semente.

Para saber mais, confira nosso trabalho nesta reportagem do Jornal Nacional na Globo:

Gostou da ideia de embalagens de isopor da IKEA? Comente aqui!

Leia Mais:

10 Plantas Medicinais Super Fáceis De Manter Dentro De Casa

20 Cantinhos Lindos De Casas Para Inspirar Ambientes Mais Verdes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top