A rede dos países baixos IKEA lançou recentemente o Growroom, que pode produzir alimentos para um bairro inteiro, mas seu tamanho pode caber em um quintal. Confira a invenção e como construir este jardim sustentável.  

 

essay writing

Na última semana, a IKEA lançou sua mais nova inovação sustentável: o The Growroom. É um jardim em forma esférica, com diversos níveis, que pode alimentar um bairro inteiro.

A ideia de um jardim sustentável deixa cada vez mais fácil ter a sua própria plantação e deixar o mundo um lugar mais verde, livre de agrotóxicos: “A agricultura local representa  uma alternativa séria ao modelo alimentar global. Reduz a nossa pressão sobre o ambiente e educa os nossos filhos de onde a comida realmente vem”, diz a IKEA.

 

O projeto foi desenvolvido pelos profissionais da Space 10, a empresa de design exclusiva da IKEA que tem como principal função desenvolver futuros produtos para a loja.  O projeto não vem pronto, você precisa baixar o passo-a-passo de como montar e quais os materiais necessários para montar o seu Growroom em casa gratuitamente.

O Growroom da IKEA não vem em uma caixa, mas sim em um projeto com 17 fáceis etapas. Tudo o que é preciso é algumas folhas de madeira compensada, alguns parafusos e um monte de amigos para colocar tudo junto. Você pode precisar contratar os serviços de uma loja de carpintaria local para se certificar de que a madeira seja cortada corretamente, mas depois disso ele se tornar apenas um projeto de fim de semana.

ikea-space10-the-growroom-flat-pack-spherical-garden-designboom-02

 

Segundo a IKEA, o Growroom pode produzir tantos vegetais e comidas que dá para alimentar um bairro inteiro, e ainda é pequeno o bastante para caber em seu quintal. As peças de madeira do jardim são projetadas para permitir que a água e a luz alcancem todos os níveis da esfera.

Criar um ambiente mais natural nas grandes cidades é um dos propósitos do projeto: “O Growroom foi projetado para melhorar a nossa sensação de bem-estar dentro das cidades, criando um pequeno oásis que permite com que as pessoas se conectem com a natureza, sintam o cheiro e provem a abundância de ervas e plantas da esfera.”

grow-room-chart-art-fair-copenhagen-space10-designboom-01 grow-room-chart-art-fair-copenhagen-space10-designboom-02 grow-room-chart-art-fair-copenhagen-space10-designboom-03 grow-room-chart-art-fair-copenhagen-space10-designboom-011 ikea-space10-the-growroom-flat-pack-spherical-garden-designboom-05 ikea-space10-the-growroom-flat-pack-spherical-garden-designboom-06 ikea-space10-the-growroom-flat-pack-spherical-garden-designboom-07

De acordo com um comunicado de imprensa, já existem planos para construir Growrooms em cidades como o Rio de Janeiro e São Francisco. Se você não quiser esperar (assim como nós!!) você pode montar o seu próprio Growroom seguindo este passo-a-passo.

 

Quem sabe não vamos poder plantar uns papéis sementes na Growroom do Rio?!

 

A Papel Semente adora iniciativas como esta! E você? Comente aqui!