Catadores são responsáveis por 90% do lixo reciclável no Brasil

 

Só em São Paulo, 20 mil toneladas de lixo são produzidas todos os dias. No ano passado, apenas 7% de todo este lixo foi reciclado. No Rio, esse número fica em 1%. Enquanto isso, na Áustria, por exemplo, o país inteiro chega a reciclar 62% do lixo, segundo um levantamento feito em 2010 pela Eurostat.

 

O Brasil ainda tem muito a evoluir, mas os mais de 800 mil catadores de lixo no país estão fazendo diferença e merecem o reconhecimento pelo árduo trabalho. São eles, os responsáveis pela coleta de 90% do lixo reciclável no Brasil, segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA).

A diferença que faz o trabalho destes profissionais para o meio ambiente e para as comunidades é enorme. Só para se ter uma ideia, estimular o consumo de um papel fabricado a partir de material reciclado reduz a poluição do ar em 95% e utiliza 50 vezes menos água e energia. Além disso, a cada tonelada de papel reciclado, evita-se o corte de cerca de 20 árvores.

 

Catadores são responsáveis por 90% do lixo reciclável no Brasil

 

Como mudar o cenário do lixo reciclável no Brasil?

A Papel Semente trabalha com matéria-prima reciclada, o que gera impacto zero no meio ambiente. Além disso, ainda contribui para diminuir o volume de lixo nos aterros e lixões. Trabalhamos com produtos feitos a partir de restos de aparas de papel de gráfica. Também são coletados papéis jogados fora por empresas e residências. Uma iniciativa que visa melhorar os índices do lixo reciclável no Brasil. 

Quem coleta esse material é a Recooperar, cooperativa de catadores de itens recicláveis, que faz parte da ONG Guardiões do Mar. Em uma entrevista, a ONG conta um pouco mais sobre este trabalho. A parceria, além de apoiar a geração de renda e trabalho para muitos catadores, colabora para a limpeza e preservação das praias, rios e lagoas das cidades de São Gonçalo e Niterói, no Rio de Janeiro

 

A empresa que transforma papel em planta

Papel Semente é uma empresa especializada em transformar papéis recicláveis em papéis que podem ser plantados. No processo de fabricação semi-artesanal, sementes são implantadas no papel, deixando-os apto para serem plantados no solo.

Depois de usar o papel, é possível picar, plantar, molhar e ver germinar uma linda flor e hortaliça.

A Papel Semente produz papéis com as sementes escolhidas pelos clientes. Podem ser de cenoura, tomate ou até mesmo cravo-francês e margaridas. Além disso, estes papéis plantáveis são feitos em diversos formatos: de folhas A4 à convites de casamento que podem ser plantados. São mais de 170 diferentes maneiras de usar o papel semente.

Para saber mais, confira nosso trabalho nesta reportagem do Jornal Nacional na Globo:

 

Além da sustentabilidade e da preocupação com o meio ambiente, a Papel Semente tem mais missões. Os principais são respeito ao outro e solidariedade, valores que fazem parte da Papel Semente. Conheça mais sobre o nosso trabalho clicando aqui.

2 comentários em “Catadores são responsáveis por 90% do lixo reciclável no Brasil”

  1. Pingback: 5 tipos de embalagens para lembrancinhas ecológicas e sustentáveis

  2. Pingback: Dia da Reciclagem - Aprenda como Descartar Itens da Maneira Correta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top