​5​ ​dicas​ ​indispensáveis​ ​para​ ​quem quer​ ​começar​ ​um​ ​jardim

Muita gente quer ter um jardim, mas o problema é: como fazer? A Papel Semente dá cinco dicas para começar um jardim.

 

Como começar​ ​um​ ​jardim é uma pergunta feita por muita gente. Mas afinal, por onde começar os trabalhos? Antes de mais nada, é importante saber que a jardinagem é um excelente hobby para a vida. Ela te faz curtir o ar livre, ajuda a queimar calorias e produz resultados gratificantes. Se você está buscando cultivar lindas flores em um jardim ou ter uma hortinha cheia de verduras e hortaliças, existem cinco dicas essenciais para anotar antes de se aventurar nesta arte.

Se você ganhou de presente um Papel Semente, ele pode te ajudar ainda mais a começar um belo jardim. É só picá-lo, plantá-lo e regá-lo regularmente para ter uma linda flor ou hortaliça em casa. Depois, aumente aos poucos o seu jardim com outros tipos de planta e aproveite.

 

Confira dicas para começar​ ​um​ ​jardim:

 

COMECE PEQUENO

Não se preocupe em encontrar um super espaço em seu quintal. Basta iniciar um jardim em um contêiner ou floreira em um lugar de sua preferência. Com isso, você garante que o solo esteja fértil e ainda evita as ervas daninhas. Começar pequeno garante que você queira continuar o seu jardim aos poucos, de maneira sustentável. Primeiro, começar​ ​um​ ​jardim pequeno e então trabalhe para conquistar um jardim maior.  

Como começar um jardim: 5 dicas indispensáveis
Hortinha em barril. Um ótimo jeito de começar​ ​um​ ​jardim com charme.

 

CONHEÇA A SUA REGIÃO

Pode parecer óbvio, mas nem todos os tipos de plantas e hortaliça crescem em todos os lugares. Principalmente no Brasil, um país com tantos climas e solos. Você precisa determinar o que você vai plantar de acordo com o clima da sua região. A dica é falar com alguém que trabalhe em uma loja de jardinagem local para saber as melhores plantas nativas da região: são elas que vão dar menos trabalho e exigir menos manutenção.

 

TESTE O SOLO

Certifique-se de que o seu recipiente tenha bom solo e tenha uma drenagem eficiente. Para isso, é só colocar muito material composto (o que é excelente para evitar desperdícios na cozinha). A compostagem é fácil, basta guardar os restos de alimentos que iriam para o lixo, especialmente cascas de ovos, pó de café e restos de maçã. Criar uma boa drenagem também é tranquilo: é só fazer orifícios na parte inferior do seu contêiner e alinhar o fundo do seu recipiente com uma camada de rochas.

dicas para começar um jardim
Teste o solo antes de começar​ ​um​ ​jardim

 

ENCONTRE AS PLANTAS PERFEITAS PARA INICIANTES

Uma das dicas para começar​ ​um​ ​jardim: encontre as plantas certas. Além de conhecer a sua região e clima, existem plantas que são muito mais fáceis de cultivar. Tomates, pimentões, cebolas, acelgas, manjericão e feijão são ótimas ideias para iniciantes. Flores como girassóis e cravo-francês também são boas opções (a última é a mais pedida da Papel Semente).

 

REGUE COM FREQUÊNCIA E TENHA PACIÊNCIA

Certifique-se regar com frequência as suas novas plantinhas, mas evite sempre molhar suas folhas. À medida que seus brotos crescerem, lembre-se de que a regra geral é dar às plantas uma polegada de água por semana. Além disso, é importante ficar atento aos sinais: se você ver que as folhas estão ficando amarelas, isso significa que você está regando demais elas. Tenha paciência para aguardar as flores crescerem e tenha a certeza de que o resultado final é muito gratificante.

Começar um jardim
Certifique-se regar com frequência as suas novas plantinhas, mas evite sempre molhar suas folhas

 

 

Você já ouviu falar de um papel que pode ser plantado?

Papel Semente é uma empresa especializada em transformar papéis recicláveis em papéis que podem ser plantados. No processo de fabricação semi-artesanal, sementes são implantadas no papel, deixando-os apto para serem plantados no solo.

Depois de usar o papel, é possível picar, plantar, molhar e germinar uma linda flor e hortaliça. Até mesmo em seu novo jardim!

A Papel Semente produz papéis com as sementes escolhidas pelos clientes. Podem ser de cenoura, tomate ou até mesmo cravo-francês e margaridas. Além disso, estes papéis plantáveis são feitos em diversos formatos: de folhas A4 à convites de casamento que podem ser plantados. São mais de 170 diferentes maneiras de usar o papel semente.

Para saber mais, confira nosso trabalho nesta reportagem do Jornal Nacional na Globo:

 

Gostou das dicas para começar​ ​um​ ​jardim da Papel Semente ? 

 

Peça um orçamento de Papel Semente clicando aqui.

 


começar​ ​um​ ​jardim

 

 

Leia Mais:

10 Plantas Medicinais Super Fáceis De Manter Dentro De Casa

20 Cantinhos Lindos De Casas Para Inspirar Ambientes Mais Verde

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top