Como gerar lucro e impactar de forma positiva a comunidade local de onde a empresa opera? Conheça o Sistema B, um movimento que fazemos parte.
O que é sucesso, afinal? Conquistar lucro acima de tudo e todos ou equilibrar o lucro com um propósito de negócio que impacta positivamente pessoas, locais e contribui por uma sociedade e meio ambiente melhor? As empresas que possuem o Selo do Sistema B optaram pela segunda opção.
Em uma série de posts aqui no Blog da Papel Semente, vamos compartilhar ideias e valores das empresas que façam dessa comunidade global. E para começar, queremos que você saiba tudo sobre a certificação. Confira os princípios e objetivo do Sistema B.
O que é o Sistema B?
Em 2006, Jay Cohen Gilbert, Bart Houlahan e Andew Kassoy criaram o movimento B. O Sistema tem o intuito de usar o poder dos negócios para solucionar os principais desafios de nossa sociedade. A visão do sistema B é criar “uma economia na qual o sucesso seja medido pelo bem-estar das pessoas, da sociedade e da natureza”, segundo o Selo. Além disso, o objetivo é criar uma economia mais resiliente, compartilhada e inclusiva.
As empresas que fazem parte do Sistema B buscam também auxiliar umas as outras. Segundo o grupo, a ideia é que as companhias “compartilhem as melhores práticas, construam novas redes e modelos de governança, melhorando a sociedade como um todo”.
Quem faz parte do Sistema B?
São mais de 2000 empresas no mundo, em mais de 50 países. 280 dessas empresas são da América Latina e 66 do Brasil.
Atualmente, mais de 60 empresas no Brasil tem o selo do Sistema B. Entre elas, 45 estão em São Paulo e 14 no Rio de Janeiro. Todas combinam lucro com a solução de problemas ambientais e sociais. A maior parte das companhias tem até 9 funcionários, porém, contribuem na vida de inúmeras pessoas das comunidades locais e da natureza.
A Papel Semente faz parte do Sistema B, e temos orgulho de ser uma empresa certificada. Produzimos papel artesanal ecológico com sementes que viram lindas plantas. Com isso, auxiliamos a redução da poluição do ar em 95% e utilizamos 50 vezes menos água e energia no processo de produção. Sabia que a cada tonelada de papel reciclado, evita-se o corte de cerca de 20 árvores ?!
Além disso, todo o processo é feito com a ajuda da cooperativa de catadores de material reciclado, a Reecoperar, da ONG Guardiões do Mar. Saiba mais sobre a Papel Semente, clicando aqui.
Mais sobre o Sistema B: lucro e sustentabilidade juntos.
Outras empresas que fazem parte do Sistema B do Brasil são: Mãe Terra, Vox Capital, Casa do Futuro, Raízes, 99jobs, Courrieros, Zebu, Insecta Shoes, entre outras. Nas próximas semanas, o Blog da Papel Semente vai trazer diversas histórias de sucesso de empresas que conseguem ser melhores para o mundo.
A VISÃO:
Uma economia na qual o sucesso seja medido pelo bem-estar das pessoas, da sociedade e da natureza. “Redefinir o conceito de sucesso nos negócios”.
A MISSÃO:
Construir um ecossistema favorável para fortalecer empresas que utilizam a força do mercado para dar solução a problemas sociais e ambientais: as Empresas B.
OS VALORES:
interdependência • cuidado • inovação co-construção • paixão • diversidade
E você? Já entendeu ou quer saber mais sobre o Sistema B? Comente aqui!