Plantas da amizade, da sorte ou até do dinheiro. Elas podem ser boas opções para os supersticiosos ou também para quem quer dar mais vida à mesa de trabalho. Descubra quais são as 10 melhores plantas para o escritório.
Passar a maior parte de nossos dias no trabalho já não é tarefa fácil, mas fazer este ambiente ficar mais agradável é possível sim – e ainda de maneira fácil e rápida. Existem pequenas plantas para o escritório que podem fazer a diferença no dia-a-dia, deixar o local mais leve e quem sabe trazer um pouquinho de sorte e dinheiro.
A Papel Semente disponibiliza diversas sementes em seus papéis perfeitas para serem plantadas em vasinhos no escritório ou em casa. Você pode conferir clicando aqui.
Separamos ótimas opções de plantas para o escritório que não exigem mais trabalho para você. Elas precisam de pouco cuidado e só pedem um pouquinho de luz, sombra e um pouquinho de água por semana.
JADE
A Jade é uma suculenta que tem flores cor de rosa ou brancas. Dizem as superstições que ela traz sorte ou até dinheiro – é uma ótima opção para o escritório. Ela se desenvolve bem em ambientes de iluminação controlada e em climas que vão de 15º à noite e até 26ºC durante o dia.
BROMÉLIA
O segredo para cultivar uma linda bromélia é deixá-la em um cômodo bem iluminado, mas sem que ela receba a luz solar direta. Para regar, nunca encharque o vasinho e coloque somente a água necessária.
VIOLETA
A violeta é uma planta que precisa de luminosidade para florescer, mas nunca com a luz solar direta apontada para ela. Então tente deixá-la em lugares próximos às janelas e você terá uma planta linda e saudável.
JIBOIA
A jiboia é uma folhagem multiuso: se cultivada em ambiente externo, transforma-se em uma excelente cerca viva, com folhas de mais de um metro de largura e galhos que cobrem até 18 metros de distância. Dentro de casa, ela fica comportada e nem parece a mesma planta, já que sua folhagem não passa dos 15 cm. Essa capacidade de se adaptar ao meio a torna uma das espécies preferidas para cultivo em ambientes internos, mesmo sob o ar condicionado.
ROSA DE PEDRA
A Rosa de Pedra é uma suculenta que está em alta. Isso porque ela precisa de meia sombra para sobreviver, regas periódicas e ela é de fácil propagação. Se uma folha dela cair, você pode plantá-la em um local iluminado, mas sem sol direto. Planta tropical, mas resistente a baixas temperaturas.
LICUALA
A licuala, ou a palmeira-leque, tem folhas muito singulares e que chamam a atenção. Ela tem crescimento lento e pode ser utilizada em escritórios e ambientes internos – desde que sejam bem iluminados. Para cuidar, apenas retire as folhas secas quando surgirem e regue periodicamente.
MINI CACTOS
Os cactos são famosos por crescerem em ambientes áridos, já que armazenam água por longos períodos. Por isso, são ótimas plantas para o escritório. Regue uma vez por semana durante o verão e no inverno reduza a uma vez ao mês. Vasos de cerâmicas auxiliam a manter a planta protegida da umidade.
PALMEIRA ARECA
Você sabia que a Palmeira Areca é uma das mais populares do planeta? Ela pode ser plantada tanto em vasos no escritório ou em ambientes fechados, como no jardim. Ela possui rápido crescimento comparado à outras palmeiras, por isso, ela precisa de uma poda de vez em quando. Porém, é de fácil manuseio e cuidado.
SINGÔNIO
O singônio é uma planta que tem uma ótima adaptação à meia-sombra e é uma das escolhas mais frequentes para ambientes internos. Para cuidar, regue regularmente.
PLEOMELE
A Pleomele é uma planta tropical que chama bastante a atenção. Ela tem uma boa tolerância à baixa luminosidade. Porém, se as flores começarem a secar ou cair, é sinal de que ela precisa de mais luz.
Conheça a Papel Semente
A Papel Semente é uma empresa especializada em transformar papéis recicláveis em papéis que podem ser plantados. No processo de fabricação semi-artesanal, sementes são implantadas no papel, deixando-os apto para serem plantados no solo.
Depois de usar o papel, é possível picar, plantar, molhar e germinar uma linda flor e hortaliça.
A Papel Semente produz papéis com as sementes escolhidas pelos clientes. Podem ser de cenoura, tomate ou até mesmo cravo-francês e margaridas. Além disso, estes papéis plantáveis são feitos em diversos formatos: de folhas A4 à convites de casamento que podem ser plantados. São mais de 170 diferentes maneiras de usar o papel semente.
Para saber mais, confira nosso trabalho nesta reportagem do Jornal Nacional na Globo: