10.000 Mulheres Empreendedoras!

Você conhece o Projeto Dez Mil Mulheres empreendedoras?

Originalmente chamado 10.000 women, este projeto tem como objetivo desenvolver o lado empreendedor e a capacidade de gerenciamento e administração de 10 mil mulheres ao redor do mundo que, de outras formas, não teriam acesso a uma oportunidade com esta.

Mas por que o projeto atua especificamente com MULHERES? É uma característica feminina crescer, evoluir, alavancar seus negócios e refletir isso em toda sua família, não apenas no seu negócio, ou seja, as mulheres quando conseguem alcançar patamares mais elevados refletem suas conquistas em prol do bem-estar de toda sua casa.

Esta iniciativa visa aumentar a influência feminina atuando de forma decisiva em empreendimentos. Idealizado pelo Banco Goldman Sachs, o projeto estende a formação de negócios agregando conhecimentos de gestão e habilidades gerenciais e conta com a parceria de escolas de negócio em padrão mundial!

 

Como é a iniciativa?

O Banco norte-americano Goldman Sachs lança esta iniciativa sem precedentes, com o intuito de alavancar o negócio, o empreendimento, de mulheres que, em outras condições, não teriam como arcar com o custo do curso. Para tal, ocorreu a parceria com a maior Escola de Negócios da América Latina: A Fundação Dom Cabral – que visa desenvolver 500 mulheres em um período de 5 anos.

Em 2013, 200 mulheres foram escolhidas para fazerem parte deste projeto, nas cidades de Belo Horizonte e Rio de Janeiro. As aulas foram iniciadas em junho e a Diretora da Papel Semente, Andréa Carvalho, foi uma das escolhidas para fazer parte desta grande iniciativa!

Através desta grande parceria, as empreendedoras têm aulas de assuntos diversos e focados em aumentar a visão profissional e de mercado. Dentre as áreas exploradas nas aulas estão: Gestão de pessoas, Gestão de Processos, Marketing, Estratégia Organizacional e Finanças.

Para entender um pouco mais como funciona o Projeto 10.000 Mulheres Empreendedoras, o Blog Papel Semente entrevistou 4 empresárias que contaram um pouco de suas histórias no empreendedorismo. Vamos conhecer cada uma delas?

 

1. Jenifer Lopes

jenifer.lopes

Nossa primeira entrevistada foi a empresária Jhennifer Lopes: proprietária do Salão Essência Estudo de Beleza ,em Botafogo.
Segundo Jhennifer, o seu ramo não foi o diferencial para ser selecionada para participar do Projeto 10.000 Mulheres, e sim a forma empreendedora em que mudou o meio em que trabalhava anteriormente – Laboratórios – para uma área totalmente diferente – Estética e Beleza.

A empreendedora diz ainda que foi indicada por uma amiga ao curso e, ao se inteirar sobre o projeto descobriu que faz parte da maior Escola de Negócios da América Latina – Fundação Don Cabral – e, por isso, o projeto tende a alavancar seu lado profissional e empreendedor.

 

2. Carla Fabiana Melo

carla.fabiana.melo

Carla Fabiana foi nossa segunda entrevistada e apresentou um meio muito interessante no qual trabalha: Proprietária do Ateliê Fabiana Melo que produz Trajes de Dança do Ventre.

Carla nos contou que acredita ter sido selecionada, devido ao seu ramo ser algo bastante específico e diferenciado no Mercado e por não ser tão divulgado dentro da área da Moda.

A empresária acredita que as aulas do curso vão ajudar principalmente na parte de organização, marketing e estratégia, pois sua estrutura até então não contava com nenhum tipo de planejamento.

A proprietária e também dançarina da Dança do Ventre tem como objetivo cativar os clientes que já tem conquistado e conquistar mercados externos, principalmente de países que tenham maior “presença” com este tipo de dança e arte.

3. Ana Christina

ana.christina

Ana Cristina é proprietária da Boutique de Flores e Presentes “Além das Flores”, localizada em Brasília. Ana vem todos os meses ao Rio de Janeiro assistir às aulas do curso das 10.000 Mulheres e conta que o curso teve a preocupação de saber se ela teria viabilidade de se deslocar até o Centro do Rio de Janeiro para fazer parte desta turma de mulheres empreendedoras.

Ana Cristina começou aos poucos na área de ornamentação de arranjos de flores, para se especializar fez cursos mais específicos na Holanda. Sua boutique, desde o início, sempre teve como foco ornamentações para empresas e o principal conceito do seu empreendimento é: “Gerar valor às flores”.

Ao finalizar a parceria e assumir 100% do negócio sozinha, a empresaria teve que lidar com novos desafios e obstáculos e acredita que o curso vai colaborar com seu crescimento dando um olhar profissional ao seu empreendimento, tornando-a profissional na área empresarial.

 

4. Katia Anjos

katia.anjos

Cátia, proprietária da Cátia Anjos Joias, começou a empreender neste ramo, pois trabalhou durante 28 anos em uma grande rede de lojas de joias. O trabalho é realizado através de Ateliê com horários marcados e serviços personalizados aos clientes.

Por frequentar feiras e possuir os mesmos fornecedores de grandes marcas de joias, sua qualidade é garantida e a empresária consegue preços melhores que os normalmente encontrados no mercado. O projeto se iniciou com ela trabalhando de casa, e com o crescimento foi preciso procurar um espaço, um ateliê, para melhor atender seus clientes.

A empresária acredita que seu foco empreendedor foi o diferencial para ser selecionada aos 10.000 Mulheres. Devido à experiência como vendedora, Cátia acredita que as aulas do Curso tendem a enriquecer sua gestão na parte de administração, área financeira e Marketing.

Ao entrevistar estas quatro empresárias e de áreas de atuação totalmente diferentes foi possível compreender que o projeto 10.000 Mulheres Empreendedoras não busca apenas negócios de cunhos específicos (sociais, sustentáveis, etc).

As aulas e ensinamentos deste curso têm como objetivo dar um olhar profissional a mulheres de ramos diversos que se destacam em seus negócios, devido a sua atitude e capacidade de empreender, gerar o novo e buscar desafios.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top