Ikea dá dicas de como construir um jardim sustentável espetacular

A rede IKEA lançou recentemente o Growroom, que pode produzir alimentos para um bairro inteiro, mas seu tamanho pode caber em um quintal. Confira a invenção e como construir este jardim sustentável.  

 

Na última semana, a IKEA lançou sua mais nova inovação sustentável: o The Growroom. É um jardim em forma esférica, com diversos níveis, que pode alimentar um bairro inteiro.

A ideia de um jardim sustentável deixa cada vez mais fácil ter a sua própria plantação e deixar o mundo um lugar mais verde, livre de agrotóxicos: “A agricultura local representa  uma alternativa séria ao modelo alimentar global. Reduz a nossa pressão sobre o ambiente e educa os nossos filhos de onde a comida realmente vem”, diz a IKEA.

O projeto foi desenvolvido pelos profissionais da Space 10, a empresa de design exclusiva da IKEA que tem como principal função desenvolver futuros produtos para a loja.  O projeto não vem pronto, você precisa baixar o passo-a-passo de como montar e quais os materiais necessários para montar o seu Growroom em casa gratuitamente.

Veja as dicas da IKEA de como construir um jardim sustentável:

O Growroom da IKEA não vem em uma caixa, mas sim em um projeto com 17 fáceis etapas. Tudo o que é preciso é algumas folhas de madeira compensada, alguns parafusos e um monte de amigos para colocar tudo junto. Você pode precisar contratar os serviços de uma loja de carpintaria local para se certificar de que a madeira seja cortada corretamente, mas depois disso ele se tornar apenas um projeto de fim de semana.

ikea-space10-the-growroom-flat-pack-spherical-garden-designboom-02

 

Segundo a IKEA, o Growroom pode produzir tantos vegetais e comidas que dá para alimentar um bairro inteiro, e ainda é pequeno o bastante para caber em seu quintal. As peças de madeira do jardim são projetadas para permitir que a água e a luz alcancem todos os níveis da esfera.

Criar um ambiente mais natural e ensinar a como construir um jardim sustentável nas grandes cidades é um dos propósitos do projeto: “O Growroom foi projetado para melhorar a nossa sensação de bem-estar dentro das cidades, criando um pequeno oásis que permite com que as pessoas se conectem com a natureza, sintam o cheiro e provem a abundância de ervas e plantas da esfera.”

 

Como construir um jardim sustentável
The Growroom
The Growroom
The Growroom
The Growroom
The Growroom
The Growroom
The Growroom

 

De acordo com um comunicado de imprensa, já existem planos para construir Growrooms pelo mundo. Nosso Rio de Janeiro está na lista. Se você não quiser esperar (assim como nós!!) você pode montar o seu próprio Growroom seguindo este passo-a-passo.

Quem sabe não vamos poder plantar uns papéis sementes na Growroom do Rio?!

Você já ouviu falar da Papel Semente?

A Papel Semente é uma empresa especializada em transformar papéis recicláveis em papéis que podem ser plantados. No processo de fabricação semi-artesanal, sementes são implantadas no papel, deixando-os apto para serem plantados no solo.

Depois de usar o papel, é possível picar, plantar, molhar e germinar uma linda flor e hortaliça.

A Papel Semente produz papéis com as sementes escolhidas pelos clientes. Podem ser de cenoura, tomate ou até mesmo cravo-francês e margaridas. Além disso, estes papéis plantáveis são feitos em diversos formatos. De folhas A4 à convites de casamento que podem ser plantados. São mais de 170 diferentes maneiras de usar o papel semente.

Para saber mais, confira nosso trabalho nesta reportagem do “Good News” na RedeTV!

E você, já sabe como construir um jardim sustentável? Comente aqui!

 

Leia Mais:

10 Plantas Medicinais Super Fáceis De Manter Dentro De Casa

20 Cantinhos Lindos De Casas Para Inspirar Ambientes Mais Verdes

 

A Papel Semente adora iniciativas como esta! E você? Comente aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top