Blog

Prefeitura de Curitiba troca lixo reciclável por frutas e verduras

Reciclar resíduos é uma alternativa de vida para muitos catadores, por exemplo, que trocam o lixo reciclável por algum dinheiro para se sustentar. Porém, muita gente pode utilizar esta “troca” proporcionada pelo lixo. Até mesmo para contribuir com uma alimentação saudável, trocando os resíduos por frutas e verduras.

 

Como funciona o programa?

A Prefeitura de Curitiba já é conhecida por suas iniciativas verdes, como aprovar o cultivo de hortas nas calçadas da cidade. O programa Câmbio Verde é mais uma delas, que permite a troca de lixo reciclável por frutas e verduras.

Prefeitura de Curitiba troca lixo reciclável por frutas e verduras

Programa da Prefeitura de Curitiba “Câmbio Verde”, que troca lixo reciclável por frutas e verduras

Funciona assim: a cada 4 kg de lixo reciclável entregue à prefeitura, 1kg de alimento é entregue. Se você tiver óleo de cozinha, vegetal e animal, também vale para entrar no programa. 2 litros de óleo podem ser trocados por 1 kg de alimento.

Se você é de Curitiba e quer entrar no programa pode conferir neste link em quais centros de apoio pode entregar os resíduos recicláveis. O programa é destinado principalmente para famílias de baixa-renda, que recebem até 3,5 salários mínimos por mês. Atualmente, mais de 7 mil pessoas são atendidas pelo programa por mês. O objetivo é, além de conscientizar a população para a importância da reutilização dos resíduos, contribuir para uma alimentação mais saudável.

O programa não é de hoje. A ideia do Câmbio Verde já está em vigor desde 1991. Além dos benefícios que ele atrai para a população e meio ambiente, também contribui com os pequenos produtores da região, que são beneficiados pela compra dos produtos pela Prefeitura de Curitiba.

Além de tudo isso, o programa consegue coletar cerca de 350 toneladas de lixo, que são trocados por quase 100 toneladas de alimento. O material coletado pela Prefeitura de Curitiba é separado por tipo e vendido para indústria de transformação de objetos.

 

Conheça a Papel Semente

Papel Semente é uma empresa especializada em transformar papéis recicláveis em papéis que podem ser plantados. No processo de fabricação semi-artesanal, sementes são implantadas no papel, deixando-os apto para serem plantados no solo.

Depois de usar o papel, é possível picar, plantar, molhar e germinar uma linda flor e hortaliça.

A Papel Semente produz papéis com as sementes escolhidas pelos clientes. Podem ser de cenoura, tomate ou até mesmo cravo-francês e margaridas. Além disso, estes papéis plantáveis são feitos em diversos formatos: de folhas A4 à convites de casamento que podem ser plantados. São mais de 170 diferentes maneiras de usar o papel semente.

Para saber mais, confira nosso trabalho nesta reportagem do Jornal Nacional na Globo:

Nós, da Papel Semente, adoramos iniciativas sustentáveis como esta. E você? Gostou do programa? Comente aqui!

Posts Relacionados

3 pensamentos sobre “Prefeitura de Curitiba troca lixo reciclável por frutas e verduras

  1. Maria da gloria de Souza floriani disse:

    Muito linda essa ideia !!!amei!!
    Parabéns pela iniciativa !!
    Temos que aproveitar as oportunidades pra melhorar o nosso planeta!!
    Deus abençoe vcs todos!!

    1. Com certeza!
      Obrigado pelo seu comentário Maria.
      Continue acompanhando o nosso blog 😀

  2. Maria Alairdes Procópio Rocha disse:

    Parabéns!! Ótimo programa sustentável e Deus abençoe a atitude de vocês. Prefeitura nota 10.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *