jan 25

Muita gente quer ter um jardim, mas o problema é: por onde começar? A Papel Semente dá cinco dicas essenciais para iniciantes

 

A jardinagem é um excelente hobby para a vida. Ela te faz curtir o ar livre, ajuda a queimar calorias e produz resultados gratificantes. Se você está buscando cultivar lindas flores em um jardim ou ter uma hortinha cheia de verduras e hortaliças, existem cinco dicas essenciais para anotar antes de se aventurar nesta arte.

Se você ganhou de presente um Papel Semente, ele pode te ajudar ainda mais a começar um belo jardim. É só picá-lo, plantá-lo e regá-lo regularmente para ter uma linda flor ou hortaliça em casa. Depois, aumente aos poucos o seu jardim com outros tipos de planta e aproveite.

 

Confira as dicas para quem quer começar um jardim:

 

Comece pequeno

Não se preocupe em encontrar um super espaço em seu quintal. Basta iniciar um jardim em um contêiner ou floreira em um lugar de sua preferência. Com isso, você garante que o solo esteja fértil e ainda evita as ervas daninhas. Começar pequeno garante que você queira continuar o seu jardim aos poucos, de maneira sustentável. Primeiro, comece pequeno e então trabalhe para conquistar um jardim maior.  

Conheça a sua região

Pode parecer óbvio, mas nem todos os tipos de plantas e hortaliça crescem em todos os lugares. Principalmente no Brasil, um país com tantos climas e solos. Você precisa determinar o que você vai plantar de acordo com o clima da sua região. A dica é falar com alguém que trabalhe em uma loja de jardinagem local para saber as melhores plantas nativas da região: são elas que vão dar menos trabalho e exigir menos manutenção.

 

Teste o solo

Certifique-se de que o seu recipiente tenha bom solo e tenha uma drenagem eficiente. Para isso, é só colocar muito material composto (o que é excelente para evitar desperdícios na cozinha). A compostagem é fácil, basta guardar os restos de alimentos que iriam para o lixo, especialmente cascas de ovos, pó de café e restos de maçã. Criar uma boa drenagem também é tranquilo: é só fazer orifícios na parte inferior do seu contêiner e alinhar o fundo do seu recipiente com uma camada de rochas.  

Encontre as plantas perfeitas para iniciantes

Além de conhecer a sua região e clima, existem plantas que são muito mais fáceis de cultivar. Tomates, pimentões, cebolas, acelgas, manjericão e feijão são ótimas ideias para iniciantes. Flores como girassóis e cravo-francês também são boas opções (a última é a mais pedida da Papel Semente).

 

Regue com frequência e tenha paciência

Certifique-se regar com frequência as suas novas plantinhas, mas evite sempre molhar suas folhas. À medida que seus brotos crescerem, lembre-se de que a regra geral é dar às plantas uma polegada de água por semana. Além disso, é importante ficar atento aos sinais: se você ver que as folhas estão ficando amarelas, isso significa que você está regando demais elas. Tenha paciência para aguardar as flores crescerem e tenha a certeza de que o resultado final é muito gratificante.

Gostou da dicas essenciais da Papel Semente para jardinagem? Comente aqui e conheça mais sobre nosso trabalho.



  • POR Virgínia Falange
  • 25/01/18
  • Nenhum Comentário






Postar um comentário