Tudo o que você precisa fazer para ​diminuir o uso de plástico​ em sua vida

Como diminuir o uso de plástico | Como preservar o meio ambiente - Natal consciente

Existem 500 vezes mais pedaços de microplásticos no mar do que estrelas na nossa galáxia.Em 2050, estima-se que haverá mais plástico que peixe nos oceanos. Como mudar isso? Com atitudes simples no dia-a-dia que fazem a maior diferença

 

Barato, capaz de ser feito em qualquer formato concebível, forte e durável, o plástico é um material muito prático. Ele provou ser tão útil aos seres humanos que, desde a década de 1950, produzimos cerca de 8,3 bilhões de toneladas métricas do material.

Porém, a grande vítima da praticidade de nossa geração tem sido uma: a vida na Terra. E os humanos, em um futuro próximo, também podem começar a sentir a consequência do uso excessivo de plástico.

Para se ter uma ideia, cerca de 79% do plástico produzido nos últimos 70 anos foi jogado fora, seja em aterros ou no ambiente geral. E eles podem demorar milhares de anos para se decompor.

 

Mar de Plástico: A realidade de nossos oceanos
Mar de Plástico: A realidade de nossos oceanos

 

E no mar, como é a realidade?

Com mais de oito milhões de toneladas indo para os oceanos a cada ano, estima-se que haverá mais plástico do que peixes em 2050 e 99% de todas as aves marinhas do planeta terão consumido micropartículas de plástico, segundo a publicação britânica Independent. Para piorar, diversas espécies marinhas vem sofrendo as consequências do uso de plástico. No último mês, uma baleia foi encontrada morta com mais de 29kg de plástico em seu corpo.

A realidade é triste e muito alarmante. Mas, o que podemos fazer? Aprender como diminuir o uso de plástico em nosso dia-a-dia, reciclar o que utilizamos e vemos na rua e espalhar essa conscientização para o maior número de pessoas em nossa volta. Vamos nessa?

 

Como ​diminuir o uso de plástico com dicas fáceis para o dia-a-dia:

 

SACOLAS REUTILIZÁVEIS

Sacolas plásticas de supermercado causam um grande impacto ao meio ambiente. Diversos países estão banindo o uso de sacolinhas plásticas em supermercado, já que agridem muito à natureza por acabarem em rios, bueiros e oceanos. Leve sempre com você sacolas reutilizáveis ao supermercado e não aceite sacolas plásticas em shoppings (opte por colocar as compras na bolsa ou em sacolas reutilizáveis). Essa é a dica número 1 de como diminuir o uso de plástico no seu dia-a-dia.

Como diminuir o uso de plástico
Sacolas Reutilizáveis

CANUDOS ECOLÓGICOS

Canudos não podem ser reciclados e são belos inimigos ao meio ambiente. Além de serem algo completamente “dispensável” em nossas vidas. Porém, se você quer continuar usando canudos, opte por usar canudos ecológicos ou reutilizáveis, como os da Mentah

 

ROUPAS E TAGS SUSTENTÁVEIS

Sabe aquelas etiquetas que vem com um fiozinho de plástico quando você compra uma roupa nova? Tente evitá-las ao máximo. Opte por marcas que utilizem tags de roupas sustentáveis, como as da Papel Semente. Nossas tags são feitas com papel reciclado e tem sementes colocadas em sua composição. Ao invés de virar lixo, nossas tags de papel reciclado podem virar plantas como flores ou hortaliças!

Como diminuir o uso de plástico
Tags de Roupas de Papel Semente

GARRAFAS DE ÁGUA DE VIDRO

Ande sempre com garrafas de água de vidro, ou até mesmo de plástico, desde que você reutilize ela e use no seu dia-a-dia. Além de ajudar muito o meio ambiente, é uma maneira mais econômica de tomar água todos os dias.

 

COPINHOS DE CAFÉ ECOLÓGICOS

Você sabia que copinhos de café para viagem, apesar de serem feitos de papelão, não podem ser reciclados porque tem plástico em sua composição? Pois é, por isso uma boa ideia é ter sempre com você seu copinho de café reutilizável, como estes da KeepCup ou daMenos1Lixo (que podem ser comprados na Rio2Love)

Como diminuir o uso de plástico
Copinho ecológico da Menos1Lixo para levar na bolsa ou mochila.

 

TROCAR PAPEL FILME POR OUTRAS FORMAS DE EMBALAGEM

Tente não usar papel filme para embalar alimentos em sua cozinha. Opte por taper-wears de vidro, que podem ser reutilizados. O papel filme não pode ser reciclado e é dissolvido em microplástico, se tornando um grande problema para o meio ambiente. É um dos itens indispensáveis para ​diminuir o uso de plástico em sua rotina.

 

USAR O PAPEL QUE GERA VIDA AO INVÉS DE LIXO

A Papel Semente é uma empresa especializada em transformar papéis recicláveis em papéis que podem ser plantados. No processo de fabricação semi-artesanal, sementes são implantadas no papel, deixando-os apto para serem plantados no solo.

Depois de usar o papel, é possível picar, plantar, molhar e germinar uma linda flor e hortaliça.  O Papel Semente pode até mesmo germinar em plantas medicinais para você ter em casa.

Cartão de Visitas com o papel que vira planta
Cartão de Visitas com o papel que vira planta

A Papel Semente produz papéis com as sementes escolhidas pelos clientes. Podem ser de cenoura, tomate ou até mesmo cravo-francês e margaridas. Além disso, estes papéis plantáveis são feitos em diversos formatos: de folhas A4 à convites de casamento que podem ser plantados. São mais de 170 diferentes maneiras de usar o papel semente.

Para saber mais, confira nosso trabalho nesta reportagem do “Como Será” da Rede Globo:

 

 

Peça um orçamento de Papel Semente clicando aqui ou conheça mais o nosso trabalho

 

E você? Já sabe como diminuir o uso de plástico em sua vida?  Compartilhe com os amigos e juntos, podemos manter nosso planeta mais saudável. Comente aqui!

10 plantas medicinais super fáceis de manter dentro de casa

 

 

2 comentários em “Tudo o que você precisa fazer para ​diminuir o uso de plástico​ em sua vida”

  1. Pingback: Natal Consciente - 10 Dicas Para Ser Mais Sustentável

  2. Pingback: Crachá de Papel para Eventos - Como e Onde Fazer?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top