Casa Sustentável: 10 ações fáceis para fazer que vão ajudar muito o planeta

atividade na educação infantil no dia do meio ambiente

Ter uma casa sustentável pode ser mais fácil do que você imagina. Pequenas ações fazem toda a diferença, melhoram o seu dia-a-dia e ainda ajudam o meio ambiente.

 

Ter uma casa sustentável é um dos primeiros passos para começar um estilo de vida mais verde. Nossa casa é nosso porto seguro, onde nos conectamos com nossa privacidade e recebemos amigos e familiares queridos. Por isso, é natural que tornar uma casa sustentável faz com que, consequentemente, você comece a viver um dia-a-dia mais ecológico.

Fazer escolhas verdes podem transformar um hábito corriqueiro em algo muito mais prático e econômico. Estas atitudes que começam em casa ajudam a produzir a sustentabilidade em todas as formas: econômica, cultural, social e ambiental. Por exemplo, ao ensinar hábitos rotineiros ecológicos para as próximas gerações, como reciclar e reutilizar, já é um jeito importantíssimo de ajudar na construção de um planeta mais sustentável no futuro.

 

Faça você mesmo: Como fazer uma horta de temperos e vegetais em casa | Como ter uma casa sustentável
Como ter uma casa sustentável

 

Nós, da Papel Semente, adoramos práticas sustentáveis e trabalhamos diariamente para uma sociedade conectada com este princípio. Seja em nossa produção semi-artesanal de papéis reciclados com sementes até em nosso Blog, cheio de dicas de práticas verdes.

 

Confira 10 ações fáceis para ter uma Casa Sustentável:

 

 

1) RECICLE

É possível reciclar praticamente todo o seu lixo. É só saber como separá-lo corretamente (nós explicamos tudo neste post). Reciclar corretamente é uma das principais ações que você pode fazer pelo meio ambiente – e só toma alguns minutinhos de sua semana.

 

2) REUTILIZE: UPCYCLING

Upcycling é a arte de transformar resíduos que não são mais utilizados em utensílios práticos e que voltam a ter valor. É dar vida a um material considerado inútil. Por exemplo, reutilizar garrafas de vinho para colocar água, etc. As técnicas de Upcycling são infinitas e você pode conferir algumas no Blog da Papel Semente.

 

3) EVITE DISPERDIÇAR ÁGUA

Deixar a torneira ligada enquanto lava-louça ou escova os dentes, por exemplo, são atitudes que além de aumentar a conta de água da sua casa, não ajudam em nada o meio ambiente. Toma apenas um segundo desligar a água enquanto você pratica estas atividades rotineiras e ainda ajudará bastante no orçamento no fim do mês.

 

4) DIGA ADEUS ÀS SACOLAS PLÁSTICAS

É muito preocupante o impacto que as sacolas plásticas tem no meio ambiente. Além de levarem séculos para se decompor, muitas acabam caindo no mar e são um dos principais fatores para a morte de animais marinhos. A realidade é assustadora, por isso, sempre que puder evite sacolas plásticas e utilize ecobags no lugar.

 

5) USE PRODUTOS DE LIMPEZA NATURAIS

É possível economizar com produtos de limpeza (que podem ser caríssimos) e ainda deixar a casa sustentável. Saiba como fazer você mesmo produtos de limpeza naturais clicando aqui.

Produtos de Limpeza Natural - Listerine

 

6) ENERGIA EFICIENTE

Energia solar é sempre uma das maneiras mais indicadas para uma casa sustentável. Porém, o investimento inicial pode ser um pouco puxado para a grande maioria da população. Além disso, muitas pessoas vivem em prédios que já tem a distribuição de energia feita. Se este é o seu caso, substitua as lâmpadas convencionais por LED. Elas utilizam menos energia, além de serem melhores e mais sustentáveis.

 

7) COMPOSTAGEM

Se você já recicla, saiba que também é possível reutilizar os resíduos de alimentos que acabam no lixo. Eles podem ajudar a terra do seu jardim a ficar ainda mais fértil e a deixar suas plantas mais saudáveis. Utilize pó de café, restos de maçã e cascas de ovos para o seu jardim.

Truques de Jardinagem | Blog Papel Semente

 

8) DOE/VENDA ITENS QUE VOCÊ NÃO VAI MAIS USAR

O que você faz com itens que você não vai mais usar? Muitas coisas podem voltar em forma de dinheiro, se você vender na internet em sites como o Enjoei ou bazares. Se não, doe para pessoas que precisam e você terá uma recompensa muito gratificante ao ajudar o próximo.

 

9) REDUZA

“Qual é a real necessidade que você tem em adquirir tal produto?”. Coloque sempre esta pergunta na balança antes de comprar itens que você está na dúvida ou considera desnecessário. Reduzir o consumo é um dos principais fatores para uma casa sustentável e um dia-a-dia mais ecológico.

 

10) USE PAPEL SEMENTE

Utilizar papel reciclado é “um must” para ter uma casa sustentável. Porém, se você precisar de cartões de visitas, flyers, embalagens ou qualquer tipo de papel especial, porque não optar por um papel que vira planta? É só picar, plantar e esperar uma flor ou hortaliça germinar. Conheça mais sobre nosso trabalho clicando aqui.

A Papel Semente é uma empresa especializada em transformar papéis recicláveis em papéis que podem ser plantados. No processo de fabricação semi-artesanal, sementes são implantadas no papel, deixando-os apto para serem plantados no solo.

Depois de usar o papel, é possível picar, plantar, molhar e germinar uma linda flor e hortaliça.

A Papel Semente produz papéis com as sementes escolhidas pelos clientes. Podem ser de cenoura, tomate ou até mesmo cravo-francês e margaridas. Além disso, estes papéis plantáveis são feitos em diversos formatos: de folhas A4 à convites de casamento que podem ser plantados. São mais de 170 diferentes maneiras de usar o papel semente.

Para saber mais, confira nosso trabalho nesta reportagem do Jornal Nacional na Globo:

 

 

Quer saber mais sobre nosso trabalho ou pedir um orçamento? Envie um email para a Papel Semente clicando aqui.

 

Gostou das dicas da Papel Semente para uma casa sustentável? Comente aqui e conheça mais sobre o nosso trabalho clicando aqui.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top