Tá com calor? Como plantar árvores pode resolver o problema

 

Qualquer papel que dê para fazer de leque neste verão está sendo muito bem-vindo. 

Saiba como plantar árvores pode ajudar a combater o calor e conheça o papel que pode ser plantado.

 

O efeito estufa é formado pela emissão de gases jogados por fábricas e carros no meio ambiente. O resultado da poluição nós sentimos na pele. O aumento de temperatura no dia a dia é uma das características. Assim como o desmatamento do meio ambiente.

Nos grandes centros urbanos, a sensação térmica é maior ainda. Isso porque a pavimentação das ruas impede a impermeabilidade de água nos solos. A concentração de edifícios prejudica a circulação de ar. Já a falta de árvores diminui a umidade atmosférica e as áreas de sombras naturais.

 

Consequências do Desmatamento

A carência de interesse das pessoas, de um plano de manejo eficiente, assim como as fiações, podas incorretas e falta de informação, são alguns dos obstáculos que evitam o aumento do plantio de árvores.

O pouco cultivo de árvores cria um clima muito desagradável. O tempo fica seco e doenças respiratórias são muito comuns. As mais famosas são rinite, asma, dermatite, faringite e sinusite.

Muitos médicos aconselham colocar uma bacia de água no quarto para deixar o ambiente mais umidificado. Porém, plantar árvores é uma ideia mais ecológica  e que ajuda o planeta todo a respirar melhor.

Mas você sabe qual é a função das árvores no meio ambiente?

Como Plantar Árvores Pode Resolver o Problema Do Calor

Como as árvores ajudam a resfriar o planeta

As árvores fazem parte da cadeia alimentar do nosso planeta e são benéficas para diversas questões ,como por exemplo  para a nossa qualidade de vida.

As árvores sobrevivem por meio da fotossíntese, um sistema que capta a luz do sol e gás carbônico, transformando em carboidrato e oxigênio, que é expelido para o meio ambiente.

As plantas transpiram e liberam substâncias que ajudam a aumentar a umidade relativa do ar.  Por isso que as árvores são excelentes meios de combater o calor. Elas funcionam como uma espécie de refrigeração do Planeta Terra. Legal, né?

 

Quer fazer parte de um mundo mais fresco e saudável? Veja como plantar árvores nas dicas que separamos para você.

Como Plantar Árvores Pode Resolver o Problema Do Calor

Como plantar uma árvore

1) Entendendo o objetivo do seu plantio

As árvores podem plantadas com mais de uma finalidade. Uma delas é a de implementar árvores de forma planejada, chamado de plantio paisagístico.

O plantio para recuperar áreas desgastadas é um outro objetivo. Ele é um processo que pretende recuperar áreas que perderam suas árvores decorrentes de ações humanas ou catástrofes. Este, busca recolocar espécies nativas originárias da região.

E claro, há o plantio doméstico para fazer cultivar frutas, entre outras finalidades.

 

2) Onde plantar

Antes de plantar árvores é preciso ter conhecimento de qual o melhor ambiente para elas. Analise se por perto há rede de fiação, rede de água, esgoto e muros.  O objetivo é encontrar um local que tenha espaço para a muda se desenvolver e não gerar futuros problemas, evitando que ela seja retirada mais para frente.

 

3) Antes de plantar árvores

É necessário pesquisar antes sobre a espécie que você pretende plantar, para conhecer melhor sobre as características da planta e se ela vai se adaptar ao ambiente. Assim como detalhes sobre poda e cuidados.

Verifique se há alguma autorização para plantar árvores na sua região. Você pode buscar mais informações na prefeitura da sua cidade, secretaria do meio ambiente, secretaria do verde ou algum órgão responsável da sua localidade.

Isso porque, plantar árvores em cidades pode ser um pouco complicado se não houver informação. Pode ser que seja necessário cumprir algumas regras para que não ocorram danos em fiações, estruturas e rompimento de calçadas. Na maioria dos casos, busque plantar a sua árvore em um local onde tenha sol.

 

4) Plantando

Preparar o solo da forma adequada é essencial para o bom desenvolvimento da árvore.

  • Remexa o solo ao ponto que ele fique o mais largo e fundo possível. Quanto mais fofo o solo ficar, melhor vai ser o estabelecimento da planta.
  • Para o solo ficar mais saudável, acrescente nutrientes a ele. Pode ser terra adubada e até mesmo esterco.
  • Coloque a muda de um jeito que ela fique aconchegante e preencha os espaços que ficam vazios com a terra, assim como as raízes da planta.

 

5) Cuidados

Alguns cuidados são muito importantes para que a muda se desenvolver e se transformar em uma árvores saudável.

Procure pesquisar sobre a necessidade água da espécie que você plantou. Normalmente na fase de muda é preciso regar com frequência para a planta nascer.

Algumas árvores não são adeptas às podas. Por isso, consulte um jardineiro para evitar que sua planta seja prejudicada. A poda incorreta também pode ser um problema para o crescimento da árvore.

É possível que pragas e insetos surjam na sua árvore. Por isso, fique sempre atento no bem-estar da sua plantinha.

Agora que você já sabe como plantar árvores e a importância delas no meio ambiente, conheça a papel semente. Uma empresa que transforma lixo em vida.

Como Plantar Árvores Pode Resolver o Problema Do Calor

Conheça a Papel Semente

A Papel Semente é uma empresa amiga do meio ambiente e tem como meta ajudar a deixar o mundo mais sustentável.

Somos pioneira no Brasil em desenvolver um papel que pode ser plantado após o uso.  Sementes são inseridas na composição do Papel e depois de utilizado, basta picar, plantar e transformar seu lixo em uma linda flor ou hortaliça.

Os nossos papéis são feitos com resto de aparas coletadas por catadores de materiais recicláveis da ONG Guardiões do Mar, no Rio de Janeiro. 

Você sabia que a cada tonelada de papel reciclado, 20 árvores são salvas? Utilizar o papel semente é um jeito consciente de poupar as árvores do desmatamento e contribuir para efeitos mais amenos do calor.

Conheça mais sobre os produtos da Papel Semente aqui que contribuem para que sua vida seja mais ecológica e fresca clicando aqui.

Germinação do Papel Semente
A Germinação do Papel Semente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top