Os 10 melhores projetos de arquitetura sustentável ao redor do mundo

Espaços ecológicos e sustentáveis são o futuro das cidades. Algumas metrópoles mundiais são pioneiras no assunto e criaram os melhores projetos de arquitetura sustentável do mundo para inspirar e agregar <3.

 

À medida que mais carros enchem as ruas, mais arranha-céus se elevam e a poluição se torna cada vez mais prevalente, grandes cidades ao redor do mundo estão pesquisando e investindo em mais espaços verdes.

Algumas cidades entraram a bordo desta tendência mais cedo do que outras. Essas criaram belos espaços ecológicos e jardins sustentáveis para seus moradores. Esses espaços ecológicos não só são extremamente criativos em design, mas são propostas inovadoras que servem de inspiração para outras cidades.

Fazendo uma fusão entre urbanização e natureza, esses 10 espaços ecológicos são o futuro dos espaços sustentáveis, até mesmo para as cidades mais densas em população.

Os 10 projetos mais incríveis de arquitetura sustentável:

 

Homefarm, Kuala Lumpur, Malásia

Uma linda ideia da empresa de arquitetura Spark é o plano chamado Homefarm, A ideia é fazer um espaço ecológico para a comunidade de aposentados do lugar, criando um espaço onde eles poderiam colher, plantar e viver. O conceito visa trazer saúde, habitação e agricultura para revitalizar a ideia de aposentadoria local.

Os 10 melhores projetos de arquitetura sustentável ao redor do mundo

 

Abrigo de moradores de rua ecológico, Atlanta, EUA

Nada como soluções inovadoras que fazem bem para a comunidade e para o meio ambiente. Este jardim ecológico não é apenas um telhado verde em uma cidade urbanizada, mas é um abrigo para moradores de rua. Os moradores do abrigo, ainda podem trabalhar, plantando e colhendo verduras e hortaliças do local.

Os 10 melhores projetos de arquitetura sustentável ao redor do mundo

 

O maior parque natural urbano da América em Dallas, no Texas, EUA

Dallas vem sofrendo nos últimos anos com inundações. Para ajudar nesta questão e também para cumprir uma excelente função ecológica, o escritório Michael Van Valkenburgh Associates desenvolveu o projeto do maior parque natural em um centro urbano da América. Para se ter uma ideia, ele vai ser 10 vezes maior que o Central Park, em Nova York.

Os 10 melhores projetos de arquitetura sustentável ao redor do mundo

 

Jardim de infância agrícola, Dongnai, Vietnã

O arquiteto Vo Trong Nghai e sua empresa projetaram esse jardim de infância sustentável para que as crianças possam aprender hábitos sustentáveis. Todo o telhado é coberto com uma horta para ensinar aos alunos a cultivar seus próprios alimentos, enquanto o jardim também funciona como isolamento para o edifício. O espaço ecológico ainda usa a energia solar para aquecer a água e ainda coleta água de chuva para regar o jardim e a grama.

Os 10 melhores projetos de arquitetura sustentável ao redor do mundo

 

Torres Nanjing, China

O arquiteto italiano Stefano Boeri e sua empresa estão por trás das inovadoras florestas verticais em Nanjing, que serão concluídas neste ano. Os dois arranha-céus, que são basicamente florestas verticais, absorverão 25 toneladas de CO2 por ano e produzirão 132 libras de oxigênio por dia. Isso quer dizer que esses espaços ecológicos fornecerão oxigênio suficiente para cerca de 84 pessoas por dia.

Os 10 melhores projetos de arquitetura sustentável ao redor do mundo

 

 

Enabling Village, Cingapura

A Enabling Village foi criada em um edifício local que estava desmoronando e abandonado há décadas. Usando materiais reciclados, a empresa WOHA recriou o espaço, agora de forma ecológica, combinando arquitetura com a natureza circundante.

Os 10 melhores projetos de arquitetura sustentável ao redor do mundo Os 10 melhores projetos de arquitetura sustentável ao redor do mundo

 

Dongdaemun Design Plaza & Park, Seul, Coréia do Sul

O designer Zaha Hadid teve a ideia certa com a criação inovadora do Dongdaemun Design Plaza & Park. Ao invés de um shopping center convencional, o designer usou projetos futuristas para implementar um espaço ecológico no design. Completo com lagoas de lótus, bosques de bambu, espelhos d’água e colinas verdes, o espaço ecológico é integrado a edifícios de escritórios, um museu de design e um centro de convenções.

Os 10 melhores projetos de arquitetura sustentável ao redor do mundo

 

Park Houses, Preston, Reino Unido

Imagine morar em um condomínio de casas, cada uma com quatro andares, mas que são conectadas por um lindo telhado verde e é movido a energia solar? Este é o conceito da Park Houses. O condomínio ainda será construído com materiais de origem local e terá baixa emissão de carbono. Esse é um grande exemplo de como combinar espaços ecológicos com lindas casas.

Os 10 melhores projetos de arquitetura sustentável ao redor do mundo

 

 

The Great Trail, Canadá

O Canadá é reconhecido pela abundante natureza e projetos sustentáveis incríveis. Após 25 anos de projeto, agora os canadenses poderão finalmente caminhar ao longo da Great Trail. A Fundação Trans Trail do Canadá está completando uma das maiores trilhas do mundo. Este espaço ecológico tem 24 mil quilômetros de extensão, tornando-se uma maneira inovadora de conectar os canadenses e levar os moradores e os turistas à natureza.

Os 10 melhores projetos de arquitetura sustentável ao redor do mundo

 

 

The  Rock Island Trail, Windsor, Missouri, EUA

O Estado de Missouri, nos EUA, logo será o lar de uma rua livre de carros de mais de 600 km. A rua será focada em caminhadas e ciclismo. Este espaço ecológico torna possível chegar de Kansas City a St. Louis a pé ou de bicicleta, sem ver um carro no caminho. Este espaço ecológico é uma grande novidade para Windsor, pois trará emprego e turismo para a cidade. O novo espaço ecológico reunirá turistas para acampar, andar de bicicleta e caminhar ao longo da rota.

Os 10 melhores projetos de arquitetura sustentável ao redor do mundo

 

A Papel Semente adora iniciativas ecológicas e trabalhamos juntos para um planeta mais verde.

Você conhece a Papel Semente?

A Papel Semente é uma empresa especializada em transformar papéis recicláveis em papéis que podem ser plantados. No processo de fabricação semi-artesanal, sementes são implantadas no papel, deixando-os apto para serem plantados no solo.

Ou seja, depois de usar o papel, é possível picar, plantar, molhar e germinar uma linda flor e hortaliça.

A Papel Semente produz papéis com as sementes escolhidas pelos clientes. Podem ser de cenoura, tomate ou até mesmo cravo-francês e margaridas. Além disso, estes papéis plantáveis são feitos em diversos formatos. De folhas A4 à convites de casamento que podem ser plantados. São mais de 170 diferentes maneiras de usar o papel semente.

Para saber mais, confira nosso trabalho nesta reportagem do Jornal Nacional na Globo:

E você? Gostou destes incríveis projetos de arquitetura sustentável? Comente aqui!


Os 10 melhores projetos de arquitetura sustentável do mundo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top