Google lança ferramenta que mostra emissão de carbono em grandes cidades

A nova ferramenta Environmental Insights Explorer calcula as emissões de carbono de edifícios, viagens de carro e transporte público. A iniciativa ilustra como os esforços sustentáveis de uma cidade estão se saindo.

 

O Environmental Insights Explorer, uma ferramenta online lançada em versão beta pelo Google neste semestre, foi projetada para ajudar as cidades a melhorarem seus índices sustentáveis. O objetivo é facilitar o acesso à informação para que as metrópoles saibam por onde começar a reduzir suas emissões.

Analisando os dados do Google Maps de uma cidade, em combinação com outros dados, a ferramenta pode estimar a pegada de carbono de todos os edifícios de uma metrópole. Além disso, pode calcular a emissão de carbono de todas as viagens de carro, ônibus e metrô e outros transportes usados pelas pessoas que vivem lá.

 

Google começa a calcular Emissão de Carbono de grandes cidades

Google começa a calcular Emissão de Carbono de grandes cidades

 

A ferramenta pode contribuir para o Acordo de Paris

Mais de 9.000 cidades já se comprometeram a reduzir as emissões, de acordo com as metas do Acordo de Paris. Porém, mais de um terço dessas cidades ainda não construíram um inventário de emissões. O processo pode levar meses ou até anos. Além disso, pode custar milhares de dólares, tornando-se particularmente desafiador para cidades menores.

A nova ferramenta, que o Google criou junto com o Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e Energia, pode ajudar às cidades a calcular uma parte dessas emissões sem nenhum custo.

 

Como a ferramenta calcula a emissão de carbono

Usando os dados do Google Maps, a ferramenta pode checar se os prédios das cidades são residências ou empresas. Em seguida, pode usar o tamanho estimado de cada prédio e dados sobre a rede regional de energia. Com isso, o Google consegue estimar a quantidade de energia usada pelos edifícios e as emissões desse uso de energia.

Além disso, a ferramenta pode analisar o tráfego e modos de viagem de uma cidade. Depois, estima as emissões de cada transporte. As cidades podem se aprofundar na ferramenta para ajustar os dados. Ainda mais, conseguem simular como as emissões mudariam, se a quantidade de casas crescesse, por exemplo, ou se a cidade acionasse uma nova linha de metrô. Incrível!

A ferramenta também tem parceria com o Projeto Sunroof do Google. O sistema usa inteligência artificial para analisar imagens de satélite e ver quais telhados usam energia solar. Assim, as cidades podem considerar a energia solar quando começarem a planejar como reduzir as emissões.

Como o Environmental Insights Explorer está na versão beta agora, só é possível ver a análise de cinco cidades: Buenos Aires (Argentina), Melbourne(Austrália), Victoria (Canadá), Mountain View (EUA) e Pittsburgh (EUA). O Google está trabalhando com as cidades para refinar o design e garantir a precisão dos dados. Além disso, também quer aumentar a gama de informações para outras metrópoles ao redor do mundo.

Como será que sua cidade está se saindo? Comente aqui!

 

 

Você conhece a Papel Semente?

Somos uma fábrica brasileira de papel reciclado semi-artesanal que coloca sementes na composição do papel. Fazemos tags, convites, cartões, embalagens, flyers e diversos outros produtos em papel que podem ser plantados. Nossos papéis germinam em flores ou hortaliças. Confira mais sobre nosso trabalho clicando aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top