Alimentos Orgânicos – Orgânicos da Fátima

Sabemos que os alimentos orgânicos são aqueles que, desde o processo de cultivo, são empregadas técnicas que visam preservar o meio ambiente e garantir a qualidade do alimento, assim não há a utilização de agrotóxicos ou qualquer outra substância que possa ser prejudicial a natureza ou a saúde do consumidor.

brto.tomate.capa

Para a produção de alimentos orgânicos é necessário ter um manejo orgânico para que haja preservação do solo e o cultivo siga o caminho da sustentabilidade.

Algumas informações, como:  escolha do tipo de adubação, prevenção e controle de pragas e utilizar insumos que sejam admitidos pelo meio de produção orgânico são essenciais neste tipo de cultivo.

Alimentos Orgânicos

Para conhecermos um pouco mais a fundo este tipo de cultivo e produção entrevistamos a Fátima –  idealizadora do “Orgânicos da Fátima” e proprietária de um sítio em Brejal, Petrópolis – no Rio de Janeiro,que começou a vender produtos orgânicos a restaurantes cariocas desde 2002.

broto.1     broto.2

1. Como surgiu a ideia de trabalhar especificamente com orgânicos?

A ideia surgiu de um desejo de compartilhar com outras pessoas algo que a terra dava de melhor. Como já estava morando na zona rural o desejo foi ficando cada vez mais forte. foi então que compramos nosso sítio e colocamos a mão na massa.

2. Qual a importância dos alimentos orgânicos na alimentação de uma pessoa que deseja manter uma dieta saudável?

É de grande importância, pois a pessoa esta consumindo um alimento puro, sem agrotóxicos e com a garantia de que não esta colocando sua saúde em risco. No Brasil, ainda são utilizados produtos químicos que são proibidos em vários países por causar danos à saúde. Comer orgânico é a certeza de comer com muito mais nutrientes e saúde.

3. Com quais brotos você trabalha atualmente?

Tenho uma grande variedade de brotos, como: rúcula, beterraba ,couve, girassol, rabanete, nabo, salsa ,coentro e muitos outros.

5. Seus clientes são apenas empresas ou também há o fornecimento para pessoas físicas?

Forneço para empresas e ultimamente tem sido foco mostrar para as pessoas quais são os benefícios dos brotos para a saúde, fornecendo também para pessoas físicas.

6. Quais são as maiores dificuldades de se trabalhar com alimentos orgânicos?

As dificuldades são muitas: falta apoio governamental ,políticas públicas, falta de consciência das pessoas e logística.

7. E qual a maior recompensa que lhe traz?

Minha maior recompensa e saber que sou guardiã da terra, que produzo algo saudável para as pessoas e a certeza de que nosso trabalho entra em várias casa deixando saúde e sabor. Sinto-me muito feliz de poder passar os orgânicos para as pessoas e muito mais de que trazer saúde ele tem um conceito de sustentabilidade, meio ambiente, além de gerar emprego na região rural.

Fátima tornou-se certificada pelo programa 10.000 Women do Banco GoldmanSachs e Fundação Dom Cabral. Em visita as alunas do projeto 2013 conheceu a diretora da PAPEL SEMENTE Andréa Carvalho.

Alimentos Orgânicos – Orgânicos da Fátima | Papel Semente

 

2 comentários em “Alimentos Orgânicos – Orgânicos da Fátima”

  1. Surgiu uma dúvida com esta entrevista e não encontrei a resposta no site da Papel Semente. As sementes da Papel Semente são Orgânicas?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top