Como plantar em vasos: Aprenda em um passo-a-passo simples e rápido

pessoa plantando em casa papel semente

Como plantar em vasos é uma das perguntas mais frequentes de quem mora em grandes cidades brasileiras. Cada vez mais, nossos espaços para jardinagem são reduzidos, mas isso não nos impede de plantar lindas flores em casa. Este guia de como plantar em vasos não poderia ser mais fácil. Separamos tudo o que você precisa saber, desde os melhores tipos de potes, quais sementes plantar, o material necessário e o passo-a-passo para colocar a mão na massa.

Esta forma de jardinagem pode ser muito terapêutica e gratificante, graças ao contato com a terra e as plantas em casa. No fim, ver a sua sala, terraço ou quarto decorado com um lindo projeto feito por você é de encher o dia de orgulho.

O segredo para o sucesso é um só. Saber como plantar as sementes certas em vasos de uma forma correta, para que eles tenham um bom desempenho. Vamos começar?

 

Como plantar em vasos: Aprenda em um passo-a-passo simples e rápido

Organize seu material

Comece se organizando e separando todo o material necessário para o plantar suas sementes.

Trabalhe em um banco ou mesa limpa. Você vai precisar de:

  • Areia
  • Terra
  • Composto Orgânico
  • Argila expandida ou pedra brita
  • Manta Bidim
  • Suas sementes, muda de planta, hortaliça, flor ou papel semente
  • Cobertura morta. Ex: serragem de madeira, folhas secas ou aparas de gramas secas.
  • Vaso

 

Os melhores tipos de vasos:

Se você ainda não decidiu que tipo de muda ou semente você vai plantar, primeiro escolha o vaso que combina mais com a sua casa e ambiente. Se você está procurando um vaso para a decoração com plantas ornamentais, você pode ver algumas ideias neste post. As formas geométricas, por exemplo, ficam ótimas em salas e escritórios. Já as cores neutras enfatizam as plantas, enquanto as mais vivas atraem mais atenção para o próprio vaso.

Quer agrupar diversas plantas em um vaso só? Veja neste post aqui quais plantas combinam mais para crescerem juntas. Neste caso, procure recipientes com pelo menos 30 cm de largura e ao menos 8 polegadas para plantas pequenas. Para arbustos, triplique esse valor.

Já para varandas e terraços, procure materiais como metal ou cerâmica.

O importante é que qualquer vaso precisa de orifícios para a drenagem, assim as raízes não ficam encharcadas.  Se os vasos forem ficar em um deck de madeira, por exemplo, considere o uso de pés ou suporte de plantas para elevá-los. Assim, a madeira não ficará molhada e evita o apodrecimento dela.

 

Como fazer vasos para plantas em casa reutilizando objetos antigos:

Você pode cultivar plantas praticamente em qualquer lugar. Para entrar na onda ecológica e reutilizar objetos que você não usa mais, separamos ótimas ideias de upcyling. Como plantar em vasos fica ainda mais divertido reutilizando objetos. Seja com potinhos de sorvete vintage, escorredores de macarrão, pneus antigos ou caixinhas de chá. Confira algumas ideias nas fotos abaixo:

 

 

Como plantar em vasos em um passo-a-passo simples:

 

O Centro Cultural de São Paulo criou uma série de vídeos explicativos de como plantar em vasos, de uma forma muito fácil e prática.  Este guia pode ser seguido ou adaptado para vasos de todos os tamanhos, incluindo vasos suspensos e caixas. Também pode ser usado para plantar jardins de parede verticais, mas vale dar uma olhadinha neste post se este for o caso.

 

1º PASSO – PREPARE O SOLO

Para começar, é importante preparar o solo da forma correta. Esta etapa garante a drenagem de sua plantinha, além de melhorar a umidade. Tudo isso de forma orgânica e saudável.  Agora é hora de colocar a mão na massa – ou melhor, na terra. Misture bem proporções iguais de areia, terra e composto orgânico em uma mesa. Você pode ver o passo-a-passo no vídeo abaixo.

 

 

2º PASSO – CUBRA O FUNDO DO VASO

Agora é hora de cobrir o fundo do vaso com a argila expandida ou pedra brita.

 

3º PASSO – COLOQUE A MANTA BIDIM

Corte a manta bidim do tamanho da borda do vaso. Depois, é só colocá-la em cima das as pedras ou argila.

Veja o passo-a-passo de como plantar em vasos no vídeo abaixo.

 

4º PASSO – COLOQUE O SOLO

Coloque uma camada de solo até um pouco antes da metade do vaso.

 

5º PASSO – COLOQUE SUA MUDA OU SEMENTES

Se a sua muda estiver encoberta com um plástico, retire-o e posicione a planta no vaso. Depois, complete com o solo em volta da plantinha até a marca do vaso (2 ou 3 dedos abaixo da borda). Não coloque muita firmeza para pressionar o solo. Se você tiver um papel semente, siga o passo-a-passo abaixo:

Convites para padrinhos de casamento | Como fazer porta sementes
Como plantar o Papel Semente

 

6º PASSO – REGUE O VASO

Faça a primeira rega de sua mudinha.

 

7º PASSO – ADICIONE A COBERTURA MORTA. 

A serragem de madeira, folhas secas ou aparas de gramas secas ajudam a manter a umidade da plantinha. Além disso, como são compostas de bases orgânicas, liberam ainda mais nutrientes para a sua muda. É isso! Regue sua planta com frequência e aproveite ambientes mais verdes!

 

Você já ouviu falar da Papel Semente?

Está se perguntando o que é a Papel Semente? Somos uma fábrica brasileira de papel reciclado semi-artesanal que coloca sementes na composição do papel. Fazemos tags, convites, cartões, embalagens, flyers e diversos outros produtos em papel que podem ser plantados. Nossos papéis germinam em flores ou hortaliças. Confira mais sobre nosso trabalho neste vídeo:

 

Peça já um orçamento de Papel Semente clicando aqui!

 

E você? Gostou de nossas dicas de como plantar em vasos? Comente aqui!

 

Leia Mais:

10 Plantas Medicinais Super Fáceis De Manter Dentro De Casa

20 Cantinhos Lindos De Casas Para Inspirar Ambientes Mais Verdes

2 comentários em “Como plantar em vasos: Aprenda em um passo-a-passo simples e rápido”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top