Valores Ambientais

Qual a importância dos espaços verdes para as áreas urbanas?

A importância de Espaços Verdes em centros urbanos

Os espaços verdes são fundamentais para a  bem-estar. Os benefícios vão além de fazer bem ao meio ambiente, mas auxiliam também na saúde mental. Descubra como criar mais espaços verdes em sua vida.

 

Muitos biólogos e cientistas têm estudado sobre a importância ambiental e social dos espaços verdes nas cidades e casas. Cada vez menos percebidas nas paisagens urbanas, os espaços verdes são itens fundamentais para a drenagem do solo, para o ar e também para o bem-estar das pessoas.

A pandemia do novo coronavírus trouxe muitos aprendizados, dentre eles a falta que o verde faz no cotidiano. Veja nesse post a importância dos espaços verdes nos ambientes urbanos, como podemos ajudar a criá-los e como essas paisagens naturais interferem nas nossas vidas.

 

O que são espaços verdes

São áreas utilizadas para aproveitar, valorizar e cuidar do meio ambiente. Praças, parques, sítios, jardins e campos são bons exemplos que promovem esse estilo de vida saudável.

Os espaços verdes são áreas extensas e públicas, mas também menores e privadas. Um hospital pode ter uma área verde para pacientes e visitantes descansarem. Além disso, você pode criar seu espaço verde na sua casa. Hortas, vasos de flores e jardins são ótimas opções para você sentir os benefícios do contato com a natureza, e interagir com o meio.

Importância do espaço verde

Você já sentiu que fica mais tranquilo nesses lugares? Saiba que essa percepção tem fundamento. As áreas verdes urbanas promovem a interação social e faz parte da vida das pessoas em diversas faixas etárias.

As crianças gostam de brincar nos parquinhos. Para os jovens, parques são pontos de encontro. Adultos e idosos procuram praças para caminhar, passar um tempo e conversar. Por isso, também é necessário um planejamento urbano para os espaços públicos.

Outro aspecto que vale lembrar sobre os espaços, são os efeitos terapêuticos que favorecem o bem-estar e a qualidade de vida. Por exemplo, a queda de hiperatividade em crianças que mantém contato com a natureza comprovados em estudos científicos.

Para as consequências ambientais, mais árvores significam mais ar puro, uma vez que transformam o gás carbônico em oxigênio pela fotossíntese. Por isso a sensação de ar fresco, e até de relaxamento, já que você passa a inspirar e expirar melhor.

 

Natureza e bem-estar

A paisagem natural é importante para ajudar a diminuir as temperaturas de ilhas de calor nos centros urbanos, causadas pelos asfaltos, carros e queimas de combustíveis. Além da purificação do ar, plantar, cuidar de uma planta ou uma horta te ajuda a manter o foco e a concentração em um hobby.

São também espaços que propiciam a prática de exercícios físicos. É uma boa conciliar a academia, com caminhadas pelas praças, por exemplo. Correr ao ar livre é mais benéfico do que uma esteira, por exemplo. Artigos também comprovam que crianças que vivem próximas ao ar livre, conseguem focar mais, são menos agitadas e mais tranquilas.

Escolhas sustentáveis são medidas adotadas, principalmente, por países desenvolvidos. Usar energia limpa, reciclagem, tratamento de lixo, água e esgoto, diminuir o a emissão de gases poluentes. Para isso, os governos têm papel fundamental para criação de políticas públicas que visem a preservação da natureza, como fiscalização de pescaria predatória e desmatamento, além de incentivar o consumo consciente.

Os espaços verdes são exemplos do quão importante é ter esse cenário na cidade. Não é como ter espaços urbanos e rurais separados. Mas transformar os espaços urbanos à espaços mais integrados à natureza. O meio ambiente vem mostrando como esse processo tem sido inverso, mas ainda há esperança e você pode fazer sua parte para ajudar!

 

Como criar um espaço verde em sua casa ou bairro

Morar em grandes centros urbanos pedem um refúgio no verde de tempos em tempos para reequilibrar as energias. Porém, você já imaginou que pode fazer da sua casa ou bairro um próprio refúgio? Veja algumas dicas:

  • Aproveite para comprar mais plantas que purificam o ar, e existem ainda muitas plantas que gostam de sombra e são ótimas para apartamentos.
  • Descubra como fazer uma parede verde em sua varanda e crie um oásis verde para espairecer.
  • Decore a sua casa com plantas ornamentáveis que fazem toda a diferença.
  • O verde está completamente ligado à uma boa alimentação. Já pensou em fazer uma própria hortinha em seu apartamento e casa? Assim, você economiza no supermercado e ainda tem um cultivo próprio de produtos orgânicos. Descubra como fazer uma horta em casaMelhor ainda, se fizer sua hortinha com papel semente <3.
  • Que tal reunir a sua comunidade, seus vizinhos e fazer uma horta comunitária em seu prédio ou bairro?
Entenda a mudança na rotina de trabalho na Papel Semente

Manjericão que nasceu do convite de Papel Semente <3

 

Conheça a Papel Semente

A Papel Semente é uma empresa sustentável que produz papel reciclado a partir de aparas de papéis coletados pela ONG Guardiões do Mar. O Papel Semente tem em sua composição sementes de hortaliças, ervas e flores que podem ser escolhidas pelo próprio cliente. Ao comprar um produto personalizado em papel semente, você agrega valor ecológico à sua marca e ao seu nome.

Para plantar seu Papel Semente, basta cortar o papel, colocar em um vasinho com terra e regar com muito carinho! Você acompanha sua plantinha germinando e crescendo uma linda flor!

Clique aqui ou dê o play abaixo para saber como e o que plantar com seus produtos. Escolha entre bloco de notas, crachás, cartões de visita e embalagens personalizadas totalmente biodegradáveis:

Solicite seu orçamento no formulário abaixo:

 

Leia mais sobre a Papel Semente:

Um pensamento sobre “Qual a importância dos espaços verdes para as áreas urbanas?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *