Como fazer um casamento rústico, econômico e sustentável

Criamos uma lista para ajudar você a organizar um casamento rústico, econômico e sustentável, através de pequenas dicas que fazem toda a diferença.

 

Você sabia que o dia mais importante de sua vida, acaba muitas vezes sendo também aquele em que tem mais desperdício de recursos? Estima-se que apenas nesse dia as emissões de gases equivalem ao que 5 pessoas emitem por ano. O fato é, que no final de uma festa envolvendo convites, flores, decoração e tudo mais, a maioria dessas coisas não se reaproveitam.

Agora, já pensou se cada detalhe do seu casamento espelhasse o seu jeitinho, inclusive sua preocupação com o meio ambiente?  É possível, com pequenas mudanças que terão um impacto muito positivo e quem sabe até inspirar seus convidados a fazer o mesmo. E tudo isso sem perder o charme do casamento dos seus sonhos!

 

Olha só as nossas dicas para organizar um casamento rústico, econômico e sustentável:

 

CONVITES

Que tal começar logo pelo convite de casamento? A primeira impressão de seu casamento rústico começa aí, não é mesmo? Por isso, a Papel Semente idealizou um convite e envelope original, que promete surpreender e alegrar seus convidados. Feito artesanalmente com sementes de flores ou hortaliças, ele pode ser plantado assim que cumprir a função de anunciar o dia especial. Saiba mais em nosso post dedicado a convites de casamento da Papel Semente.

 

casamento rústico econômico e sustentável organizar um casamento rústico econômico

Os convites de Papel Semente do casamento da Rosa e Iuri ?

FLORES

Um dos itens essenciais de um casamento rústico são as flores. A boa notícia é que também aqui é possível fazer escolhas mais sustentáveis.

Sejam as da decoração ou do bouquet de noiva, dê preferência a flores locais e da época. Desse jeito você consegue reduzir a pegada de carbono do seu casamento e ainda ter flores frescas em todo o seu esplendor. Outra vantagem, é que flores da época costumam ser mais econômicas.

Se você quer ir mais além, pode também fazer uma decoração com plantas em vasos. Isso cria um ambiente bem campestre e você ainda pode reaproveitar depois. Para baratear ainda mais os custos, faça você mesma os vasinhos. Aprenda como neste post. 

 

casamento rústico econômico e sustentável organizar um casamento rústico econômico
Foto por Valerie Elash, Unsplash

 

DECORAÇÃO

Para além das flores, as peças usadas na decoração são extremamente importantes para criar o ambiente que você imaginou. Para se manter fiel à ideia de sustentabilidade, evite materiais como o plástico, que além do mais não combina com casamento rústico. Procure algo mais natural, como por exemplo as românticas cadeiras de vime.

Outra boa dica é usar peças vintage, que além de serem uma opção mais econômica, conferem um charme único à decoração. Sabe aqueles castiçais lindos que eram da sua avó? Dariam um toque especial à mesa dos noivos, você não acha?

 

ILUMINAÇÃO

Esse é um dia romântico e por isso a iluminação deveria estar super alinhada. Ela pode transformar um espaço, mas é também responsável por um gasto significativo de energia. Então, porque não usar velas ou luzes alimentadas a energia solar? Com impacto zero no meio ambiente, essa é também uma opção econômica.

Se isso não for possível, dê preferência a luzes LED que são bem mais eficientes do que as lâmpadas normais. Elas podem representar uma poupança de até 80%, pelo que seu casamento ficaria bem mais em conta.

 

MESA DE JANTAR

Para um casamento rústico ecologicamente responsável, cada detalhe conta. E foi por isso que lembramos que até as tags de identificação de mesa e os menus poderiam ser feitos de Papel Semente.

Aqui na Papel Semente, temos várias opções que para além disso ainda viram uma plantinha. Totalmente personalizável, você escolhe até a variedade da semente, como as de margarida, de pimenta ou de rúcula por exemplo. Temos a certeza de que essa atenção especial não vai passar despercebida pelos seus convidados.

casamento rústico econômico e sustentável organizar um casamento rústico econômico
Foto por rawpixel, Unsplash

 

LEMBRANCINHAS

Cada vez mais mirabolantes, as lembrancinhas de casamento têm vindo a perder a sua essência. Elas deveriam ser um simples gesto de agradecimento pela presença dos convidados, num momento tão especial. Que tal juntar o útil ao sustentável, e presentear seus amigos com algo que os fará lembrar desse dia?

Na Papel Semente, gostamos de incentivar os outros a semear a vida. E por isso, aqui você encontra um kit de plantar mais lindo que o outro. Seus convidados irão receber um saquinho de algodão contendo um vaso, terra, pazinha e um cartão de sementes com instruções. Além de durar, essa lembrancinha vai dar continuidade à alegria que começou no dia do seu casamento. Dê uma olhada em nossas opções aqui.

 

 

casamento rústico econômico e sustentável organizar um casamento rústico econômico
Kit Ecológico da Papel Semente

 

E aí? Animados para começar a organizar seu casamento rústico, econômico e sustentável?

5 comentários em “Como fazer um casamento rústico, econômico e sustentável”

  1. Gostei muito das dicas. Eu acrescentaria na parte da iluminação dar preferência em realizar um casamento diurno, pois assim aproveita-se a luz do dia, sem muita necessidade de uso de energia elétrica.

    1. Amei sua sugestão!!! Vou fazer minha renovação de votos e com certeza sua sugestão irá servir muito pra mim z

  2. Pingback: Casamento em Casa - 5 Ideias para Planejar uma Celebração Segura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top