​Eco Chic e Ecodesign: como fazer uma​ decoração sustentável sem perder a elegância

​Eco Chic e Ecodesign: como fazer uma​ decoração sustentável sem perder a elegância

Você sabe como o ecodesign pode ajudar a sua casa a ficar linda, com uma decoração sustentável e eco chic? A Papel Semente dá as dicas

 

Decoração sustentável é sinônimo de decorar sua casa de forma ecológica e ainda preencher a casa com ideias de bom gosto que fazem bem ao planeta. Você pode decorar sua casa com uma abordagem sustentável e ecológica, enquanto preenche com seu estilo pessoal, beleza e qualidade. Um lar bem decorado deve envolver aqueles que vivem nele e melhorar sua felicidade, saúde e bem-estar.

 

Não há um estilo único para decoração sustentável. A ideia não é criar uma aparência particular, mas pensar no ecodesign de uma forma que garanta um impacto baixo ao meio ambiente e uma casa mais saudável para a família.

 

Há muitas maneiras de você fazer escolhas melhores para você, sua família e o mundo – “planeta saudável, pessoas saudáveis, lar saudável”. Nossas dicas também tem o intuito de manter o estilo eco chic: pensando no conforto e também na elegância da casa.

 

Confira os 6 passos para começar uma decoração sustentável em casa:

 

ILUMINAÇÃO NATURAL

A iluminação natural é o primeiro passo para deixar a sua casa mais ecológica. Janelas amplas trazem à luz natural para os ambientes e, claro, economizam energia.

 

​Eco Chic e Ecodesign: como fazer uma​ decoração sustentável sem perder a elegância
Casa com iluminação natural

 

ECODESIGN COM BAMBU

Além de ecologicamente correto, objetos e ecodesign que abusam do bambu são lindos, eco chic e super modernos! O bambu tem um crescimento muito rápido comparado à madeira. Materiais produzidos com a matéria-prima liberam menos carbono na atmosfera.

​Eco Chic e Ecodesign: como fazer uma​ decoração sustentável sem perder a elegância
Ecodesign com Bambu

 

TECNOLOGIA: DEIXANDO TUDO MAIS ECO CHIC

Atualmente, a tecnologia pode auxiliar muito na utilização de energia eficiente. Geladeiras novas, máquinas de lavar e novos ar condicionado consomem menos energia do que aparelhos mais antigos. Além disso, considere instalar aparelhos inteligentes em casa, os “SmartHome”. Com um hub inteligente como o Google Home ou o Amazon Echo controlando a casa, você pode levar a eficiência de energia de sua casa a um novo patamar. Não há necessidade de manter o ar condicionado ligado quando ninguém está em casa, porque agora você pode ligá-lo com um simples comando para o seu smartphone.

Smarthome ajudam a deixar casas mais eficientes

 

VAMOS ÀS PLANTAS…

Não há como falar sobre decoração sustentável e ecodesign sem falar de plantas. Além de deixar o ambiente mais verde, limpar o ar da atmosfera, elas também trazem um ar de “aconchego” em casa. Uma boa dica também é fazer uma hortinha sustentável em casa, você confere o passo-a-passo neste post.

Casa Eco Chic, com decoração sustentável
Casa Eco Chic e sustentável

 

UPCYCLING

O Upcycling é uma técnica muito utilizada no ecodesign: transformar objetos antigos, não utilizados, em novos objetos eficientes e com uma cara nova para sua casa. É possível fazer upcycling de diversas maneiras: reformando uma antiga cômoda, transformando pallets em mesinhas ou aparadores. É só utilizar a criatividade e deixar o lado ecológico transformar sua decoração sustentável.

 

VINTAGE

Objetos vintage também estão em alta para deixar a sua casa mais eco chic. Porém, isso não significa que você precisa comprar objetos caríssimos de lojas de decoração. É possível encontrar lindos utensílios em brechós, feirinhas e lojas de antiguidade. Comprar de segunda mão é uma técnica econômica e também que ajuda a transformar objetos que poderiam virar lixo, em lindas peças de decoração.

Casas vintage - eco chic e upcycling que fazem a diferença
Casas vintage – eco chic e upcycling que fazem a diferença

E você? Já sabe como deixar a sua casa mais Eco chic, com uma decoração sustentável? A Papel Semente trabalha muito por iniciativas mais ecológicas. Confira mais sobre nosso trabalho de transformar papéis que virariam lixo, em vida!

 

Já ouviu falar de um papel que vira planta?

A Papel Semente é uma empresa especializada em transformar papéis recicláveis em papéis que podem ser plantados. No processo de fabricação semi-artesanal, sementes são implantadas no papel, deixando-os apto para serem plantados no solo.

Depois de usar o papel, é possível picar, plantar, molhar e germinar uma linda flor e hortaliça. Que tal essa opção para a lista de ideia de presentes criativos?

A Papel Semente produz papéis com as sementes escolhidas pelos clientes. Podem ser de cenoura, tomate ou até mesmo cravo-francês e margaridas. Além disso, estes papéis plantáveis são feitos em diversos formatos: de folhas A4 à convites de casamento que podem ser plantados. São mais de 170 diferentes maneiras de usar o papel semente.

Para saber mais, confira nosso trabalho nesta reportagem do Jornal Nacional na Globo:

 

 

Quer saber mais sobre nosso trabalho ou pedir um orçamento? Envie um email para a Papel Semente clicando aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top