Bicicleta de Bambu

     Esta semana está ocorrendo em Niterói, a Semana da Mobilidade. Como a Papel Semente é parceira neste movimento e apoiou o evento, decidimos pesquisar um pouco mais sobre Mobilidade Urbana e Sustentabilidade.

     Sabe o que descobrimos? Que além do próprio ato de andar de bike já ser ecologicamente correto, há uma forma da bicicleta ser ainda mais amiga do Meio Ambiente: quando feita em bambu!

bike.bamboo

 

A Bike sustentável: Bicicleta de Bambu

     O técnico de operações, Cleiton Tompson, precisou de duas semanas para construir a Bike Sustentável. Em entrevista ao G1 ele explicou que para que o veículo seja feito é preciso usar o bambu desidratado. “O processo de desidratação do bambu é simples. Ele pode ser feito em uma caldeira ou com gás, mas é um material fácil de ser encontrado pronto no mercado”, contou.

     Cleiton faz toda produção sozinho e explica como a fabricação da peça ocorre: “No lugar do aço, vai o bambu. É sustentável e uso resina de garrafa PET também. Depois que faço essa parte, vou à uma loja especializada e compro o restante, como rodas, pedais, selim, etc.”, completou.

     Outros materiais também podem ser construídos tendo o bambu como matéria-prima. Um exemplo bastante interessante são as construções realizadas pela Sustentarte, parceira da Papel Semente.

     Um exemplo interessante é a “Super Casa”. Um projeto que teve como objetivo a construção de uma casa sustentável a partir de materiais sustentáveis, reciclados ou reutilizados, como: garrafas pet, palha, e o bambu.

Fonte: G1

Já ouviu falar da Papel Semente?

A Papel Semente é uma empresa especializada em transformar papéis recicláveis em papéis que podem ser plantados. No processo de fabricação semi-artesanal, sementes são implantadas no papel, deixando-os apto para serem plantados no solo.

Depois de usar o papel, é possível picar, plantar, molhar e germinar uma linda flor e hortaliça.

A Papel Semente produz papéis com as sementes escolhidas pelos clientes. Podem ser de cenoura, tomate ou até mesmo cravo-francês e margaridas. Além disso, estes papéis plantáveis são feitos em diversos formatos. De folhas A4 à convites de casamento que podem ser plantados. São mais de 170 diferentes maneiras de usar o papel semente.

Para saber mais, confira nosso trabalho nesta reportagem do “Good News” na RedeTV!

 

Leia Mais:

10 Plantas Medicinais Super Fáceis De Manter Dentro De Casa

20 Cantinhos Lindos De Casas Para Inspirar Ambientes Mais Verdes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top