Criamos uma lista para ajudar você a organizar um casamento rústico, econômico e sustentável, através de pequenas dicas que fazem toda a diferença.
Você sabia que o dia mais importante de sua vida, acaba muitas vezes sendo também aquele em que tem mais desperdício de recursos? Estima-se que apenas nesse dia as emissões de gases equivalem ao que 5 pessoas emitem por ano. O fato é, que no final de uma festa envolvendo convites, flores, decoração e tudo mais, a maioria dessas coisas não se reaproveitam.
Agora, já pensou se cada detalhe do seu casamento espelhasse o seu jeitinho, inclusive sua preocupação com o meio ambiente? É possível, com pequenas mudanças que terão um impacto muito positivo e quem sabe até inspirar seus convidados a fazer o mesmo. E tudo isso sem perder o charme do casamento dos seus sonhos!
Olha só as nossas dicas para organizar um casamento rústico, econômico e sustentável:
CONVITES
Que tal começar logo pelo convite de casamento? A primeira impressão de seu casamento rústico começa aí, não é mesmo? Por isso, a Papel Semente idealizou um convite e envelope original, que promete surpreender e alegrar seus convidados. Feito artesanalmente com sementes de flores ou hortaliças, ele pode ser plantado assim que cumprir a função de anunciar o dia especial. Saiba mais em nosso post dedicado a convites de casamento da Papel Semente.
Os convites de Papel Semente do casamento da Rosa e Iuri ?
FLORES
Um dos itens essenciais de um casamento rústico são as flores. A boa notícia é que também aqui é possível fazer escolhas mais sustentáveis.
Sejam as da decoração ou do bouquet de noiva, dê preferência a flores locais e da época. Desse jeito você consegue reduzir a pegada de carbono do seu casamento e ainda ter flores frescas em todo o seu esplendor. Outra vantagem, é que flores da época costumam ser mais econômicas.
Se você quer ir mais além, pode também fazer uma decoração com plantas em vasos. Isso cria um ambiente bem campestre e você ainda pode reaproveitar depois. Para baratear ainda mais os custos, faça você mesma os vasinhos. Aprenda como neste post.
DECORAÇÃO
Para além das flores, as peças usadas na decoração são extremamente importantes para criar o ambiente que você imaginou. Para se manter fiel à ideia de sustentabilidade, evite materiais como o plástico, que além do mais não combina com casamento rústico. Procure algo mais natural, como por exemplo as românticas cadeiras de vime.
Outra boa dica é usar peças vintage, que além de serem uma opção mais econômica, conferem um charme único à decoração. Sabe aqueles castiçais lindos que eram da sua avó? Dariam um toque especial à mesa dos noivos, você não acha?
ILUMINAÇÃO
Esse é um dia romântico e por isso a iluminação deveria estar super alinhada. Ela pode transformar um espaço, mas é também responsável por um gasto significativo de energia. Então, porque não usar velas ou luzes alimentadas a energia solar? Com impacto zero no meio ambiente, essa é também uma opção econômica.
Se isso não for possível, dê preferência a luzes LED que são bem mais eficientes do que as lâmpadas normais. Elas podem representar uma poupança de até 80%, pelo que seu casamento ficaria bem mais em conta.
MESA DE JANTAR
Para um casamento rústico ecologicamente responsável, cada detalhe conta. E foi por isso que lembramos que até as tags de identificação de mesa e os menus poderiam ser feitos de Papel Semente.
Aqui na Papel Semente, temos várias opções que para além disso ainda viram uma plantinha. Totalmente personalizável, você escolhe até a variedade da semente, como as de margarida, de pimenta ou de rúcula por exemplo. Temos a certeza de que essa atenção especial não vai passar despercebida pelos seus convidados.
LEMBRANCINHAS
Cada vez mais mirabolantes, as lembrancinhas de casamento têm vindo a perder a sua essência. Elas deveriam ser um simples gesto de agradecimento pela presença dos convidados, num momento tão especial. Que tal juntar o útil ao sustentável, e presentear seus amigos com algo que os fará lembrar desse dia?
Na Papel Semente, gostamos de incentivar os outros a semear a vida. E por isso, aqui você encontra um kit de plantar mais lindo que o outro. Seus convidados irão receber um saquinho de algodão contendo um vaso, terra, pazinha e um cartão de sementes com instruções. Além de durar, essa lembrancinha vai dar continuidade à alegria que começou no dia do seu casamento. Dê uma olhada em nossas opções aqui.
E aí? Animados para começar a organizar seu casamento rústico, econômico e sustentável?
5 comentários em “Como fazer um casamento rústico, econômico e sustentável”
Gostei muito das dicas. Eu acrescentaria na parte da iluminação dar preferência em realizar um casamento diurno, pois assim aproveita-se a luz do dia, sem muita necessidade de uso de energia elétrica.
Que bom que você gostou ! Também gostamos da sua dica! ;D
Amei sua sugestão!!! Vou fazer minha renovação de votos e com certeza sua sugestão irá servir muito pra mim z
Que maravilha saber que te inspirou!
Obrigado e esperamos estar contigo nesse momento tão especial 😀
Pingback: Casamento em Casa - 5 Ideias para Planejar uma Celebração Segura