Como implantar a sustentabilidade na empresa? Faça em 7 passos

Economia Sustentável - Papel Semente

Ao entender como implantar a sustentabilidade na empresa você vai desejar realizar essas mudanças. Afinal de contas, todo mundo sai ganhando, sua empresa, a natureza e a sociedade. Conheça os principais passos para trilhar por esse caminho.

É preciso estar disposto a realizar mudanças antes de entender como implantar a sustentabilidade na empresa. Sim, dependendo do caso, exige algumas mudanças. A empresa precisa aprender a integrar suas áreas e entender que o meio ambiente e o ambiente corporativo são codependentes.

Se tornar empresa sustentável não é impossível e gera resultados bastante positivos. Nesse post te convidamos a entender o que é a sustentabilidade nas empresas e como a sustentabilidade pode ser implementada. Além disso, conheça quais são os selos da sustentabilidade e as vantagens em ser empresa sustentável.

A Papel Semente é sustentável desde seu início e não para de investir em ações sustentáveis. Além de oferecer um produto amigo da natureza, o papel plantável, também mantém relação sustentável com a comunidade. Veja como implantar a sustentabilidade na empresa!

Veja neste post

Saber como implantar sustentabilidade na empresa pode levar todo o modelo de negócio a um outro nível, trazendo bons resultados em todas áreas

Como implantar a sustentabilidade (ESG) na empresa? Faça em 7 passos

Para implantar a sustentabilidade na empresa é preciso estar disposto a realizar algumas mudanças, bem como ter a mente aberta para novos hábitos. Existem diversas práticas que podem ajudar a caminhar por esse novo caminho, das mais simples às mais complexas.

Confira agora algumas ações que vão ajudar na implantação da sustentabilidade na sua empresa.

1 – Coleta de resíduos sólidos

A coleta de resíduos sólidos é uma das ações menos difíceis de iniciar em uma empresa e geram grande impacto positivo. A empresa pode criar uma dinâmica própria para lidar com os resíduos sólidos, ou pode contratar empresas especializadas. O Instituto Muda, por exemplo, tem um sistema pronto para aplicar a coleta de resíduos sólidos em condomínios. E, sua empresa pode adotar um condomínio.

Ou, aproveite para ensinar os funcionários e mostrar o quanto é possível ter uma relação mais saudável com o lixo. Crie áreas de reciclagem dentro da empresa que possam ser usadas também por eles. Quem sabe, através das ações da empresa, os funcionários se inspirem para mudar hábitos em casa. 😉

2- Logística sustentável – frete neutro e logística reversa

A logística reversa é outra prática de sustentabilidade que gera resultados ambientais positivos. Através dela a sua empresa se responsabiliza pelo modo como o produto é descartado após o uso. Ou, até mesmo, em situações de troca ou de descarte de produtos por se tornarem obsoletos. Faz parte do controle de resíduos sólidos que direta, ou indiretamente, estão atrelados a sua marca.

Leia mais sobre o que é carbono zero e qual a importância de reduzir esse gás na atmosfera.

3 – Uso de água e energia sustentável, limpa e renovável

O investimento no uso de água e energia sustentável, limpa e renovável é super importante. Ambos são importantes para o bom funcionamento de uma empresa, mas também são essenciais para a natureza. Sendo assim, é preciso aprender a usar com consciência e preservar o que se tem.

Enfim, sua empresa precisa rever se a água e energia usadas respeitam questões ambientais. Não dá para ignorar, inclusive, está entre as preocupações dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

4 – Investir em soluções sustentáveis

É importante abrir a cabeça para soluções sustentáveis, tirar o preconceito de que a sustentabilidade é significado de mudanças caras. Em alguns casos, de fato, o custo poderá ser elevado, mas a longo prazo, a mudança tende a pagar o investimento. E ainda gera resultados positivos no financeiro.

O investimento em soluções sustentáveis é uma oportunidade de crescimento na área administrativa e de produção. Ao realizar um estudo da própria empresa sobre possíveis mudanças, você poderá encontrar situações de desperdício. Por isso, se possível, crie uma equipe especializada para olhar para a empresa pensando em soluções sustentáveis.

5 – Faça parceria com fornecedores com certificação verde

As parcerias com fornecedores verdes é uma estratégia interessante. Visto que além de apoiar uma empresa sustentável, a sua empresa também se engaja ainda mais. Para completar, é uma forma de incentivar o setor a pensar no meio ambiente e na sociedade. Sendo assim, é possível afirmar que uma empresa sustentável puxa a outra, fazendo crescer a corrente de sustentabilidade no mercado.

6 – Invista em um ambiente agradável e de qualidade para seus colaboradores

Ao realizar mudanças na empresa, os ambientes de trabalho tendem a ficar melhores, isso é muito importante. Seus colaboradores precisam se sentir abraçados e bem tratados no ambiente de trabalho.

Uma empresa sustentável valoriza os seus, compreende que seres humanos têm seus direitos e não apenas deveres. Os colaboradores ficaram satisfeitos e, no final das contas, sua empresa terá equipes mais e mais qualificadas.

Colaboradores felizes, produzem mais e melhor, para completar, reflete na qualidade de seus produtos e serviços. O resultado: mais clientes.

7 – Crie uma canal seguro para denúncias

Um canal seguro para denúncias diversas é muito relevante para uma empresa sustentável. Através desse canal, os colaboradores, clientes e parceiros podem comunicar suas infelicidades ou realizarem denuncias corporativas. Não se espera que ele tenha um fluxo grande, mas, ele precisa existir.

Clique aqui e leia mais detalhes sobre o que é sustentabilidade.

Separar o lixo é uma ótima forma de contribuir com todo o bioma natural da Terra para que ninguém saia prejudicado

O que são selos ESG?

Para ter como implantar a sustentabilidade na empresa, os selos ESG são de suma importância. Eles estão conectados com práticas sustentáveis, uma sustentabilidade que integra um todo. Isto é, a área ambiental, social e de governança, isto é, a parte administrativa interna de uma empresa. Através dos selos ESG, o mercado espera colaborar com os ODSs e criar um mundo melhor.

Quais são os principais selos de sustentabilidade?

Os selos de sustentabilidade comprovam o compromisso de uma empresa em adotar processos sustentáveis. Os selos podem ser dados conforme o setor da empresa, mas existem os que são mais gerais. Existem selos para empresas que realizam compensação de carbono, para empresas de logística reversa e até as que apoiam ações sustentáveis.

Confira alguns dos principais selos de sustentabilidade:

  • selo ESG (Environmental, Social and Corporate Governance);
  • selo Carbon Trust Standard;
  • Procel Edifica;
  • FSC – Forest Stewardship Council;
  • Rainforest Alliance Certified;
  • EuReciclo;
  • Frete Neutro

Como obter um selo para minha empresa?

Para obter um selo para minha empresa é preciso realizar um diagnóstico da empresa identificando os pontos de possíveis mudanças. As mudanças devem estar vinculadas a preocupações ambientais, sociais e econômicas. A empresa precisa identificar qual o selo faz mais sentido para si e para seu produto.

Então, deverá pesquisar sobre as exigências do selo. Não existe uma organização única que aplica todos os selos, cada selo possui as consultorias ou empresas para liberar o selo.

Clique aqui e entenda como se tornar uma empresa ESG.

O que faz uma empresa ser sustentável?

Uma empresa sustentável é uma empresa comum, mas melhor. Ela se destaca no mercado e entre os seus por promover práticas que não geram impactos negativos.

A empresa sustentável compreende a importância da economia estar crescendo de mãos dadas com as preocupações ambientais. Além de entender o quanto a sociedade faz parte de todo esse mercado. Sem natureza e sociedade, é impossível produzir e vender qualquer coisa.

Quais são as vantagens de ser uma empresa sustentável?

Ao se tornar uma empresa sustentável você poderá observar algumas vantagens que fazem a diferença. São resultados positivos no dia a dia corporativo da empresa, mas também na relação com os clientes e parceiros.

Para completar, o valor agregado que a empresa irá carregar é bastante significativo. A verdade é que uma vantagem puxa a outra.

Ainda em dúvidas sobre se vale a pena ser uma empresa sustentável? Então, confira as vantagens da sustentabilidade para sua empresa:

A força do valor agregado melhora o posicionamento competitivo no mercado

Em uma realidade que o cliente tem se tornado cada vez mais consciente de seu consumo, as empresas sustentáveis saem na frente. Por isso, agregar valor em seu produto e marca é tão importante. Eles devem refletir os seus valores e preocupação com o ar que respiramos.

Ou com o modo como você descarta o lixo e até mesmo o tipo de embalagem que decidiu usar. Acredite, o consumidor consciente está de olho nestes detalhes!

Os colaboradores ficam mais motivados; os processos e tomadas de decisão ficam mais eficientes

Um ambiente de trabalho que respeita os colaboradores é espaço de motivação e desenvolvimentos de qualidade. Tendo colaboradores trabalhando melhor, os processos e tomadas de decisão ficam mais eficientes. As articulações ganham outra dinâmica.

Ao manter colaboradores motivados, sua empresa desperdiça menos tempo em situações desnecessárias. Entre outros problemas que são evitados apenas por compreender que colaboradores merecem respeito.

Redução de custos

A redução de custos tende a acontecer a médio/longo prazo. Está presente na mudança do uso de água, energia e também na elaboração de uma melhor logística. A escolha das matérias-primas também podem refletir na redução de custos.

As probabilidades para isso acontecer são grandes, ainda mais que para se tornar uma empresa sustentável um diagnóstico se faz necessário. É o momento ideal para observar falhas e desperdícios que não estavam sendo vistos.

Surgimento de oportunidades de negócio

Ao se tornar uma empresa sustentável abre-se a possibilidade de novas oportunidades de negócio. Desde empresas sustentáveis que se aliam apenas a outras empresas sustentáveis, até clientes que preferem comprar de empresas sustentáveis.

Além da chance de sua empresa ser fonte de inspiração para outras. Essas empresas podem começar a fechar negócio com você devido à qualidade do todo.

Clique aqui e conheça as Empresas Sustentáveis no Brasil que fazem a diferença.

Conheça a Papel Semente

A Papel Semente é uma empresa B certificada em constante atualização quanto às emergências da natureza. É uma empresa sustentável que incentiva a sustentabilidade através de suas ações e de seu produto. O papel oferecido pela Papel Semente é 100% biodegradável, feito a partir da reciclagem em um processo semiartesanal. Para completar, ainda recebe sementes na composição que florescerão, por onde forem plantadas.

Os selos e certificados da Papel Semente comprovam os compromissos da empresa com o bem-estar da sociedade e da natureza. O selo Verde Instituto Chico Mendes mostra como estamos envolvidos na conservação e preservação da natureza. Além disso, temos somos uma empresa que a apoia o Instituto Capitalismo Consciente Brasil. Incentivando cada vez mais empreendedores a integrar seus negócios com preocupações socioambientais.

Por fim, a logística da Papel Semente recebeu o selo CO2 Neutro. Trata-se de mais uma comprovação dos nossos esforços em causar menos impacto ambiental. Através desse selo, a Papel Semente reverte a compensação da emissão de gás carbono para projetos sustentáveis. Gradualmente, nós firmamos nosso lugar como empresa sustentável.

Conheça os detalhes dos certificados recebidos pela Papel Semente e saiba mais sobre nossa história.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top