Como preservar o meio ambiente em 7 atitudes simples

 Saiba o que você pode fazer para começar a ajudar o meio ambiente e deixar a sua vida ainda mais sustentável.

 

Como preservar o meio ambiente é uma questão muito densa e também complicada. A boa notícia é que pessoas como eu e você podem fazer a diferença. O foco na sustentabilidade ganhou força nas últimas décadas com as alarmantes pesquisas a respeito do aquecimento global e da poluição plástica nos oceanos. Porém, com 7 bilhões de pessoas na Terra, fica cada vez mais evidente a necessidade de uma atenção ainda maior a preservação e ao cuidado com o meio ambiente. É muito importante que cada um faça sua parte. A Papel Semente dá as dicas de como preservar o meio ambiente e as atitudes que cada um pode fazer para ajudar o planeta.

 

 

7 atitudes simples para quem quer saber como preservar o meio ambiente:

 

ANTES DE COMPRAR, REFLITA: “EU REALMENTE PRECISO DISSO?”

“Reduza, reuse e recicle”, a frase pode parece já um pouco antiga – mas ela continua fundamental quando o assunto é preservação. É preciso lembrar que todo o produto que você compra tem uma herança de possível impacto ambiental, já que no processo de produção são utilizado materiais que podem emitir poluentes. E também pensar que a embalagem pode demorar para se decompor na natureza, entre outros danos. Então, antes de você comprar algo, pergunte-se se você realmente precisa disso. Se você comprar, considere comprá-lo semi-novo ou preocupe-se em utilizar poucas embalagens.

 

OPTE POR AQUISIÇÕES VERDES

Sabe aquelas aquisições que vão além de uma roupa nova no Shopping? Um carro novo, uma máquina de lavar e até mesmo um apartamento. Tente sempre ver o quão eficiente eles são em gastos de energia. Um carro, por exemplo, pode ser híbrido ou econômico em termos de gastos com combustível. Já eletrodoméstico precisam ter um selo de economia energética. E que tal mudar a fonte de energia de sua casa para placas solares? Tudo isso vai ajudar o seu bolso e o meio ambiente também.

 

EVITE O PLÁSTICO A TODO CUSTO

O plástico nunca vai embora. Atualmente, bilhões de quilos de plástico podem ser encontrados no planeta, o que corresponde a um total de 40% da superfície do mar. O impacto ambiental do material é um dos mais nocivos do mundo. Já que ele ainda causa a morte de diversos seres marinhos, como tartarugas, aves, e mamíferos que ingerem o plástico que boia no oceano. Você pode evitar o plástico em atitudes muito simples: usando ecobags quando for ao supermercado, ter cuidado com a quantidade de garrafas plásticas que você compra e até reutiliza-las sempre que possível.

Como diminuir o uso de plástico | Como preservar o meio ambiente
Sacolas Reutilizáveis

 

BOICOTE PRODUTOS QUE AGRIDEM OS ANIMAIS

Já são conhecidos os casos de empresas que fazem teste de cosméticos em animais. Ou até mesmo lojas que utilizam couro e pele de animais silvestres. Algumas espécies correm risco de extinção ou são vítimas de crueldade. Compre consciente de marcas que utilizam materiais sustentáveis e não façam testes com animais.

 

PRESTE ATENÇÃO NOS RÓTULOS

De café, a frutas ou roupas, o número de opções para utensílios básicos pode até confundir, mas os rótulos “verdes” ou até de empresas que fazem parte do Sistema B fazem toda a diferença. Por isso, sempre olhe os rótulos e procure pela empresa que ofereça a opção mais sustentável possível.

 

USE MAIS TRANSPORTE PÚBLICO E BICICLETAS

Um dos grandes desafios das metrópoles brasileiras é o transporte público. Cada vez mais, a população percebe que é mais econômico e saudável utilizar bicicletas no lugar de carros para distâncias curtas. Corredores de ônibus também diminuíram o tempo de locomoção dos transportes públicos. Por isso, sempre que puder, deixe o carro em casa.

 

DEIXE SUA CASA MAIS SUSTENTÁVEL

Sua casa está com as instalações em dia, de aquecimento ou ar condicionado? Se você acha que sim, é provável que sua conta de luz, água e gás venha mais baixa. Além disso, você ajuda e muito o meio ambiente. Veja dicas de como deixar sua casa mais sustentável neste post.

Smarthome ajuda a deixar casas mais eficientes

 

Você já ouviu falar da Papel Semente?

A Papel Semente é uma empresa especializada em transformar papéis recicláveis em papéis que podem ser plantados. No processo de fabricação semi-artesanal, sementes são implantadas no papel, deixando-os apto para serem plantados no solo.

Depois de usar o papel, é possível picar, plantar, molhar e germinar uma linda flor e hortaliça.

A Papel Semente produz papéis com as sementes escolhidas pelos clientes. Podem ser de cenoura, tomate ou até mesmo cravo-francês e margaridas. Além disso, estes papéis plantáveis são feitos em diversos formatos: de folhas A4 à convites de casamento que podem ser plantados. São mais de 170 diferentes maneiras de usar o papel semente.

Para saber mais, confira nosso trabalho nesta reportagem do “Good News” na RedeTV!

E você, já sabe Como preservar o meio ambiente? Comente aqui!

 

Leia Mais:

10 Plantas Medicinais Super Fáceis De Manter Dentro De Casa

20 Cantinhos Lindos De Casas Para Inspirar Ambientes Mais Verdes

1 comentário em “Como preservar o meio ambiente em 7 atitudes simples”

  1. Pingback: O QUE VOCÊ PODE FAZER EM CASA PARA AJUDAR O MEIO AMBIENTE | Coração Galáctico

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top