Dicas para desenhar e colorir com a Papel Semente em tempos de quarentena

Dicas para Desenhar e Colorir com a Papel Semente

Aproveitar melhor o tempo em casa nessa quarentena exige muita criatividade e imaginação. Para te ajudar, confira as nossas dicas para desenhar e colorir em família de uma maneira bem sustentável e divertida. 🌿🌸

 

Desenhar e colorir estão entre as atividades mais simples e enriquecedoras, porque são a primeira forma de expressão artística que o ser humano busca para se comunicar. Por isso, que tal apostar em um exercício que envolva toda a família e deixa a imaginação fluir?

A prática de desenhar e colorir tem baixo custo e alto envolvimento familiar. Pinte seu mundo com a Papel Semente e dê cor – ou melhor, uma flor – para sua casa! Afinal, com nossas Folhas A4, você pode estender a brincadeira de desenhar para uma atividade de jardinagem, já que é possível plantar o papel após o uso e ver germinar uma linda flor ou hortaliça de sua escolha.

Promova o diálogo com jogos e tarefas artísticas que possam promover a união da família e compensar esse isolamento social necessário por esses dias.

 

De uma folha A4 da Papel Semente, você pode plantar e ver germinar na sua casa uma hortaliça de sua escolha, com germinação comprovada pelo RENASEM, do Ministério da Agricultura. Clique para comprar online.

 

 

Benefícios de colorir

Muitos profissionais da área de criação usam os rabiscos para abrir a mente, ter ideias, passear pelo abstrato. Aproveite essa técnica para se reinventar na quarentena!

Segundo pesquisa publicada pelo portal Época, criar a partir de desenhos e pinturas aumenta o fluxo sanguíneo do cérebro, te deixa mais feliz e criativo. Além de ser uma atividade para relaxar, também ajuda manter os pensamentos focados e canalizar a ansiedade causada pela recente pandemia que vivemos.

Concentração, foco, memória, estresse e a comunicação podem melhorar com as atividades para desenhar e colorir. Sendo assim, a arte também traz saúde emocional e fortalece o psicológico para ajudar a entender e lidar com os sentimentos. Veja os benefícios de desenhar e colorir:

  1. Falar por imagens facilita a comunicação entre crianças e responsáveis;
  2. Estimular a criatividade com combinação de cores e formas;
  3. Trabalhar a imaginação e atividades cerebrais menos usadas;
  4. Relaxar e ajudar aliviar o estresse;
  5. Promover a concentração e o foco para cumprir a tarefa
  6. Combater a ansiedade e a tensão
  7. Promover o gosto pela arte e pela cultura
  8. Divertir e entreter a criança e o adulto
  9. Cuidar e tratar da saúde mental
  10. Prevenir distúrbios causados pela ansiedade

 

 

 

Desenhe, pique, plante e aproveite o melhor das atividades lúdicas em família com as Folhas A4 da Papel Semente. Compre online:

Clique para comprar as folhas A4 em Papel Semente online

 

Dicas para desenhar e colorir em atividades com a família:

 

 

 

Desenhar como terapia artística

Pintar uma mandala e livros para colorir têm sido usados como técnicas para desacelerar o ritmo do dia a dia, e assim, promover o bem estar e trabalhar outras partes do cérebro. Dessa maneira, desenhar e colorir já não são consideradas tarefas de crianças, ou exclusividade de profissionais da área.

Atualmente, toda pessoa interessada pode desenvolver  esse trabalho de uma forma leve e descontraída. De acordo com publicação do Centro Cultural do Ministério da Saúde, a cultura promovida pela arte ultrapassa as diferenças sociais, políticas e econômicas de um povo devido também aos seus benefícios para a saúde.

Mais tempo em casa e maior convívio tem seus desafios. Por isso, é muito importante investir tempo e recursos para cuidar da saúde mental. Ao desenhar, procure escutar uma música, defina um horário para ver jornal, desenhos e filmes. Evite ficar no celular e na televisão o tempo todo.

Além disso, depois de desenhar, você pode aproveitar e plantar a sua folha A4 da Papel Semente em um vasinho. É só picar, plantar, regar e em poucos dias você vê germinar <3.

 

 

Desenhar e colorir com as crianças

Com as crianças, o desenho livre tem papel fundamental para estimular o cérebro e a criatividade de acordo com pedagogos e pediatras que estudam esse comportamento.

Não queremos que as paredes e os sofás se tornem as telas dessa criançada cheia de energia, não é mesmo? Rs

Ainda usando hábitos aprendidos no primário, a reciclagem é muito aproveitada para criação de painéis e trabalhos em murais. Além disso, são centenas de papeis sulfite e lápis de cor espelhados pela casa.  Então, aproveite para enriquecer essa atividade e ensinar valores ecológicos.

Assim, com as Folhas A4 da Papel Semente, a criançada pode entender o ciclo do descarte de resíduo e ver o valor, na prática, da reciclagem e reutilização dos materiais. 

Dicas para Desenhar e Colorir
Dicas para Desenhar e Colorir com as crianças com a Papel Semente

 

 

Atividades lúdicas

As atividades lúdicas compreendem jogos infantis, recreação, competições, representações de peças e teatros, bem como jogo que estimulam crianças a brincar em grupos, dividir brinquedos, compartilhar tarefas e se divertir.

Dessa maneira, esse tipo de atividade funciona com a imaginação, com aquilo que promove aprendizados e utiliza diversos tipos de linguagem, como a metáfora e a sinestesia, por exemplo. Antigamente, quando o acesso à brinquedos era mais difícil, as crianças costumavam brincar com objetos, e fazer seus próprios bonecos, carrinhos, jogos e criavam seus próprios universos.

Dentre os impactos da quarentena, estão crianças passando dias em casa, sem poderem ir à escola, cursos, clubes, entre outros. Por isso, mais do que promover a diversão, e cuidar da saúde física e mental dessas crianças, é essencial continuar o aprendizado em casa.

  • Crie jogos e use desenhos, como mimica. Escolham um tema, como animal, comida ou filme e desenhem em um pedaço de papel, parte por parte até que o ganhador acerte do que se trata seu desenho.
  • Além disso, que tal criar um jogo da memória temático com desenhos e recortes duplicados, como pares de números e figurinhas?
  • Interprete personagens por meio da confecção de máscaras de papel semente, e prenda com elástico ou com alças de elástico de cabelo. Desenho é imaginação pura. Aproveite para usar as caixas de papelão vazias para desenhar e colorir cenários para peças de teatro em família. O que acha?

A brincadeira em casa pode ser a solução. Brincar na terra plantando o papel semente, esconde-esconde, pega-pega, montar cabanas de lençóis, dar vida à objetos inanimados, decoração, brincadeiras muitas vezes esquecidas pelo incisivo uso de aparelhos eletrônicos são atividades super saudáveis e divertidas.

Dicas para Desenhar e Colorir com a Papel Semente
Que tal fazer um jogo de memória com o Papel Semente? Depois do uso, as crianças podem brincar na terra plantando seus cartõezinhos. Dicas para Desenhar e Colorir com a Papel Semente <3

 

 

Atividades sustentáveis

Invista em papel semente e aprimore esse momento em família. Após fazer os desenhos, você pode criar muitos jogos como quebra-cabeças e jogos da memória. Utilize as técnicas de recorte para picotar o papel plantável, plantar em um vasinho, colocar terra e regar com água e muito carinho!

Depois, é só observar seu pézinho germinar e crescer. Você pode escolher entre doze tipos de sementes, envolvendo flores, hortaliças e ervas.

Reserve um cantinho da casa, forre com algum pano ou cartolina e destine o cantinho do jardim. Aproveite para desenhar e colorir dicas legais para ajudar o meio ambiente e os animais.

Germinação do Papel Semente
A Germinação do Papel Semente

 

Conheça a Papel Semente

A Papel Semente está com você nesse momento difícil, continuamos os trabalhos de coleta e produção de reciclados, continuamos apoiando o meio ambiente e a fazendo a nossa parte, seguindo todas as recomendações de precauções da OMS. O papel semente é produzido de forma semi-artesanal, a partir de aparas de papel que são coletadas pela ONG Guardiões do Mar, da Comunidade de São Gonçalo, no Rio de Janeiro.

Nesse processo, as sementes são adicionas manualmente aos papéis. Todas têm certificado de germinação e são autorizadas pelo Ministério da Agricultura.

Assim, ao consumir os produtos da papel semente, você também contribui para o trabalho e para a renda de famílias de baixa renda, ajuda o meio ambiente e promove ações ecológicas. Mesmo na quarentena, a produção de lixo continua, e trabalhadores responsáveis por serviços essenciais, como coleta de lixo e reciclagem, continuam o comprometimento com a sociedade.

Dessa maneira, o que podemos fazer para colaborar por aqueles que estão na linha de frente dessa batalha?

 

Desenhe, pique, plante e aproveite o melhor das atividades lúdicas em família com as Folhas A4 da Papel Semente. Compre online

Dicas para Desenhar e Colorir com a Papel Semente
Clique para comprar as folhas A4 em Papel Semente online

 

Dê o play abaixo para conhecer sobre o trabalho da Papel Semente. Confira a reportagem da TV Globo sobre a empresa.

 

Gostou das Dicas para Desenhar e Colorir da Papel Semente?

3 comentários em “Dicas para desenhar e colorir com a Papel Semente em tempos de quarentena”

  1. Pingback: Dicas de Jardinagem Simples Para Fazer em Casa

  2. Pingback: Qual a importância dos espaços verdes para as áreas urbanas?

  3. Pingback: Cartão para Dia das Mães Educação Infantil - 7 Ideias Criativas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top