Dia De Proteção às Florestas – Data, História e Importância

dia de proteção às florestas frases

No dia de proteção às florestas, reveja os seus hábitos no dia a dia e pense como você pode ajudar na conservação das florestas

O dia de proteção às florestas deveria acontecer sempre. Isto porque, por mais clichê que pareça, preservar a floresta é preservar a vida. Logo, não deveríamos nos preocupar com as florestas apenas uma vez no ano, mas sim, diariamente. Mas, como somos esquecidos, o dia de proteção às florestas é essencial para nos lembrar o quanto esse bioma é importante.

É no dia 17 de julho que refletimos o quanto as florestas fazem parte das nossas vidas. E como é preciso cuidar e zelar para que as florestas não sejam completamente destruídas.

Em pleno século XXI as florestas ainda sofrem com desmatamento e incêndios criminosos
. São destruídas sem dó nem piedade. Além do desaparecimento da biodiversidade e dos povos tradicionais ao entorno, o descaso com as florestas gera duras penalidades para a humanidade.

Não dá mais para ignorar a importância das florestas. E neste post você vai saber como pode participar de modo mais ativo do dia de proteção às florestas. A Papel Semente já colabora, oferecendo um produto sustentável e mantendo compromissos que fazem a diferença na conservação e preservação das florestas. 

O que é o dia de proteção às florestas?

O dia de proteção às florestas é um dia de reflexão sobre as agressões dos homens à floresta. É um dia feito para relembrar o quanto a floresta é importante e merece melhor atenção de todos. Não deveria ser tão desrespeitada pelos homens, pensando que tudo deve ser queimado para trabalhar a pecuária e fazer explorações ilegais.

O desmatamento no Brasil já cresceu 20% em comparativo ao ano de 2020, e isso precisa ser controlado. Estudos afirmam que em 2021, a Amazônia Legal só viu aumentar o desmatamento. Dos nove estados pertencentes a este território, apenas o Amapá não vivenciou tanto desmatamento.

Por isso, o dia de proteção às florestas deve ser vivenciado com garra, tentando construir ações que causem mudanças. É preciso reverter a situação das florestas, afinal de contas, a biodiversidade delas é essencial para a nossa sobrevivência.

floresta temperada tropical equatorial
Reprodução: Unsplash

Qual é dia de proteção às florestas?

O dia de proteção às florestas é no dia 17 de julho. A data é ideal para celebrar as florestas e incentivar ações para proteger a floresta. É o momento de elaborar atividades que ajudem na conscientização sobre a preservação e proteção das florestas.

O Brasil possui uma das maiores florestas tropicais do mundo, a Floresta Amazônica. E, não podemos negar o quanto os ecossistemas das florestas são importantes para a humanidade.

Neste dia, as empresas, escolas e governos devem unir forças para relembrar o quanto as florestas significam para a humanidade. Além de apresentar soluções que colaborem para a proteção das matas, bem como a conservação da fauna e da flora. 

Como surgiu? Quem criou?

A origem da data do dia da proteção às florestas está conectada com o dia da celebração do Curupira, também comemorado em 17 de julho.

O Curupira é um personagem do folclore brasileiro. Segundo a lenda, ele protege as florestas e os animais. Trabalha para afastar os homens que desejam destruir a floresta. Estes agressores, são atraídos pelo Curupira e se perdem na mata, nunca mais retornam às suas casas.

curupira desenho
Reprodução: Wiki My Bestiário

Qual a importância desse dia?

O Brasil tem um longo histórico de luta pela proteção da floresta. Desde o século XVII, o país cria políticas preocupadas com o uso da floresta. As tentativas de manter a mata viva acontecem há muito tempo devido a principal atividade econômica do país: a exploração de madeira. Logo, manter vivo um dia para lembrar que devemos proteger as florestas é essencial.

Um exemplo muito conhecido é a Floresta Amazônica que está constantemente ameaçada pelo desmatamento. O dia da proteção às florestas é importante justamente para centralizar algumas ações em um único momento.

Ajudando a aumentar os movimentos para ações mais eficientes em favor do meio ambiente. É uma forma de, pelo menos uma vez no ano, tentar atrair a atenção de todos para uma só questão: a proteção das florestas.

floresta amazonica caracteristicas animais bioma clima flora
Floresta Amazônica – Foto: Diego Imai

Por que as florestas são tão importantes para o meio ambiente?

A biodiversidade das florestas é essencial para o desenvolvimento da natureza, além disso, elas direcionam o regime de chuvas. As questões climáticas estão diretamente vinculadas ao estado de vida das florestas, das velocidades dos ventos ao nível do aquecimento. 

As florestas também evitam grandes erosões, que causam grandes deslocamentos de solos. O fato de as florestas estarem sendo destruídas também é um dos motivos para o aumento do aquecimento solar. O mesmo aquecimento global que gradualmente tem destruindo a Terra, gerando danos irreversíveis.

Como o Brasil está cuidando das florestas atualmente?

O Ministério do Meio Ambiente é o órgão responsável por manter em foco as questões voltadas à natureza. Incluindo a defesa e conservação das florestas. O órgão age através de políticas públicas e programas com apoio de entidades vinculadas, por exemplo, o IBAMA e o ICMBio.

Conheça algumas das competências do Ministério do Meio Ambiente:

  1. a política nacional do meio ambiente e dos recursos hídricos;
  2. a política de preservação, conservação e utilização sustentável de ecossistemas, e biodiversidade e florestas;
  3. a proposição de estratégias, mecanismos e instrumentos econômicos e sociais para a melhoria da qualidade ambiental e o uso sustentável dos recursos naturais;
  4. políticas para a integração do meio ambiente e produção;
  5. políticas e programas ambientais para a Amazônia Legal; e
  6. o zoneamento ecológico-econômico.

Além do Ministério do Meio Ambiente, o Brasil também possui o Conselho Nacional da Amazônia Legal. De iniciativa do Governo Federal, o conselho se responsabiliza pela execução de programas e ações na Amazônia Legal. O objetivo é a preservação, proteção e desenvolvimento da Amazônia brasileira. 

Como eu posso contribuir com a preservação das florestas?

Você pode contribuir com a preservação das florestas mesmo estando distante delas. Por isso, não deixe de fazer a sua parte, nunca devemos pensar que nossas ações não contam. Pelo contrário, é preciso acreditar que podemos conseguir grandes mudanças começando por nós. 

Então, que tal começar a rever algumas das suas atitudes? Confira algumas ações que podem fazer a diferença na vida das florestas:

  1. Cuide e preserve as áreas verdes próximas a sua casa ou seu trabalho. E, se possível, incentive o plantio na sua casa, no seu condomínio e até no seu trabalho. Pode ser um bom momento para apoiar organizações que plantam árvores e apoiam a preservação das florestas.
  2. Dê preferência a produtos certificados. Existem selos que comprovam se o produto é de madeira reflorestada, ou se de agricultura sustentável. O selo da Procel que informa que o produto consome menos energia também não deve ser ignorado. Para completar, existe o selo “eu reciclo” que mostra que a empresa está preocupada com a logística reversa das embalagens. Enfim, dê atenção aos selos e certificados.
  3. Conheça a origem dos produtos. Saber a origem dos produtos que você está comprando é importante. Assim, você terá uma ideia se eles estão causando impactos negativos na floresta e no meio ambiente.
  4. Não jogue cigarros, bitucas de cigarros e nada que gere fogo próximo às matas, florestas e áreas verdes. Evite a possibilidade de uma queimada acidental acontecer. 
  5. Os lixos e resíduos devem ser jogados nos lugares adequados, dê preferência para pontos de coletas específicos. Em nenhuma hipótese coloque fogo nestes materiais. 
  6. Fica proibido atear fogo nas matas e áreas verdes, independente do motivo. 
  7. Economize água e luz em casa! Assim você impacta positivamente na natureza, pois não precisa extrair tanta energia e água. Isso é ótimo para a natureza.

Atividades para o dia de proteção às florestas

Para celebrar o dia de proteção às florestas, que tal desenvolver atividades na escola e na empresa? Estas atividades são importantes para não deixar o dia passar despercebido e incentivar a conscientização sobre o cuidado com a floresta. Confira algumas ideias:

Apoie uma organização

Escolha uma organização não-governamental que desenvolva projetos pensando na preservação das florestas. Comece a apoiar, mensalmente, essa organização e mostre aos seus colaboradores o quão importante é realizar este tipo de ação. Para este momento, elabore um folheto feito em papel plantável, contando sobre o compromisso da empresa com as florestas brasileiras. 

Folheto Informativo Sustentável – 100% Biodegradável – Papel Semente

Crie uma gincana sobre a floresta

Que tal criar um jogo com curiosidades sobre a floresta? Pode ser uma gincana que envolva várias informações sobre a floresta, para ser mais dinâmico e lúdico. Também dá para elaborar jogos como jogo da memória, com animais e plantas da floresta. Ou ainda, aproveite o momento para contar histórias do Curupira. O evento pode ser marcado com um cartão especial em formato de árvore

Tag batizado
Já pensou ter uma tag batizado em formato de árvore?

O dia da plantação

O dia da plantação é um momento para falar sobre a situação das florestas no Brasil. Relembre a importância da conservação e preservação das florestas, bem como o meio ambiente. Neste dia, as pessoas são convidadas a fazer uma plantação. Na Papel Semente você adquire o kit plantar ecológico. Assim, todos podem participar deste momento de plantação juntos. 

casamento rústico econômico e sustentável organizar um casamento rústico econômico
Kit Ecológico da Papel Semente

Vamos colorir?

Imprima um desenho bem bonito sobre as florestas para as crianças colorirem. Insira animais da fauna brasileira e conte histórias sobre eles. A flora também pode ser abordada para as crianças entenderem a importância de toda a vida na floresta.

O papel usado para esta atividade pode ser a folha A4 da papel semente. As crianças vão sentir a textura das folhas, e este é o momento de falar de reciclagem e das sementes que estão nos papéis. Assim, elas poderão levar o desenho para casa e plantar para acompanhar o germinar de uma planta. 

Folhas A4
Folhas A4

Evento especial sobre as florestas

A semana do dia de proteção às florestas pode ser marcada por um evento especial. Aproveite a situação para trazer mais informações sobre a importância das florestas. Conte como os hábitos do dia a dia e de consumo podem fazer a diferença em florestas distantes. O evento pode ter um convite em papel semente ou crachás plantáveis

Crachás para Eventos com Entrega para Todo o Brasil - Confecção de Crachás Ecológicos - Conheça a Papel Semente
Confecção de Crachás Ecológicos – Conheça a Papel Semente

Conheça a Papel Semente

A Papel Semente é uma empresa comprometida com o meio ambiente e a floresta desde sua criação. Por isso, desenvolveu um produto que pudesse agregar impacto positivo para a natureza, e também para a sociedade.

O papel plantável da Papel Semente é produzido a partir de um processo de reciclagem de aparas de papel. As aparas são coletadas por catadores da ONG Guardiões do Mar. Além disso, toda a produção é semi artesanal.

Estes papéis ainda recebem algumas sementes na composição. Desta forma, além da reciclagem, e do lixo não ir parar no lixo, o papel dá espaço para uma planta germinar. 

Oferecer um papel 100% biodegradável, resultado de reciclagem e ainda plantável, é a nossa forma de retribuir a natureza. O cuidado com a floresta também está na nossa preocupação em diminuir a pegada de carbono. Por isso, a Papel Semente é frete neutro e possui o selo Verde Instituto Chico Mendes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top