8 Dicas de Atividades para o Dia do Meio Ambiente na Educação Infantil

Meio Ambiente na Educação Infantil

Ensine as crianças a importância de cuidar da natureza no dia mundial do meio ambiente. Confira dicas de atividades para a educação infantil 🌱🍃💕

O dia do meio ambiente na Educação Infantil é uma oportunidade para enfatizar como nossas ações refletem na natureza. E, com as crianças, você pode fazer isso por meio de atividades divertidas, envolventes e criativas. Além disso, invista em materiais recicláveis, como o papel semente. É um papel semi-artesanal, elaborado a partir de restos de papéis e com sementes na composição. Por isso, ele pode ser plantado após o uso.

Confira as dicas de atividades que separamos e se inspire para celebrar o dia do meio ambiente na educação infantil e ensino fundamental.

Nesse post tem:

Atividades para o Dia do Meio Ambiente na Educação Infantil 

Na Educação Infantil, as crianças de 0 a 05 anos, devem se envolver com exercícios lúdicos para fortalecer o senso crítico sobre ecologia. Desta forma, elas aprendem a importância de respeitar o meio ambiente e entendem como podem fazer parte da preservação da natureza.  Por isso, separamos algumas dicas de atividades para o dia do meio ambiente, para relembrar a importância da natureza ainda na primeira infância. 

Crie objetos com materiais recicláveis

Organize um dia de construção de brinquedos a partir de materiais recicláveis. Desta forma, as crianças aprendem sobre o impacto do lixo na natureza e na sociedade a partir do contato com resíduos sólidos.  

Para este momento, compre tags da Papel Semente. As tags devem ser colocadas nos brinquedos das crianças, para elas colocarem os nomes. Ao voltar para casa, além do brinquedo ecológico, as crianças poderão plantar uma linda plantinha.

Tag-atividades-meio-ambiente. Um vaso com flores amarelas e três tags coloridas com mensagens inspiracionais.

Compre a sua tag de papel semente clicando aqui

Conte histórias sobre a natureza

Não tem como negar, a hora da história é bastante querida pelas crianças. Então, aproveite para compartilhar uma história sobre a natureza. Dá para usar personagens como a Tainá e a floresta Amazônica. Ao concluir, proponha aos alunos que eles desenhem o que podem fazer para ajudar a natureza.

Aproveite o momento para usar folha A4 da Papel Semente, desta forma, eles serão surpreendidos ao descobrirem que a folha tem sementes. Por fim, ensine como eles podem plantar a folha em casa para ver o germinar e uma flor.

Atividades para educação infantil no dia do meio ambiente. Folhas A4 em papel semente.

Solicite aqui o orçamento da folha A4 em papel semente

Faça uma horta

Aproveite o dia do meio ambiente para iniciar a horta da turminha. As crianças vão acompanhar de pertinho como é plantar, adubar e cuidar de uma planta. A ideia é que elas possam compreender a importância do meio ambiente para a vida delas.

Deixe o dia ainda mais especial entregando uma tag em formato de flor ou folha elaboradas em papel semente. Cada criança ganha uma e todas vão plantar juntas, na escola. 

atividade educação infantil no dia do meio ambiente. Tag em formato de folha feito em papel semente, com fio de rami.

Compre as tags em papel semente clicando aqui

Incentive uma apresentação teatral

Que tal incentivar as crianças a realizarem uma mini apresentação teatral?! A brincadeira pode ser bastante divertida e educativa. Separe objetos que lembrem da natureza e nossa relação com ela. Podem ser máscaras de animais, carrinhos de brinquedos e até bonecas. 

As crianças devem usar estes materiais para falar sobre a importância de preservar o meio ambiente. É uma proposta inusitada para explorar com as crianças maiores. Faça ingressos em papel semente, desta forma, as crianças vão se sentir realmente no teatro.

Ingresso em Papel Semente com data, endereço e todos os detalhes. Dicas de atividades para o dia do meio ambiente na educação infantil.

Compre convites e ingressos em papel semente clicando aqui

Atividades para o Dia do Meio Ambiente para Ensino Fundamental I

As crianças do ensino fundamental I, também podem participar de atividades para o dia do meio ambiente. Aproveite que elas são maiores e alfabetizadas para oferecer atividades ainda mais elaboradas, confira algumas propostas:

Faça um jogo sobre mudanças de hábitos

É importante mostrar para as crianças o quanto os hábitos do cotidiano refletem em impactos na natureza. Sendo assim, invista em um jogo sobre mudanças de hábitos. Durante a partida elas devem refletir sobre o tempo no chuveiro, o gasto de energia e o descarte inadequado do lixo. Pode ser um jogo de tabuleiro ou um de perguntas e respostas.  

Aproveite a oportunidade para falar sobre a pegada de carbono e a nossa responsabilidade com o meio ambiente. Ao final do jogo, entregue um cartão de papel semente, incentivando a mudança de hábitos em casa.

Mão abrindo, ou fechando, uma torneira que ainda tem um filete de água.

Compre seu cartão papel semente clicando aqui

Desenvolva um projeto de coleta seletiva

O dia do meio ambiente pode ser perfeito para incentivar um projeto de coleta seletiva. As crianças devem desenvolver o projeto, desta forma, elas precisam pesquisar sobre o assunto e oferecer propostas. Proponha que eles pensem em ações colaborativas entre escola, família e vizinhança.

A ideia é que o projeto possa ser aplicado durante todo o ano. Os convites para as famílias se envolverem na causa podem ser impressos em papel semente.

Cestos de lixo de coleta seletiva em uma praça com bancos e árvores.

Compre convites em papel semente clicando aqui

Faça experimentos ecológicos

É época de experimentações, de integrar o meio ambiente com a matéria de química, física e ciências no geral. Dá para mostrar os efeitos da poluição, simular a chuva ácida e entrar em detalhes sobre a composição do solo. A semana do meio ambiente pode ser usada para ativar as crianças a observar os impactos gerados pela sociedade na natureza.

Folha com uma gota de água. Atividades para o dia do meio ambiente na educação infantil.

Compre seu Papel Semente clicando aqui

Plante uma flor e escreva um diário

Convide as crianças maiores a acompanhar o crescimento de uma flor, para isso, entregue um kit de plantação papel semente. Assim, elas podem registrar o crescimento da planta, compartilhando tudo em um diário. Por fim, para deixar a atividade ainda mais envolvente, incentive o uso dos celulares para a produção de vídeos e áudios.

Um kit de papel plantável, com vasinho, pazinha e terra.

Compre seu kit ecológico para plantação da Papel Semente clicando aqui

Conheça a Papel Semente

Os produtos da Papel Semente são produzidos a partir de restos de aparas de papel coletados por catadores da ONG Guardiões do Mar. Além disso, são fabricados por moradores da comunidade de São Gonçalo, gerando renda e dando oportunidades aos trabalhadores locais.

Então, além de contribuir para a redução de lixo nos rios e praias do Rio de Janeiro, os papéis ecológicos também tornam-se uma ótima maneira de contribuir com práticas sociais. Transmita valores sustentáveis por meio de produtos 100% biodegradáveis, e geram bons impactos no meio ambiente.💚

Clique aqui e entre em contato com a nossa equipe

Empresa B

A Papel Semente é uma empresa certificada pelo Sistema B, selo que avalia empresas responsáveis com o meio ambiente, a sociedade e com valores sustentáveis. Afinal, nós acreditamos que juntos podemos alcançar um mundo melhor.

Inscreva-se no canal da Papel Semente e veja como funciona nosso trabalho. Acesse ou dê play abaixo para saber mais sobre como plantar papel semente.

https://www.youtube.com/watch?v=OAyBP2EQLfQ

Gostou? Comente aqui!

Leia mais

1 comentário em “8 Dicas de Atividades para o Dia do Meio Ambiente na Educação Infantil”

  1. Pingback: Atividade para o Dia do Meio Ambiente - 7 dicas de atividades ecológicas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top