Blog

Dia do Meio Ambiente na Educação Infantil: Como planejar e O Que Fazer

dia da árvore 2019

Comemore o Dia do Meio Ambiente na Educação Infantil com ideias criativas para ajudar a deixar o Planeta mais verde.

 

Dia do Meio Ambiente na Educação Infantil – No dia 5 de Junho é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente. Durante a conferência de Estocolmo da ONU (Organizações das Nações Unidas), em 1972, foram definidas medidas para proteger o bem estar socioambiental. Desde então, esta é uma data importantíssima para o nosso planeta. 

O Dia do Meio Ambiente na Educação Infantil pode ser comemorado de diversas formas, além de ser uma ótima oportunidade para falar sobre a preservação do meio ambiente e coleta seletiva para as crianças.

A Papel Semente é uma empresa que se importa com a natureza e com o cuidado ao meio ambiente. Por isso, para o Dia do Meio Ambiente na Educação Infantil separamos algumas dicas de como planejar e o que fazer nesta data tão especial.

Dia do Meio Ambiente na Educação Infantil: Como planejar e O Que Fazer

Dia do Meio Ambiente na Educação Infantil – Como Planejar

O dia 05 de junho deve ser tratado com muito carinho pelos dirigentes de uma escola. Planejar atividades sobre a natureza é uma forma de despertar nos alunos a vontade de ajudar a deixar nosso planeta mais verde.

Por isso, o primeiro passo é reunir o setor de administração e pedagogia para pensar em  ideias de atividades para o Dia Mundial do Meio Ambiente para apresentar às crianças.  

Depois da reunião, é hora de planejar em que momento as atividades vão acontecer. Alguma escolas optam por dedicar um dia todo para ensinar às crianças práticas sustentáveis e apresentar palestras. Já outras escolas determinam um horário do dia de aula para comemorar a data.

Agora que você já sabe um pouquinho mais sobre o Dia do Meio Ambiente na Educação infantil, confira ideias do que fazer neste dia:

 

Dia do Meio Ambiente na Educação Infantil – O que Fazer

Selecionamos para você algumas atividades que podem ser introduzidas na educação infantil para instigar os alunos a preservarem a natureza.

1) Palestra

Fazer uma palestra explicando como o Dia do Meio Ambiente começou e o motivo de ser celebrado é uma ótima opção para demonstrar de forma didática sobre o 05 de junho. A Andreia Carvalho, fundadora da Papel Semente, é palestrante em diversos eventos para mostrar a importância de pensarmos em soluções sustentáveis em nosso dia a dia. 

Dia do Meio Ambiente na Educação Infantil: Como planejar e O Que Fazer

2) Faça um Convite para a Data

Convide os alunos para um dia de cuidados com o meio ambiente. Este convite pode ser feito com o nosso papel semente. Ele é um papel plantável e que germina uma linda flor ou hortaliça. Confira mais sobre a Papel Semente neste link.

3) Cuidado com o Lixo

Uma das atividades pode ser uma caminhada pelas redondezas do colégio  com os alunos para recolher todo o lixo que estiver espalhado pelas ruas. Em seguida, separar o lixo para a coleta de material reciclado.

Dia do Meio Ambiente na Educação Infantil: Como planejar e O Que Fazer

4) Hortinha Escolar

Uma ótima forma de ensinar os alunos a cuidar da saúde da natureza é mostrar na prática com plantar flores e hortaliças. Peça para que as crianças levem o convite de papel semente e em uma área da escola ou em um vasinho de garrafa pet os alunos podem plantar o convite. Além disso, eles vão poder acompanhar durante o ano letivo o crescimento de suas sementinhas. 

Dia do Meio Ambiente na Educação Infantil: Como planejar e O Que Fazer

5) Distribua Kits Ecológicos

Para finalizar o Dia do Meio Ambiente na Educação Infantil fica a ideia. A escola pode distribuir para os alunos um brinde sustentável 100% biodegradável. Todos os produtos feitos com papel semente podem ser plantados após o uso. Assim, as crianças podem levar para casa um presentinho desse dia para plantarem com os pais.

Um brinde que pode ser distribuído para os alunos e colaboradores do colégio é o Kit Saco de Juta com Vaso de Coco. Este kit é uma gracinha e muito legal. A tag que vem acompanhada ao brinde pode ser plantada e transformada em uma flor ou hortaliça. Além disso, o Kit Ecológico vem com um saquinho de terra e pazinha de madeira.

 

Clique aqui e conheça mais sobre os brindes da Papel Semente.

 

Uma década de Papel Semente em 2019, o papel plantável mais conhecido do Brasil

Em 2019, a Papel Semente completa uma década dessa história graças a você, que apoia e opta pelo papel plantável ao invés do papel comum.

Nessa trajetória, entregamos lindos cartões de visitas, convites de casamento, embalagens. Além de crachás, brindes, e tantos outros produtos que foram plantados. Depois do uso,  germinaram em uma linda mudinha de flor ou hortaliça!

Nosso objetivo é que cada vez mais possamos contribuir juntos para gerar vida ao invés de lixo. Além de estimular gestos que florescem e abrem sorrisos de quem recebe nosso papel.

Nos últimos meses, diversas matérias foram publicadas citando o trabalho da Papel Semente na mídia. Você pode conferir matérias como: Ecologicamente correto: Papel que vira planta ganha mercado, do Portal G1 da Rede Globo. Ou até mesmo nesta: Empresa cria etiquetas e brindes ecológicos com sementes e conquista o mundo, da Pequenas Empresas, Grandes Negócios. O Portal Hypeness também conta um pouquinho de nosso trabalho.

 

 

SOLICITE UM ORÇAMENTO DOS PRODUTOS DA

PAPEL SEMENTE CLICANDO AQUI

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *