9 filmes sobre meio ambiente para maratonar

Filmes sobre meio ambiente para assistir na quarentena

Confira uma seleção de filmes sobre meio ambiente que valem a pena conferir. Conecte-se com a natureza através de grandes nomes do cinema. 🎞📺

 

Não há nada como uma boa sessão cinema em casa, não é mesmo? Então prepare a pipoca e assista filmes renomados, animações e documentários que falam sobre um dos temas que mais adoramos: sustentabilidade. Aproveite o tempo em família para discutir as questões dessas obras.

Veja 9 filmes para se inspirar, repensar seus hábitos e começar a fazer a diferença!

 

Filmes sobre meio ambiente

Muito mais do que arte e entretenimento, produções cinematográficas são poderosos meios de comunicação. Assim, transmitem mensagens, seja ao mundo real ou fictício. Aqui citamos filmes que tratam da natureza em diferentes pontos de vista.

A introspecção da quarentena tem trazido à tona muitos debates e reflexões importantes, como a preservação do planeta e da importância de cada elemento para a sobrevivência humana. Desde atitudes simples, à mudanças radicais de vida, muitas produções procuram falar sobre o assunto. Mais do que isso, transmitir boas experiências pelo poder da imagem.

 

Avatar

Ficção científica, futurismo e aventura. Com a Terra tóxica e cada vez mais inabitável, os seres humanos encontram um mundo alienígena e criam avatares, controlados pela mente humana. Assim, podem explorar e colonizar o local, chamado de Pandora. O longa é protagonizado por um ex-fuzileiro que se torna Avatar para ajudar na missão.

No entanto, ele começa a conhecer o povo evoluído, conectado com a natureza e suas relações. Então, Jake se apaixona e começa a lutar do lado dos nativos. O filme trata sobre como o ser humano pode destruir os lares sem respeitar os povos que ali vivem. E também, como faz mal uso dos recursos naturais e machuca os seres vivos, inclusive entre eles mesmos.

Avatar. Crédito: Globo

 

O Grande Milagre

O filme conta a história de um casal que promove uma ação em tempos atuais. Os namorados ativistas querem salvar a vida de uma família de baleias e começam a se mobilizar. No entanto, o caso comove gente no mundo inteiro que se sensibiliza e quer ajudar.

Um repórter chama atenção para a tragédia que está acontecendo e procura visibilidade para o caso. Então, começa uma missão internacional para salvar os animais presos num buraco no gelo no Ártico. Acompanhe esse drama emocionante entre as famílias! É uma ótima opção dentre os filmes sobre meio ambiente 🙂

O Grande Milagre. Crédito: Site Deve ser isso

O Menino que Descobriu o Vento

O filme conta a história de um menino africano que convive com a pobreza da sua comunidade. William é apaixonado por ciência e procura uma solução para a fome no vilarejo. Baseado em história real, essa produção se passa em meados da década de 2000, o que torna a situação ainda mais recente e grave.

É então que o garoto descobre e constrói uma turbina eólica. Assim, o filme trata sobre energias renováveis e desenvolvimento sustentável. Mas acima de tudo, da criatividade e da persistência de uma criança. Por meio de uma roda de vento, ele cria energia e água para a plantação da família que vive em condições míseras, e que impossibilita seus estudos.

Saiba como esse corajoso menino muda o seu mundo e dá um jeito de frequentar a escola e ler livros. Valores movidos pela necessidade e pela solidariedade com um povo nesse lindo filme sobre meio ambiente.

O menino que descobriu o vento. Crédito: Netflix

Animações sobre meio ambiente

Wall-E

Uma das clássicas produções da Pixar, a história de um robô sobrevivente e seu amor traz muitas reflexões. O protagonista chama-se Wall-E, um compactador de lixo que vive em tempos futuros com o que sobrou do Planeta Terra. Nessa ficção, os seres humanos destruíram o lar da humanidade, e tiveram que morar em uma nave espacial.

O robôzinho com sentimentos é responsável por limpar o planeta. No entanto, ele foi o único que restou de várias máquinas. Ele sonha em conseguir o amor da sua vida. É quando ele encontra uma plantinha, e sua vida se transforma. Sua nova missão é cuidar da única vida existente. Até que uma nova robô, Eva, chega para levar a mudinha.

Dessa forma, o longa passa pela luta do casal de robôs que sentem amor um pelo outro, assim como pela plantinha. Vale a pena acompanhar a aventura de Wall-E pelas galáxias e fazer um ótimo proveito!

Filmes sobre meio ambiente para assistir na quarentena
Wall-E. Crédito: Pixar

Moana

Moana é uma princesa da Disney nada convencional. Ela é princesa de uma comunidade que vive em uma ilha paradisíaca. Lá, o povo vive um dia de cada vez para sobreviver. Dividem os recursos da natureza e cuidam do habitat, porém eles não podem sair do local. Devido à perda de ancestrais, o líder do coletivo proíbe que as pessoas deixem o local.

No entanto, a ilha personificada no filme, começa a ficar fraca, pois seu coração foi roubado de um humano muito tempo atrás. Ela resiste por anos, até que a natureza começa a sofrer.

É quando Moana decide se aventurar pelo mar, enfrentar os perigos das novas terras e salvar o coração da natureza. Isso tudo com muito aprendizado sobre o valor da família, do passado e culturas dos povos. Além disso, o poder da amizade e da coragem. Se prepare para uma trilha sonora de arrepiar.

Moana. Crédito: Disney plus

Procurando Nemo

Que o mar esconde muita beleza, nós já sabemos! Mas nesse clássico da Pixar, Marlin é um peixe palhaço que tem seu filho capturado por humanos. O filme trata dessa busca em forma de aventura, mostrando os perrengues da família.

Além de muitos valores afetivos, a produção traz muitas críticas. Como a poluição marinha e a pesca predatória que devasta a vida no mar. Aliás, como os seres humanos se relacionam com os animais. No filme, retrata situações de desrespeito e violência contra a fauna australiana.

Apesar das mensagens fortes, o filme é leve e divertido para aproveitar com a família em casa!

Procurando Nemo. Crédito: Pixar

Documentários sobre meio ambiente

Uma verdade inconveniente

Em formato de palestra, o ex vice-presidente americano Al Gore fala sobre a importância de preservar o meio ambiente. No entanto, usa fatos e pesquisas para tratar do aquecimento global e seus perigos.

Imagens chocantes feitas por satélites e outras fontes, chamam atenção para erros e hábitos cotidianos que podem causar danos à longo prazo. Aliás, problemas esses que já afetam negativamente a vida no planeta. Por exemplo, as mudanças climáticas e os desmatamentos.

No entanto, a narrativa desmistifica mitos e teorias que não acreditam nesses impactos. Por isso, uma verdade inconveniente que prova as perdas já sentidas em todo o mundo, e como fazer para mudar.

Uma verdade inconveniente. Crédito: G1

Ilha das flores

Dentre os filmes sobre meio ambiente, você já deve ter visto ou ouvido falar desse filme! Clássico da produção nacional, esse doc fala sobre o processo da plantação de tomate. Desde que a semente é plantada, até o fruto ser colhido, transportado e vendido nos mercados. O protagonista é um tomate que apodrece no meio do caminho.

A partir daí, esse tomate podre é levado ao lixo para ser ração de animais. O restante do alimento então cumpre o resto da sua jornada. Esse longa faz uma severa crítica a desigualdade social e à fome ainda sentidas na pele dos brasileiros. Bem como o valor dos alimentos para cada um. Vale muito a pena conferir!

Ilha das Flores. Crédito: Revista Galileu

O sal da Terra

Com o título que faz alusão à Bíblia, o sal da Terra é um filme feito sobre a história de Sebastião Salgado, um dos maiores fotógrafos do mundo. O brasileiro é conhecido pelo ativismo ambiental, mas também usa suas lentes para ser essa diferença no mundo!

O profissional retrata muito a violência, a desigualdade social e econômica por meio de fotos emblemáticas. Além disso, ressalta essa discrepância em cantos esquecidos pela humanidade. Ideal para quem ama arte, e fotografia com função social.

Filmes sobre meio ambiente para assistir na quarentena
O sal da Terra. Crédito: Uol

Gostou da matéria? Então pegue a pipoca e faça sua parte! Ao conferir produções sobre a preservação do meio ambiente, você propaga essa mensagem de amor pela natureza 💚 Assista filmes sobre meio ambiente e seja também a diferença!

Conheça a Papel Semente

A Papel Semente é uma empresa sustentável de papéis ecológicos. A partir de aparas de papel, produz embalagens, cartões, convites, e todo tipo de papel com sementes na composição. Depois do uso, é só plantar o papel e ele germina em uma linda flor ou hortaliça. Você pode personalizar sua encomenda dentre doze opções de flores, ervas e hortaliças.

Dessa forma, você pratica e incentiva o consumo consciente. Passe essa mensagem de respeito e amor ao próximo! Semeie essa ideia! 🌱

Peça seu orçamento pelo formulário abaixo

Acesse e acompanhe nosso canal no Youtube e compartilhe conteúdos sustentáveis! Entre em contato com nossa equipe e saiba mais.

1 comentário em “9 filmes sobre meio ambiente para maratonar”

  1. Pingback: Atividade para o Dia do Meio Ambiente - 7 dicas de atividades ecológicas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top