Blog

Consumo consciente – O que é e como aplicar no cotidiano

Consumo consciente - O que é e como aplicar no cotidiano

O consumo consciente é um conceito que está cada vez mais sendo posto em prática. Seja por organizações ou indivíduos que agem para promover o bem-estar coletivo. Saiba como mudar sua realidade, e entenda a importância do tema. 

Consumo consciente

Desde a década de noventa, o mundo começou a refletir mais sobre a importância do meio ambiente, bem como as consequências que o descaso para com ele poderia causar. Dessa forma, o termo de desenvolvimento sustentável foi criado pelas Organizações Unidas à época e com ele, a promoção do consumo consciente.

Segundo o Ministério do Meio Ambiente, a humanidade já consome mais 30% dos recursos naturais do que a capacidade de renovação da Terra. Por isso, a importância de entender que todo o consumo causa um impacto, seja positivo ou negativo.

Assim, reduzir o consumo, optar por produtos e serviços ecológicos e conhecer a procedência de uma organização, é fundamental para estimular essa cultura e garantir a sustentabilidade da vida.

 

O que é Consumo Consciente?

Consumo consciente

Consumo consciente, consumo sustentável ou responsável é o termo usado para se referir a um estilo de vida e uma filosofia de optar pelo politicamente correto e ecológico. Então, vai além de atitudes na hora de comprar um produto e adquirir um serviço. Consumo consciente se trata de escolhas sustentáveis em prol da comunidade, sem exageros.

O conceito compreende conhecer a cadeia produtiva para averiguar a sustentabilidade do produto, assim como seu processo de compra e venda, e ainda, sua necessidade e destino final. Aliás, não é apenas causar menos impacto, mas maximizar os impactos positivos que um produto pode oferecer.

O primeiro passo para aderir ao consumo consciente, é pensar no impacto que determinado produto ou serviço vai causar no meio ambiente. Se é necessário seu consumo. Consequentemente, você gasta menos, e você fica até mais econômico. Porém, mais consciente de que dinheiro algum vale o descaso para com todo o ecossistema.

 

Como aplicar?

Consumo consciente

Na hora de comprar, o consumo responsável levanta as seguintes questões: Você precisa comprar determinado produto?  É essencial?

Em seguida, como esse produto foi produzido? Qual a matéria-prima? Envolveu trabalho escravo? Foi produzido de forma legal? Tem muitos certificados que regularizam a venda de vários produtos, como móveis de madeira, por exemplo.

Depois que você certificou que o produto é sustentável e ele é essencial para sua vida, é necessário checar qual é o destino desse futuro lixo? Vai demorar para se decompor? Vale a pena?

A prática de consumo consciente responde à todas essas questões, mas também é responsável quanto à legalidade da venda e compra, e não compactua com pirataria, por exemplo. Dessa maneira, também apoia e estuda a sustentabilidade empresarial nas organizações que se relaciona, sempre pensando na coletividade.

Seja um consumidor consciente. Exemplo no dia a dia para outras pessoas se inspirarem nas suas ações e questionarem o ato de consumo. Para isso, é importante consumir e colaborar com empresas que trabalham nessa filosofia.

Peça um orçamento de produtos personalizados em Papel Semente clicando aqui

 

Conheça a Papel Semente

A Papel Semente é uma empresa sustentável que produz produtos ecológicos, tem uma cadeia produtiva responsável que respeita a lei e o direito dos colaboradores e se compromete com o destino final da sua venda. Afinal, os produtos sustentáveis da Papel Semente são 100% biodegradáveis e recicláveis, com um tempo de validade após o uso. Dessa forma, incentiva e promove o consumo consciente.

tag-gratidao

Além disso, a empresa conta com o apoio de trabalhadores da comunidade São Gonçalo no Rio de Janeiro. São eles que coletam material reciclável e ajudam a tranformar a ONG Guardiãos do Mar, responsável por limpar praias e rios no Brasil. Os produtos levam sementes de hortaliças e flores em sua composição para ser plantado e tornar o mundo mais verde! A escolha de consumo consciente é ter gratidão pelos recursos naturais e respeito pelas próximas gerações que viverão no planeta.

Saiba como essa empresa começou no canal da Papel Semente no Youtube ou dê o play abaixo.

4 pensamentos sobre “Consumo consciente – O que é e como aplicar no cotidiano

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *