Guardiões do Mar e o Projeto Cata Sonhos

A Papel Semente desenvolve um trabalho socioambiental em todas as suas etapas de fabricação de Papel Semente. Desde a compra do material reciclado – que é feita como parceria com a ONG Guardiões do Mar – até a geração de trabalho e renda à população de Guaxindiba, localidade carente de São Gonçalo, no Rio de Janeiro.

Guardiões do Mar e o Projeto Cata Sonhos | Papel Semente

Em fevereiro deste ano, a ONG Guardiões do Mar destacou-se ao levar o projeto Cata Sonhos às ruas do Rio de Janeiro durante os blocos de carnaval – uma grande quantidade de material reciclável foi coletada e isso tudo foi realizado em meio a população que estava presente nas ruas e, muitas vezes, descarta seu lixo de forma errada.

Para entender melhor o projeto e a história da ONG, entrevistamos Liliandayse Marinho – assessora responsável:

– Como surgiu a ideia do Projeto CataSonhos?

Os Guardiões do Mar já atuam há 15 anos em municípios  costeiros do entorno da Baía de Guanabara. Nosso histórico é de um trabalho voltado para o meio ambiente passando uma mensagem de boas práticas ambientais. Também atuamos com gestão de projetos socioambientais como foi o caso da Rede CataSonhos. A Rede nada mais foi do que unir Cooperativas de reciclagem  de uma forma que juntos todos possam sair lucrando porque em rede, o preço do reciclável melhora para os catadores e a união fortalece as cooperativas. Logicamente que sempre dentro do conceito de sustentabilidade e boas práticas ambientais.

– Como foi a iniciativa de colocar catadores de recicláveis em meio ao desfile do Monobloco, um dos mais cheios do Rio de Janeiro?

Já havíamos participado. Esse tipo de ação sempre é muito boa, pois de uma maneira ou de outra mostra para o grande público que sustentabilidade não é simplesmente uma palavra da moda é ação prática e cada um  pode fazer sua parte no dia a dia.

– Esta ação trouxe resultados positivos?

Podemos dizer que  o que aconteceu no monobloco faz parte  de um conjunto de ações com  resultados positivos. Por conta do trabalho do CataSonhos , por exemplo ,Cooperativas implantaram coleta seletiva nos bairros onde estavam  instaladas. Além disso, mais de 10 escolas em sete municípios passaram a ser Ecopontos de recolhimento de resíduos. Isso sem contar que, mais de 3 mil crianças participaram das atividades de Educação Ambiental  levadas pelo Projeto. Essas crianças passam a ser multiplicadores de boas práticas ambientais em seus bairros e com seus familiares.

Fizemos uma verdadeira Caravana Ecológica em  municípios como Magé, por exemplo, para realizar esse trabalho.

– Pretendem realizar mais ações como estas junto ao público para conscientização?

As ações continuam a partir do momento em que já foi plantado num determinado local a ideia de boas práticas ambientais. Crianças , jovens e associações de moradores além de senhores são fundamentais neste processo, pois funcionam como multiplicadores

– Quem quiser conhecer o projeto CataSonhos ou a Cooperativa Guardiões do Mar, como deve agir?

Os Guardiões do Mar não são Cooperativa. Somos uma ONG sem fins lucrativos.  Atuamos na área ambiental focados na pesquisa do ecossistema costeiro que envolve a Baía de Guanabara .

Trabalhamos com  vários projetos que são patrocinados pela Petrobras por intermédio do Programa Petrobras Socioambiental.

Dentre esses projetos está o CataSonhos.

Atualmente também estamos desenvolvendo a segunda fase do Projeto Uçá que tem como objetivo estudar o ecossistema que envolve o Caranguejo Uçá que da nome ao projeto e faz o plantio .

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top