Especial Semana da Árvore: Curitiba aprova o cultivo de hortas nas calçadas da cidade.

Uma denúncia de uma horta irregular serviu de motivo para a criação de uma nova medida. Ela protege ainda mais o meio ambiente – e é um excelente presente para o Dia da Árvore. A prática deve ser regulamentada em breve.

 

Curitiba já é reconhecida como a capital ecológica do Brasil. Não há de se espantar que seus moradores integrem medidas mais sustentáveis no dia-a-dia da cidade. Como hortas comunitárias espalhadas pelos bairros da capital paranaense.

Porém, não foi todo mundo que gostou de uma horta feita na calçada do Bairro Cristo Rei, já que ela foi alvo de denúncia por parte de moradores insatisfeitos.  Depois de muita polêmica entre eles, o prefeito Rafael Greca recebeu os responsáveis pela horta para uma conversa no gabinete. Para a boa surpresa dos cidadãos sustentáveis, o prefeito resolveu o impasse e retirou todas as notificações contra a horta e ainda afirmou que vai trabalhar para uma regulamentação das hortas comunitárias na cidade.

Segundo o prefeito, “A agricultura urbana é uma tendência mundial, a humanidade tem que se voltar de novo para a terra e para o arado”. Ele ainda concluiu “ Se Burle Marx, meu amigo e grande paisagista brasileiro, fosse vivo, ia louvar a ideia de colocar bananeiras, ao invés de roseiras europeias, no jardim”

A horta do bairro Cristo Rei se tornou referência entre a cidade e exemplo para outras hortas comunitárias que começaram a ser implementadas em novos bairros de Curitiba e até pelo Brasil.

Você já ouviu falar da Papel Semente?

A Papel Semente é uma empresa especializada em transformar papéis recicláveis em papéis que podem ser plantados. No processo de fabricação semi-artesanal, sementes são implantadas no papel, deixando-os apto para serem plantados no solo.

Depois de usar o papel, é possível picar, plantar, molhar e germinar uma linda flor e hortaliça.

A Papel Semente produz papéis com as sementes escolhidas pelos clientes. Podem ser de cenoura, tomate ou até mesmo cravo-francês e margaridas. Além disso, estes papéis plantáveis são feitos em diversos formatos: de folhas A4 à convites de casamento que podem ser plantados. São mais de 170 diferentes maneiras de usar o papel semente.

Para saber mais, confira nosso trabalho nesta reportagem do “Good News” na RedeTV!

 

Hortas comunitárias do Bairro Cristo Rei.

Curitiba aprova o cultivo de hortas comunitárias nas calçadas da cidadeCuritiba aprova o cultivo de hortas comunitárias nas calçadas da cidade

Curitiba aprova o cultivo de hortas comunitárias nas calçadas da cidade

Leia Mais:

10 Plantas Medicinais Super Fáceis De Manter Dentro De Casa

20 Cantinhos Lindos De Casas Para Inspirar Ambientes Mais Verdes

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top