​Jardim orgânico: Ótimas ideias de ervas para colocar em sua horta

 

Acabou de montar o seu jardim mas ainda não sabe o que plantar? Confira ótimas ideias de ervas para plantar em casa.

Um jardim orgânico de ervas pode ser a opção perfeita para iniciantes. Não só as ervas são simples de plantar e manter, mas o jardim atuará como um belo fornecedor de condimentos para refeições temperadas e saborosas.

Além disso, as ervas também oferecem toneladas de vitaminas naturais que vão te ajudar a se manter saudável. Algumas delas vem como sementes nos papéis da Papel Semente. Ou seja, depois de utilizar o seu papel você pode dar vida a ele, picando e plantando ele na terra. Depois de um tempo, um manjericão, tomilho e até orégano vão fazer parte de seu jardim orgânico!

Confira 6 ervas excelentes para colocar em seu jardim orgânico:

 

Manjericão

O manjericão pode ser consumido fresco ou seco. Para deixar os seus pratos ainda mais saborosos, jogue algumas folhas de manjericão no final da preparação e deixe-o um pouquinho no calor. Outra ótima ideia é transformá-lo em um óleo para tirar proveito de seus efeitos anti-inflamatórios.

O manjericão é conhecido por auxiliar a fazer um efeito desintoxicante no fígado e é uma boa fonte de fibra. O óleo de manjericão é conhecido por seus efeitos médicos, incluindo para fins antiinflamatórios, ou até como desodorante e repelente de insetos.

Conheça alguns vegetais que podem ser replantados numa vasilha com água

 

Tomilho

O tomilho é um ingrediente ótimo para se misturar com ervas como alho, cebola ou salsa para adicionar algum sabor ao seu prato. Esta erva quase não tem calorias, o que torna ainda melhor a sua próxima sopa light ou salada. Também pode ser usado como fonte de vitamina A.

A vitamina presente no tomilho pode ajudar com a saúde das unhas, pele, cabelo e olho. Como um chá, ele é usado para combater resfriados, dor de garganta, tosse e até mesmo para problemas respiratórios graves como a bronquite. Como um óleo, ele ajuda a curar acne, psoríase e eczema. Ele também tem a capacidade de atuar como anti-séptico, antibiótico e anti-inflamatório.

​Jardim orgânico: Ótimas ideias de ervas para colocar em sua horta

 

Cebolinha

As cebolinhas têm um sabor de cebola suave que pode ser adicionado a qualquer prato. Você também pode usá-las como repelentes de pragas, já que elas tem a capacidade de expulsar pragas como mosquitos do seu jardim.

A cebolinha ainda pode ajudar a melhorar o seu sistema imunológico. Ela tem bastante enxofre, que é um antibiótico natural que pode dar efeitos antiinflamatórios e digestivos. Embora ainda seja incerto, estudos múltiplos sugerem que comer vegetais de alium (cebolinha incluída) pode ajudar a reduzir o risco de desenvolver alguns tipos de câncer.

 ​Jardim orgânico: Ideias de ótimas ervas para colocar em sua horta

 

Salsinha

A salsinha é uma das ervas mais comuns a serem polvilhadas no topo das refeições, uma vez que é perfeita para dar um sabor extra à comida. Ela ainda é carregada de nutrientes. Você sabia que uma colher de sopa de salsa é igual a mais da metade da ingestão diária recomendada de vitamina K?

Assim como a cebolinha, a salsa pode melhorar o seu sistema imunológico e pode até ajudar com o mau hálito.

 ​Jardim orgânico: Ideias de ótimas ervas para colocar em sua horta

 

Alecrim

O Alecrim é uma erva popular usada para saborear produtos cozidos, carne e vegetais assados. Batatinhas com alecrim então? Ficam uma delícia! Também é possível transformá-lo em um óleo para alguns remédios de saúde naturais.

Esta erva pode ser mais um remédio natural para a indigestão, melhorar o mau hálito e até a dor no corpo. O óleo de alecrim pode também suavizar a pele irritada.  O aroma de alecrim também pode ter um efeito calmante e ajudar a aliviar o estresse diário.

 ​Jardim orgânico: Ideias de ótimas ervas para colocar em sua horta

 

Orégano

Existem diferentes tipos de orégano, mas geralmente suas folhas ficam com um sabor mais forte no verão.  As folhas de orégano são um remédio natural para problemas digestivos, problemas respiratórios e infecções parasitárias, como infecções fúngicas, dores musculares, dores nas articulações e condições da pele como a caspa.

 ​Jardim orgânico: Ideias de ótimas ervas para colocar em sua horta

Você já viu um papel que vira ervas para o seu jardim orgânico?

Papel Semente é uma empresa especializada em transformar papéis recicláveis em papéis que podem ser plantados. No processo de fabricação semi-artesanal, sementes são implantadas no papel, deixando-os apto para serem plantados no solo.

Ou seja, Depois de usar o papel, é possível picar, plantar, molhar e germinar uma linda flor e hortaliça.

A Papel Semente produz papéis com as sementes escolhidas pelos clientes. Podem ser de alecrim, orégano, ou até mesmo cenoura, tomate ou cravo-francês e margaridas. Além disso, estes papéis plantáveis são feitos em diversos formatos: de folhas A4 à convites de casamento que podem ser plantados. São mais de 170 diferentes maneiras de usar o papel semente.

Para saber mais, confira nosso trabalho nesta reportagem do Jornal Nacional na Globo:

Nós, da Papel Semente, adoramos iniciativas sustentáveis como esta.

Gostou da ideia de ervas para o seu jardim orgânico? Saiba mais sobre como conseguir papéis com sementes clicando aqui.

Leia Mais:

10 Plantas Medicinais Super Fáceis De Manter Dentro De Casa

20 Cantinhos Lindos De Casas Para Inspirar Ambientes Mais Verdes


​Jardim orgânico: ervas que você precisa ter em sua horta

2 comentários em “​Jardim orgânico: Ótimas ideias de ervas para colocar em sua horta”

  1. Pingback: Tag Delivery Orgânico - Conheça a Papel Semente

  2. Pingback: Confira a matéria da Papel Semente no JN, noticiário da Globo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top