Blog

O que é sustentabilidade? Descubra o significado da palavra e porque ela é importante em sua vida.

O que é sustentabilidade? O termo sustentabilidade começou sendo definido na ciência como a forma como os sistemas biológicos se mantém e continuam diversos e produtivos, de maneira equilibrada, sem prejudicar outros ecossistemas. Porém, a definição de sustentabilidade do século XXI vai muito além desses parâmetros.

 

O que é sustentabilidade?



A sustentabilidade é um ato de equilíbrio. Um estudo da Comissão das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, feito em 1987, define que o desenvolvimento sustentável atende às necessidades do presente sem comprometer o bem-estar das gerações futuras.

Desde então, o conceito continua a se expandir. Em 2000, a Carta da Terra ampliou a definição de sustentabilidade para incluir a idéia de uma sociedade global “fundada no respeito pela natureza, direitos humanos universais, justiça econômica e uma cultura de paz”.

Para alcançar estes objetivos, a sociedade precisa reexaminar algumas políticas como:

  1. Proteção ambiental.
  2. Responsabilidade social.
  3. Prática econômica.


Desviaram a estrada para não desmatar a árvore. Que tal este exemplo de como viver em equilíbrio com o meio ambiente?

 

Por que a sustentabilidade é importante em sua vida?


Os antigos modelos de consumo e industrialização não conseguem acompanhar a crescente da população mundial. Para que nossa sociedade consiga continuar a ter água, materiais e recursos naturais necessários para prosperar, é necessária uma nova abordagem econômica, política e social.

A sustentabilidade pode estar presente em diversos temos em sua vida: seja na construção de um novo modelo de negócios (que siga estes objetivos), seja na contribuição para uma sociedade mais igualitária ou até mesmo na forma como tratar o meio ambiente. É sempre importante levar este conceito como um dos pilares para a formação de uma sociedade com crescimento próspero. Você pode fazer a sua parte e todo mundo também.

A Papel Semente e a Sustentabilidade

É nos conceitos de o que é sustentabilidade que a Papel Semente se baseia. Buscar por uma sociedade mais justa, equilibrada e gerar menos impactos no meio ambiente é uma das principais missões da empresa. Seja pelo papel reciclado coletado por catadores do bairro de São Gonçalo, ajudando no desenvolvimento de renda destes profissionais e na coleta de lixo reciclado do bairro, ou pela fabricação de papéis que geram vida. A Papel Semente visa  auxiliar na transformação de uma sociedade mais justa, inclusiva e sustentável.

O que é sustentabilidade? Aprenda o significado e o porque ele é importante em sua vida

Para saber mais, confira nosso trabalho nesta reportagem do Jornal Nacional na Globo:

Confira mais sobre sustentabilidade e o trabalho da Papel Semente clicando aqui.

 

Leia Mais:

10 Plantas Medicinais Super Fáceis De Manter Dentro De Casa

20 Cantinhos Lindos De Casas Para Inspirar Ambientes Mais Verdes

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *