7 metas de ano novo para você ter um 2021 mais sustentável

Os cactos são lindas plantas ornamentais para ter em casa ou apartamentos

2021 já está batendo na porta. Você já pensou o que vai fazer de melhor nesse novo ciclo que começa? Veja nossas ideias de metas de ano novo

 

Toda virada é assim: Criamos metas de ano novo para serem alcançadas nos próximos 365 dias. Pedimos e cantarolamos por muito dinheiro no bolso, saúde para dar e vender. Outros, se agarram na superstição que não podem repetir roupa ou leem todos os significados das cores para passar a 00:01 atraindo só energia boa. Seja qual for sua praia no Réveillon, ou sua meta para 2021, você já pensou em deixá-la mais sustentável? Porque afinal, nós colhemos o que plantamos. Não é mesmo?

Sustentabilidade é um termo ainda pouco compreendido e geralmente, apenas ligado com a parte ecológica. Na realidade, ser sustentável é fazer com que haja um desenvolvimento equilibrado de diversas áreas, também cultural, social, econômica, entre outras. Leia mais em nosso texto o que é sustentabilidade.

Para se ter um ano mais sustentável nas mais importantes áreas de nossas vidas, é preciso estabelecer metas, colocar em prática e falar sobre elas ao longo do ano. Assim, no próximo ano podemos contabilizar o que fizemos ou deixamos de fazer.

Para te ajudar, fizemos uma lista com pequenas metas baseadas em assuntos que falamos aqui no blog neste ano. Faça uma lista, inclua nossas ideias, e vamos viver um 2021 mais verde e sustentável!

7 metas de ano novo para você ter um 2019 mais sustentável
Por um 2021 mais sustentável <3 – metas de ano novo

 

7 metas para o ano novo que valem anotar:

 

1) Substitua o plástico

Como substituir o plástico foi um dos posts mais acessados do blog em 2018. Não é a toa. Vivemos hoje um estado de calamidade quando se trata dos resíduos da substância. Se não mudarmos nossas atitudes, é estimado que em 2050 haverá mais plástico do que peixes no mar. Por isso, substituir o plástico por outros tipos de materiais entra como uma das resoluções número 1 de nossa listinha.

É muito fácil, ao menos, diminuir o uso dele. Leve sacolas reutilizáveis ao supermercado, diga não aos canudinhos (ou compre o seu canudo ecológico), evite pratinhos, copos e colheres descartáveis. Se você quiser saber outras 14 dicas boas para incluir na rotina, é só ler esse post aqui.

 

2) Encha sua casa com mais plantas

É importante ter uma vida cercada pelo verde. Ele nos traz calma, além de oferecer lindas decorações para casas. Se você gostou dessa ideia para suas resoluções de ano novo, vale a pena ler alguns de nossos posts sobre o assunto. Você pode se inspirar com os 20 cantinhos lindos para ambientes mais verdes,  checar as plantas ornamentais que ficam lindas e casas e apartamentos ou até mesmo aprender quais são as plantas medicinais fáceis de ter em casa.

Os cactos são lindas plantas ornamentais para ter em casa ou apartamentos
Cactos são lindas plantas ornamentais para ter em casa ou apartamentos – metas de ano novo

 

3) Faça esportes com propósito

Você adora esportes e está se perguntando se tem alguma coisa em sua atividade que possa torná-la mais sustentável? Então você precisa ler sobre o Plogging, que nada mais é que uma corrida de rua que tem o propósito de ajudar a limpar a cidade. Confere aqui neste post .

 

4) Alimente-se bem – e beba Kombucha

Ter uma alimentação saudável anda junto com manter uma rotina sustentável. É preciso cuidar do corpo e da saúde para um desenvolvimento equilibrado em qualquer outra área de sua vida. Por isso, nós aqui na Papel Semente adoramos escrever sobre o assunto. Um dos posts mais comentados do ano foi o Como tirar pesticidas de frutas e legumes de forma fácil. Agora, se você é ligado nos benefícios dos alimentos orgânicos, vale conferir as melhorias que a cenoura ou o tomate trazem ao corpo.

E chá da vez foi a Kombucha, uma colônias de bactérias boas que trazem inúmeros benefícios. A gente ensinou aqui a como fazer Kombucha em casa.

 

5) Compre roupas amigas do meio ambiente

Se no ano anterior você comprou aquela linda roupa para a festa de virada, que tal neste ano usar uma das marcas brasileiras que estão arrasando e ainda são sustentáveis? Conheça as nossas 10 marcas de roupas sustentáveis nacionais prediletas. Além do réveillon, você pode extender a lista de compras para sapatos, bolsas, biquínis, entre diversas outras peças que fazem bem ao meio ambiente.

 

6) Reutilize objetos que você não usa mais

Se se livrar de objetos que estão parados em casa está entre suas metas de ano novo, que tal pensar em reutilizar alguns deles? É sempre importante pensar que nosso descarte é nossa responsabilidade, então encontrar meios de reduzir a quantidade de lixo que produzimos é uma boa solução. Nós fizemos um post sobre como reutilizar objetos que certamente você tem em casa e não usa mais.

 

7) Substitua o papel convencional pelo Papel Plantável

Papel Semente é uma empresa especializada em transformar papéis recicláveis em papéis que podem ser plantados. No processo de fabricação semi-artesanal, sementes são implantadas no papel, deixando-os apto para serem plantados no solo.

Depois de usar o papel, é possível picar, plantar, molhar e germinar uma linda flor e hortaliça.

A Papel Semente produz papéis com as sementes escolhidas pelos clientes. Podem ser de cenoura, tomate ou até mesmo cravo-francês e margaridas. Além disso, estes papéis plantáveis são feitos em diversos formatos: de folhas A4 à convites de casamento que podem ser plantados. São mais de 170 diferentes maneiras de usar o papel semente.

Para saber mais, confira nosso trabalho nesta reportagem do “Good News” na RedeTV!

 

Você também pode pedir um orçamento de Papel Semente clicando aqui!

 

Leia Mais:

10 Plantas Medicinais Super Fáceis De Manter Dentro De Casa

20 Cantinhos Lindos De Casas Para Inspirar Ambientes Mais Verdes

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top