O Que é Slow Fashion? Um Guia Rápido e Explicativo

O Que é Slow Fashion? Um Guia Rápido e Explicativo, moda sustentável

Conheça o que é slow fashion e inspire-se para aderir essa tendência da moda ecológica. Faça a diferença por meio de escolhas sustentáveis.

 

O conceito de slow fashion significa, ao pé da letra, “moda devagar”. O termo derivado do slow food foi criado nos anos 2000 na Itália. Ao contrário do fast food, o movimento propõe uma mudança no estilo de vida, comer melhor, mais saudável, e devagar. Apreciar a comida de fato, bem como todo o seu processo. Degustar da experiência. Assim também é essa tendência da moda que veio para ficar.

Na contramão da fast fashion, indústria responsável pela produção em massa de roupas, sapatos e acessórios com pouca durabilidade, apresenta um modelo de produção que valoriza todo o processo, assim como todas as pessoas (e as condições) envolvidas nesse trabalho.

 

O Que é Slow Fashion? 

Para saber o que é slow fashion, é necessário entender o que é consumo consciente

Uma vez compreendido, é hora de saber na prática o que significa esse conceito. Pois bem, o primeiro passo é saber de onde veio a matéria-prima daquele produto. Por exemplo, se ele foi obtido de maneira consciente, com respeito aos recursos naturais.

Depois, é importante conhecer o processo de produção: Tipo de mão de obra, condições regulares e justas de trabalho (conhecida com fair trade), distribuição dos materiais e como a fábrica planeja e direciona seus resíduos.

Além disso, conhecer a empresa e a marca é fundamental para alimentar tipos de indústrias sustentáveis. Por isso, estude sobre quem produz, como o faz, quais são as ações de sustentabilidade promovidas na companhia, se ela tem valores e responsabilidade socioambiental.

Moda Sustentável | O Que é Slow Fashion? Um Guia Rápido e Explicativo

 

Moda Sustentável e Ecológica

Fruto do conceito de desenvolvimento sustentável criado pela ONU na década de 90, não é um termo que tenha só um significado. Resumidamente: Moda sustentável ou eco fashion é o conjunto de medidas e processos produtivos para criar roupas e acessórios que não prejudicam o meio ambiente, nem fatores envolvidos na cadeia de produção. Preocupação social e ecológica visando equilíbrio sustentável. 

Dê preferência às empresas do sistema B, certificado que reconhece organizações comprometidas com o meio ambiente. Além disso, leia as etiquetas, priorize produções nacionais, recicle suas roupas usadas ou doe para quem precise. Outra forma de aderir ao movimento eco fashion é valorizar brechós e dar novos usos à peças usadas.

 

Perfis de Slow Fashion para seguir

 

Osedire

A marca de camisetas e bolsas orgânicas empoderam comunidades remanescentes quilombolas e ex-presidiários no Brasil. Além disso, uma empresa que se preocupa com uma moda ética deve ter responsabilidade social, como exemplo da marca Osedire que utilizam as etiquetas da Papel Semente e fazem a diferença. A marca francesa se dedica à promoção social da sociedade brasileira, por meio do lema: Vista a mudança! Seja a mudança!

Você pode comprar esse modelo de tag online: por aqui!

Como aderir à moda sustentável? Veja 5 dicas inspiradoras

 

 

Arvo

Focada no consumo consciente, a marca de moda sustentável Arvo é um exemplo de empresa que produz camisetas e peças com materiais ecológicos e selecionados para durarem e causar menos impacto no meio ambiente. Assim, estimulam um consumo equilibrado. A loja faz parte do movimento slow fashion, uma forma consciente de olhar para os produtos adquiridos.

Esse modelo de tag é o 12x6cm com cantos arredondados e fio de rami – compre por aqui.

 

O Que é Slow Fashion? Um Guia Rápido e Explicativo

 

Natu

Produzida com matéria-prima brasileira, a marca Natu busca trazer cores da natureza para a vida cotidiana por meio de uma moda sustentável, ética e orgânica. Por isso, o processo de produção é totalmente artesanal e materiais ecológicos, como fibras, linho e algodão orgânico. Essa marca também faz uso de tecido de refugo, que são retalhos jogados no lixo por grandes indústrias.

A tag 5x9cm ( foto acima ) é a mais pedida aqui na Papel Semente. Personalize online e/ou faça a sua própria tag com sua arte aqui. 

 

 

Outras marcas brasileiras ‘Slow Fashion’ para conhecer:

Veja as marcas sustentáveis brasileiras que você precisa conhecer ;).

 

Tags Sustentáveis para Roupas

As tags personalizadas para roupas da Papel Semente são a escolha perfeita para marcas que querem criar uma identidade ecológica e original. Etiquetas tornam-se um presente para os clientes que as ganham, já que eles podem plantá-las depois do uso e cultivar uma flor ou hortaliça a partir do produto que ele comprou.

Se encantou com o que é slow fashion? Então personalize tags com a logo de sua marca, informações técnicas do produto e ainda uma explicação de “como plantar o papel”:

 

Tags Personalizados para roupas para a marca All Beings Project
Tags Personalizados para roupas para a marca All Beings Project

 

Preencha o formulário abaixo para entrar em contato:

 

Conheça a Papel Semente

A Papel Semente é uma empresa sustentável que cria produtos ecológicos a partir de restos de aparas de papel coletados por catadores da Ong Guardiões do Mar. Além disso, são fabricados por moradores da comunidade de São Gonçalo, gerando renda e dando oportunidades aos trabalhadores locais.

A companhia trabalha produzindo papelaria e embalagens com sementes em sua composição, sendo possível escolher entre doze tipos de flores, hortaliças e ervas de sua preferência. Então além de contribuir para a redução de lixo nas praias e rios do Rio de Janeiro, os cartões ecológicos redondos também tornam-se uma ótima maneira de contribuir com práticas sociais.

Empresa B

Empresas do Sistema B recebem uma certificação que reconhece companhias sustentáveis. As organizações com esse selo são preocupadas com um futuro mais ecológico, e promovem ações socioambientais em prol de um mundo melhor, com respeito à natureza e bons impactos para a sociedade.

Veja mais sobre o que é uma empresa do sistema B e entenda sobre esse importante certificado do qual a Papel Semente tem tanto orgulho de obter. Confira nosso post sobre Sustentabilidade Empresarial.

Gere vida, ao invés de lixo. ♻💡

 

 

Clique aqui e entre em contato com nossa equipe para saber mais

 

Agora que você já sabe o que é slow fashion e moda sustentável, inscreva-se no nosso canal do Youtube e confira como funciona nosso trabalho. Acesse ou dê play abaixo para saber mais sobre como se reinventar com embalagens e uma comunicação mais verde:

Leia mais 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top