​Plantas ornamentais que ficam lindas em qualquer casa ou apartamento

Os cactos são lindas plantas ornamentais para ter em casa ou apartamentos

Está cansado de uma sala ou espaço sem vida? Ou talvez o seu quarto seja uma tela em branco pronta para uma primeira coloração? As plantas ornamentais certas para casas e apartamentos podem adicionar a quantidade de vida que você precisa para mudar este cenário. Adicionar plantas na decoração é uma forma livre e orgânica de decorar ambientes. Além disso, elas ajudam a limpar o ar e melhorar a atmosfera de qualquer cômodo.

Plantas ornamentais são as flores e plantas que usamos para decorar e deixar ambientes mais bonitos. Elas são itens indispensáveis quando o assunto é decoração de casas e jardins. Porém, é preciso entender que cada tipo de planta vive melhor em diferentes tipos de ambientes. Ao considerar as plantas no design de uma sala ou jardim, há algumas coisas a serem levadas em conta: como a luz, a quantidade de cuidado que ela vai precisar e o espaço que ela terá para crescer.

 

Abaixo montamos uma guia das melhores plantas ornamentais para casas e apartamentos:

 

1) CACTOS

Os cactos são uma tendência, já que são fáceis de serem cuidados. Eles dão um clima bem moderno à decoração, e podem variar em tamanhos, formatos e até mesmo flores. A manutenção é simples, mas existem segredos que podem fazer toda a diferença para que eles cresçam saudáveis.

Tipo de ambiente: Os cactos ficam bem quando expostos a luz do sol direta ou indireta (dependendo da rega).

Cuidados com a planta: Os cactos são plantas desérticas que acumulam água dentro do corpo. Por isso, ficam bem em longos períodos de seca. Se a planta ficar exposta ao sol durante todo o dia, o ideal é regá-la a cada 15 dias. Se estiverem em um local mais fresco, como dentro de casa elas ficam bem até um mês sem água. O ideal é que ele seja regado apenas quando a terra estiver seca.

Os cactos são lindas plantas ornamentais para ter em casa ou apartamentos
Os cactos são lindas plantas ornamentais para ter em casa ou apartamentos

 

2) FIGUEIRA-LIRA

Uma das plantas ornamentais mais utilizadas para decoração de ambientes, a figueira-lira dá um efeito lindo e super verde para qualquer ambiente. Ela é um arbusto de caule longo, super elegante.

Tipo de ambiente:  O ambiente ideal para a figueira é sob uma clarabóia ou ao lado de uma janela. Quanto mais luz, melhor.

Cuidados com a planta: Regue a planta uma vez por semana. Se for inverno e o clima estiver seco, dobre a quantidade.

 

Plantas ornamentais
Figueira Lira e suas folhagens

 

3) ASPIDISTRA

Se você gosta de folhas verdes, a Aspidistra é uma ótima planta ornamental. A planta é fácil de ser cuidada, então é perfeita para quem acaba esquecendo ou não tem tanto tempo para cuidar dela.

Tipo de ambiente:  A Aspidistra fica bem em meio a pouca luz.

Cuidados com a planta: Tente regá-la uma vez por semana ou a cada 10 dias.

 

Plantas ornamentais
A linda aspidistra, que dá um tom verde a ambientes e salas

 

4) SAMAMBAIA

As samambaias são plantas típicas de países tropicais como o nosso. Elas precisam de ambientes úmidos para vingar, e geralmente vão muito bem em solo brasileiro! Geralmente, as samambaias tem manutenção simples e dão um efeito e tanto para os ambientes.

Tipo de ambiente:  Deixe-as sempre em ambiente com bastante sombra e luz indireta.

Cuidados com a planta:  Como elas são plantas que adoram ambientes úmidos, tente sempre deixar o solo delas assim (e nunca totalmente encharcado ou seco) .

Plantas ornamentais
Samambaias são uma das plantas tropicais mais populares

 

5) AGLAONEMA

A Aglaonema é uma das plantas ornamentais perfeita para quem mora perto da praia. Elas vingam muito bem em ambientes que recebem maresia ou areia todos os dias. Porém, elas também vingam bem em salas e ambientes que não tem ar condicionado.

Tipo de ambiente: Apesar de praianas, elas adoram uma luz indireta. Deixe-as em um ambiente de sombra.

Cuidados com a planta:  Deixe-as longe do ar condicionado ou tempo seco. Além disso, cuidado com crianças e pets já que as folhas podem causar alergia ao toque. Regue duas vezes por semana.

 

plantas ornamentais
A Aglaonema é a planta perfeita para quem mora perto da praia

 

6) BAMBU ARECA

Se você gosta da ideia de ter uma palmeira linda dentro de casa ou no escritório, o Bambu Areca é uma ótima opção.

Tipo de ambiente: A Bambu Areca é a planta perfeita para ser cultivada em ambientes fechados, como halls ou escritórios. Ela sobrevive bem a lugares com apenas iluminação indireta.

Cuidados com a planta: A rega da palmeira pode ser feita a cada 5 ou 8 dias.

 

Plantas ornamentais
Uma das plantas ornamentais perfeitas para quem quer uma palmeira em casa

 

7) COLUMÉIA

A columéia-peixinho é uma das plantas ornamentais que floresce quase todo o ano. Ela leva este nome porque as folhas parecem com peixinhos vistas de cima. Ela é uma ótima planta para interiores de casas e apartamentos.

Tipo de ambiente: Deixe sua Columéia em um local com pouca luz, nunca sob luz solar direta.

Cuidados com a planta:  A planta não tolera raizes molhadas, por isso deixe-a com uma bandeja com cascalho e borrife água em suas folhas de vez em quando. Deixe os níveis de rega baixos.

A columéia-peixinho é uma das plantas ornamentais que floresce quase todo o ano. Fonte: Faz Fácil

 

 

8) ESPADA DE SÃO JORGE

A Espada de São Jorge é uma das plantas ornamentais mais queridas por designers de interiores. Ela tem pontas afiadas e ficam lindas em salas e escritórios. Além disso, são fáceis de serem cuidadas e se adaptam facilmente a diversos tipos de ambientes.

Tipo de ambiente:  Ofereça a planta uma iluminação brilhante, seja ela fluorescente ou luz solar indireta.

Cuidados com a planta: Regue a sua Espada de São Jorge com pouca água, tanto no inverno como em ambientes com ar-condicionado. Deixe que o vaso fique com uma aparência bem seca antes de regar novamente.

Plantas ornamentais
A Espada de São Jorge. Fonte: Viva Decora

 

9) COSTELA DE ADÃO

A Costela de Adão é a última tendência entre as plantas ornamentais. Atualmente, suas folhas vem sendo usadas em estampas, tecidos e diversos outros utensílios para dar um clima mais tropical à ambientes.

Tipo de ambiente: Ela fica super bem em meia-sombra. Por isso, deixe em ambientes onde os raios solares sejam indiretos os quase nulos.

Cuidados com a planta: No inverno, regue-a ao menos duas vezes na semana. No verão, regue um pouco mais.

Plantas ornamentais
A Costela de Adão é a última tendência entre as plantas ornamentais.

 

10) JIBÓIA

Se você quer fazer uma parede verde em sua casa ou apartamento, a Jibóia é uma das melhores pedidas. Ela também pode ser cultivada em casa, em vasos ou pendentes.

Tipo de ambiente: A capacidade para se adaptar ao meio faz com que ela seja uma das melhores espécies para cultivar em ambientes externos e até sob o ar condicionado. Porém, ela também vai bem com luz solar direta e indireta.

Cuidados com a planta: A Jibóia gosta de água e calor. Regue-a duas vezes por semana nas meias-estações. No verão, aumente a rega e no inverno diminua.

Plantas ornamentais
Se você quer fazer uma parede verde em sua casa ou apartamento, a Jibóia é uma das melhores pedidas. Ela também pode ser cultivada em casa, em vasos ou pendentes.Fonte: Viajando a Pé

10) FLORES

Flores ornamentais também são fundamentais para uma boa decoração de interiores. Nossas prediletas são as que vem como sementes no nosso Papel Semente. As mais pedidas são o Cravo-francês, Margarida Gigante ou a Papoula. É só você rasgar o seu papel, plantar e esperar germinar estas lindas flores para a sua casa.

Se você ganhou uma das flores ornamentais nas sementes do Papel Semente, você pode conferir aqui em que ambiente elas combinam mais. Está se perguntando o que é a Papel Semente? Somos uma fábrica brasileira de papel reciclado semi-artesanal que coloca sementes na composição do papel. Fazemos tags, convites, cartões, embalagens, flyers e diversos outros produtos em papel que podem ser plantados. Nossos papéis germinam em flores ou hortaliças. Confira mais sobre nosso trabalho neste vídeo:

 

Peça já um orçamento de Papel Semente clicando aqui!

E você? Gostou de nossas dicas de plantas ornamentais que ficam lindas em casas e apartamentos? Comente aqui!

Leia Mais:

10 Plantas Medicinais Super Fáceis De Manter Dentro De Casa

20 Cantinhos Lindos De Casas Para Inspirar Ambientes Mais Verdes

3 comentários em “​Plantas ornamentais que ficam lindas em qualquer casa ou apartamento”

  1. Mônica Manganelli

    Ótimas sugestões.
    Preciso de orientação.
    Tenho uma pequena varanda que tem em uma das paredes, no chão a máquina do ar condicionado.
    Não sei em que posições posso colocar plantas e quais espécies posso usar.

  2. Pingback: 7 metas de ano novo para você ter um 2020 mais sustentável

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top