10 Ideias de Atividades Sobre Consumo Consciente Educativas

Saiba como engajar e disseminar essa ideia para crianças e adultos através destas divertidas atividades sobre consumo consciente educativas e seja um agente transformador.

 

Seguindo a tendência de um mundo cada vez mais ecológico, muitas pessoas têm buscado adaptar-se às novas realidades e produtos que aparecem no mercado, principalmente os de origem sustentável.

Saber a procedência do que se compra é um modo de ser um consumidor consciente. Mas você sabia que existem diversas outras maneiras de ajudar o meio ambiente?

Não apenas através de nossas compras, mas também de nossos hábitos, vivemos cercados de atitudes que podem prejudicar a natureza. E, quanto mais cedo pudermos reverter essa situação, melhor.

Somos apaixonados por sustentabilidade. Por isso, separamos algumas ideias incríveis de atividades sobre consumo consciente educativas. O melhor de tudo: vale tanto para crianças quanto para adultos e são super fáceis de se fazerem.

Confira no post.

receitas saudáveis para quarentena

 

Por que ser um consumidor consciente?

Quando se trata do nosso planeta, todo cuidado é pouco. Ser um consumidor consciente vai além de se preocupar com o descarte de suas compras, mas também saber sua origem e não exagerar.

É uma mudança de hábito que deve ser praticada todos os dias e em todos os momentos, afinal, não existe outro planeta para nos mudarmos.

Além de praticar cidadania, controlando o impacto que o seu consumo causa na sociedade, você ajuda a preservar os recursos naturais existentes. Isso não é máximo? Confira a seguir 10 ideias de atividades sobre consumo consciente educativas e ajuda a fazer parte deste movimento.

 

Atividades sobre consumo consciente educativas

Se você já tem essa consciência, pode ajudar ainda mais incentivando e educando quem ainda não parou para pensar nesse tipo de atitude.

Pensando nisso, a Papel Semente listou algumas atividades que podem ser desenvolvidas em escolas e ONGs, ajudando a disseminar ainda mais essa prática sustentável.

 

Atividades para crianças

Crianças são grandes disseminadoras e influenciadoras de novos pensamentos. Por isso, é sempre legal incentivar desde uma idade mais nova. Além de aprenderem hábitos conscientes, acabam passando isso para os pais.

 

Incentive-as a terem novos hábitos

Seja no ambiente familiar ou em escola, incentive as crianças através de ensinamentos, mas também exemplos práticos, como a importância de fechar a torneira ao escovar os dentes, apagar as luzes ao sair de um ambiente ou não ficar com a geladeira aberta por muito tempo.

 

Reciclar

Uma ótima atividade sobre consumo consciente é reciclar. Promova gincanas com o intuito ensinar e conscientizar sobre os diferentes tipos de lixos recicláveis e como separá-los.

É possível também ensiná-los como esses materiais podem ser reutilizados através de artesanatos.

atividades sobre consumo consciente educativas

Incentive o uso de materiais reciclados

Nada melhor do que ser um consumidor consciente e utilizar materias reciclados.

As folhas A4 da Papel Semente, por exemplo, são ótimas para se usar no dia a dia. Além de serem feitas de apara de papeis reciclados, ela ainda é salpicada com diferentes sementes de flores e hortaliças. Isso quer dizer que, depois de usadas, podem ser plantadas e gerar uma nova vida.

 

Plante papel semente

Falando nisso, é ótimo poder colocar a mão na terra e se sujar um pouquinho para termos um planeta mais verde. Depois de utilizar as folhas plantáveis da Papel Semente, as crianças podem plantá-las e ver uma nova mudinha surgindo bem diante dos olhos delas.

Além de poderem se divertir, elas terão a oportunidade de saber mais sobre o desenvolvimento das plantas e o quanto são benéficas para a sociedade.

Converse sobre o desperdício

Mostre à eles o quanto o desperdício de alimentos gera impacto no mundo, não só no meio ambiente.

Só no Brasil, são mais de 41 mil toneladas de alimentos desperdiçados por ano. Estimule o consumo consciente e sobre como evitar que como a comida jogada fora pode ser prejudicial.

Atividades sobre consumo consciente para adultos

Mas não só apenas crianças podem mudar o mundo.

Mesmo que possa parecer um pouco tarde para grandes mudanças de hábitos, adultos também podem – e devem – colocar a mão na consciência e refletir sobre seu consumo e como fazer a diferença.

Comece com coisas pequenas e vá alterando conforme for ficando mais fácil. Ainda não sabe como fazer isso? Não se preocupe, temos uma listinha para você também.

 

Verifique a procedência dos produtos que compra

É essencial saber de onde vem cada produto que você coloca dentro da sua casa. Cada vez mais, empresas que se preocupam com o meio ambiente estão ganhando espaço no mercado.

Dê preferência à elas e aos produtos orgânicos, sem o uso de agrotóxicos. Além de ter uma vida mais saudável, estará contruibuindo para uma natureza mais limpa e sustentável.

 

Evite o desperdício de água

Todos sabemos que depois de um longo dia de trabalho, não há nada melhor do que tomar um banho relaxante. Entretanto, passar muito tempo embaixo do chuveiro traz um grande desperdício de água.

Feche a torneira enquanto ensaboa o corpo ou lava os cabelos. Faça o mesmo quando estiver escovando os dentes. Você estará não só contribuindo para um futuro melhor, sendo um consumidor consciente, como também para a diminuição dos seus gastos.

 

Elimine o plástico de única utilização

Uma dica para todas as idades é eliminar o plástico de única utilização. Essa é uma grande atividade sobre consumo consciente.

Utilize canecas e garrafas ao invés de copo plástico e, quando for fazer compras, opte sempre pelas sacolas reutilizáveis. Assim, estaremos diminuindo o nível de plástico desperdiçado que acabam em rios e oceanos, prejudicando a vida marinha de forma irreparável.

Deixe o carro na garagem

Sempre que possível, opte por meios de transportes coletivos ou bicicletas. É uma ótima forma de proteger o meio ambiente contra os gases causadores do efeito estufa. Além disso, você estará mantendo uma vida saudável ao praticar exercícios físicos.

Caso precise utilizar o carro, incentive a carona coletiva.

Adquira produtos de higiene pessoal orgânicos

A água ensaboada que escorre pelo chuveiro durante o seu banho provavelmente não ajuda o meio ambiente também.

Opte por produtos de higiene orgânicos, feitos de maneira sustentável e natural. Assim, rios e oceanos não são contaminados com produtos químicos que não são tratados antes de serem despejados.

Conheça a Papel Semente

A Papel Semente é uma empresa sustentável que cria produtos ecológicos a partir de restos de aparas de papel coletados por catadores da Ong Guardiões do Mar. Além disso, são fabricados por moradores da comunidade de São Gonçalo, gerando renda e dando oportunidades aos trabalhadores locais.

A companhia trabalha produzindo papelaria e embalagens com sementes em sua composição, sendo possível escolher entre doze tipos de flores, hortaliças e ervas de sua preferência. Então além de contribuir para a redução de lixo nas praias e rios do Rio de Janeiro, nossas papelarias também tornam-se uma ótima maneira de contribuir com práticas sociais.

Empresa B

Empresas do Sistema B recebem uma certificação que reconhece companhias sustentáveis e de consumo consciente. As organizações com esse selo são preocupadas com um futuro mais ecológico, e promovem ações socioambientais em prol de um mundo melhor, com respeito à natureza e bons impactos para a sociedade.

Veja mais sobre o que é uma empresa do sistema B e entenda sobre esse importante certificado do qual a Papel Semente tem tanto orgulho de obter. Confira nosso post sobre Sustentabilidade Empresarial.

Gere vida, ao invés de lixo. ♻💡

 

Clique aqui e entre em contato com nossa equipe para saber mais

 

Promova ações sustentáveis na sua empresa, na sua casa e em sua comunidade. Plante sua própria hortinha, seja um consumidor consciente e invista em uma papelaria ecológica que faça a diferença. Inscreva-se no canal da Papel Semente e confira como funciona nosso trabalho. Acesse ou dê play abaixo para saber mais sobre embalagens para delivery ecológicas:

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top