Conheça quais são os benefícios da compostagem

Descubra o que significa ESG

Fazer uma composteira pode ser o primeiro passo para tornar sua vida mais sustentável em casa ou até mesmo no apartamento.

 

Escolhas mais saudáveis e pequenas atitudes responsáveis têm um grande impacto no meio ambiente. Dentre alguns hábitos sustentáveis para incluir no cotidiano, a compostagem é uma delas, com inúmeros benefícios para sua casa e a natureza.

Reutilizar restos de alimentos e deixar suas plantas mais fortes são alguns dos benefícios dessa técnica de jardinagem, mas que também é um estilo de vida. Saiba o que é, como fazer e quais são os benefícios da compostagem.

Conheça quais são os benefícios da compostagem

 

O que é compostagem?

Compostagem é a técnica de reaproveitar resíduos orgânicos para fortalecer o solo. Dessa forma, restos de comidas e alimentos em decomposição podem ser usados para misturar com a terra, e torná-la mais fértil, forte e propícia para germinar uma plantação mais saudável e rica em nutrientes.

Crédito: Globo Rural

Como fazer uma composteira?

Desde plantar uma semente no vaso, ou fazer uma horta, é possível fazer compostagem para deixar sua plantinha mais resistente (veja como fazer uma horta neste post).

Para fazer uma composteira, junte restos de alimentos orgânicos abra um buraco na terra, deposite o material e cubra com mais terra. Regue o quanto for necessário para sua planta.

Além disso, busque reaproveitar mais ainda os restos de alimentos naturais como cascas de legumes e frutas, verduras murchas, sobras de refeições. Lembre-se que evitar o desperdício também é uma forma de consumo consciente ;).

Separamos uma lista de alguns restos orgânicos e quais os benefícios na compostagem:

1- Casca de ovo: rica em cálcio, a casca de ovo é benéfica contra pragas e ajuda no crescimento saudável da sua plantinha.

2- Maçã: Cascas de frutas são ricas em nutrientes e vitaminas para deixar o solo e as sementes mais fortes. Evite frutas cítricas para não alterar o Ph, a acidez da terra.

3- Casca de batata: Cascas de legumes e vegetais são bem-vindas para enriquecer o solo e acelerar a compostagem. Mas evite alimentos como cebola e alho pelo mau cheiro e lenta decomposição.

4- Borra de café: Ou pó de café é um ótimo fertilizante natural que protege contra pragas e funciona como um aromatizador natural, já que neutraliza o odor do processo.

 

Quais são os benefícios da compostagem?

 

  • Reduzir lixo

Um dos principais benefícios da compostagem é reduzir o lixo gerado na sua casa ou no seu estabelecimento. Isso é muito importante para diminuir também o gasto com transporte e coleta de resíduos onde há uma boa administração municipal, por exemplo.

 

  • Aliviar aterros sanitários

Popularmente conhecido como lixões, os aterros sanitários ficam cada dia mais saturados. Isso porquê a decomposição dos materiais orgânicos demora, principalmente quando as pessoas fazem o descarte incorreto dos seus resíduos. Por exemplo, ao não separar o orgânico do que é reciclado.

Assim, ao diminuir o seu lixo, é possível aliviar os aterros sanitários. Cada um fazendo sua parte, essa ação pode ser super benéfica para a sociedade à longo prazo.

 

  • Reduz a emissão de poluentes

Cria fertilizantes naturais e grátis, além de reduzir o uso dessas substâncias prejudiciais para a saúde e o meio ambiente. Dessa forma, também diminui a contaminação do solo, lençóis freáticos, e o ar atmosférico.

 

  • Gera renda

Essa também é uma prática econômica, uma vez que não é mais necessário comprar adubo. Aliás, esse ainda pode ser vendido e virar fonte de renda para a família.

No caso de empresas e indústrias, essa técnica pode funcionar como abono fiscal, além de reduzir os gastos com coletas de lixo.

Você pode criar um projeto com amigos e vizinhos no bairro para criar uma composteira e uma horta comunitárias. Agora que você sabe quais os benefícios da compostagem, mãos na massa. ♻

Conheça quais são os benefícios da compostagem

Deixe sua opinião nos comentários e compartilhe conteúdos sustentáveis!

Semeie essa ideia 🌱

 

Conheça a Papel Semente

Que tal distribuir uma papelaria totalmente sustentável, que pode ser plantada após o uso? Convites, tags, crachás, são só alguns dos produtos que germinam em uma linda flor ou hortaliça, através das sementes na composição do papel.

Os produtos da Papel Semente são produzidos a partir de restos de aparas de papel coletados por catadores da Ong Guardiões do Mar. Além do mais, são fabricados por moradores da comunidade de São Gonçalo, gerando renda e dando oportunidades aos trabalhadores locais.

Além de contribuir para a redução de lixo nas praias e rios do Rio de Janeiro, os produtos da Papel Semente também tornam-se uma ótima maneira de contribuir com práticas sociais. Transmita valores sustentáveis por meio de produtos 100% biodegradáveis e que geram bons impactos no meio ambiente.💚

Clique aqui e entre em contato com nossa equipe

Inscreva-se no canal da Papel Semente e veja como trabalhamos. Confira aqui ou dê o play abaixo para saber o que plantar com Papel Semente.

Leia mais

1 comentário em “Conheça quais são os benefícios da compostagem”

  1. Pingback: Como Plantar Papel Semente - Vídeo Com Passo a Passo Simples

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top