Por um carnaval mais sustentável: 7 dicas para compartilhar com os amigos

Carnaval sustentável: Dicas ecológicas para curtir a festa

Você conhece o Carnaval sustentável? Se você gosta da festa, não pode deixar de conferir essa tendência. Preparamos algumas dicas para você se inspirar e se divertir.

 

O Carnaval é a festa mais esperada do ano para muitos brasileiros que movimentam as ruas do país. Essa época é muito importante para valorizar a diversidade e a cultura de nosso povo tão alegre e acolhedor. Por ser um feriado nacional com quatro dias, muita gente aproveita para viajar e festejar com amigos e família.

Devido a quantidade de pessoas que costumam pular o carnaval na rua, aumenta também o volume de lixo produzido nas cidades. Em 2018, só nas ruas do desfile principal das cidades de São Paulo e Rio de Janeiro foram produzidos mais de mil e quinhentas toneladas de lixo segundo publicação do blog da Natura, veja aqui.

O evento anual envolve todo o Brasil com seus tradicionais blocos de rua com muita música, roupas e decoração típicas das festas de Carnaval. Dentre todo o resíduo descartado, a maior parte é composta por plástico e mais de 70% desse material não é reciclado da maneira correta.

 

O que é Carnaval Sustentável?

Carnaval sustentável: Dicas ecológicas para curtir a festa

 

O carnaval de rua tem preocupado ambientalistas e ativistas ecológicos que buscam alternativas para hábitos diários, inclusive em festas e comemorações. Dessa forma, qualquer pessoa interessada no bem estar da natureza pode começar a fazer sua parte com algumas medidas.

O Carnaval Sustentável ou Ecológico vem ganhando a cena das avenidas e sambódromos com um novo conceito: pular carnaval com sustentabilidade. Assim, aderir esse estilo de celebrar é se comprometer com o meio ambiente, ser responsável com seu lixo, causar menos impacto para a natureza e tornar os espaços mais seguros e confortáveis, criando melhores relacionamentos também entre foliões e a atmosfera carnavalesca.

O brasileiro costuma dizer que o ano começa depois das festas carnavalescas, entretanto ações sustentáveis podem começar a qualquer hora. Listamos sete dicas para aproveitar um Carnaval sustentável e cair na folia.

 

1 – Glitter biodegradável

Carnaval sustentável: Dicas ecológicas para curtir a festa
Crédito: Revista Glamour

Há alguns anos, o glitter se tornou um vilão nas fantasias e festas. Não é pra menos, porque até então pouca gente sabia o que era o glitter convencional, na verdade um microplástico. A preocupação do destino desse tipo de plástico alertou as pessoas para novos costumes, e surgiu o glitter ecológico.

Pode ser feito com sal e corante, cola vegetal ou pó de mica, só não pode ser de plástico porque o “brilho” escorre pelo esgoto e entra na cadeia alimentar, prejudicando o meio ambiente em especial a vida marinha, o que causa a morte de muitas espécies de animais.

Pensando nisso, muitas empresas de maquiagem têm trabalhado com esse material biodegradável para conquistar os clientes que procuram tomar medidas que não sejam nocivas ao meio. A foto acima é da Revista Glamour. 

 

2 – Copo Reusável

Carnaval sustentável: Dicas ecológicas para curtir a festa
Crédito: Menos 1 Lixo

Para aproveitar a festa, uma sugestão é levar seu copo reutilizável. Essa é uma ótima opção para quem gosta de praticidade e conforto. Já parou pra contar quantos copos recicláveis você usa durante uma festa?

Porquê é feita de silicone, um material bem mais ecológico, o copo retrátil pode ser reusado várias vezes e é super levinho para usar.

Essa sugestão produzida pela Menos 1 lixo é dobrável para você levar na bolsinha, na mochila ou na pochete e curtir a festa numa boa, dessa forma se bater a sede, fica mais fácil encontrar um bebedouro ou dividir a água com a galera.

 

3 –  Fantasia reciclável

Carnaval sustentável: Dicas ecológicas para curtir a festa
Crédito: Catraca Livre

Fazer sua própria fantasia pode ser uma opção econômica e sustentável. Na hora de escolher seu personagem favorito, aproveite para mandar uma mensagem de sustentabilidade. Dá pra fazer fantasia usando moldes de papelão como o exemplo da Catraca Livre, ou usando tampas de garrafas PET costuradas para um abadá por exemplo.

Acima de tudo, a alternativa ecológica é uma boa maneira de usar a criatividade para fazer um trabalho de arte com as crianças, porque desenvolve a imaginação.

Uma fantasia sustentável também é aquela que envolve usar o que você já tem, sem precisar comprar novas roupas e acessórios, estimulando o consumo consciente. Você pode usar uma camisa listrada e pegar um short  para se fantasiar como marinheiro, dentre várias opções.

 

4 – Colabore com coletores

Carnaval sustentável: Dicas ecológicas para curtir a festa
Crédito: Razões para acreditar

Essa dupla viralizou nas redes sociais após gravarem um vídeo ensinando as pessoas a como fazer o descarte correto de lixo. Infelizmente, ao deixar garrafas de vidro e latas de alumínio cortadas no meio do lixo, muitos profissionais acabam se acidentando, além do risco de pegar alguma doença pelos machucados.

No Carnaval, repare que muitos garis e coletores autônomos aproveitam para fazer um dinheirinho. Então colabore e junte os seus descartáveis para fazer a renda de alguém que precisa.

Esse post da Razões para acreditar traz um tutorial de profissionais que se disponibilizam para falar da melhor maneira de descartar o vidro. O material deve milhares de acessos nas redes sociais.

 

5 – Divulgue o Carnaval Sustentável

amigos

Converse com os amigos para compartilharem glitter ecológico durante a festa! Além disso que tal se juntarem para produzir as suas próprias fantasias feitas com material reciclável?

Dessa forma, um ambiente sustentável também é aquele que integra as pessoas socialmente. Por isso a importância de incentivar essa festa e promover a conscientização coletiva.

Poste aquela foto do look com roupas velhas que você montou para fazer uma referência ao Carnaval! Curta e compartilhe conteúdos e dicas para novas maneiras de participar dos bloquinhos.

6 – Canudo reutilizável

canudo-inox

Usar um canudo reutilizável já é rotina pra muita gente, então porquê não levar pra rua também? Seja biodegradável, de papel, vidro ou inox, canudos são práticos, já que é complicado levar muita coisa para festar.

O canudo, assim como o glitter, é feito de plástico e super difícil de se decompor. Ainda, devido ao tamanho, ele entra no esgoto e não é filtrado, ou seja, também acaba indo para o mar.

 

7 – Serpentina sustentável

Carnaval sustentável: Dicas ecológicas para curtir a festa
Crédito: @sustain_la

O papel normal ou o plástico usado na maior parte dos confetes gruda no chão e demora pra se decompor e faz  sujeira, assim uma dica é apostar nos confetes sustentáveis.

Você vai precisar de folha de árvore (que já caíram) e furador de papel: Pronto. Agora é só juntar tudo em um potinho e espalhas as folhas pelas ruas sem se preocupar. Você também pode dar uma lavadinha nelas se preferir.

Outra opção é usar o papel reciclável como os produzidos pela Papel Semente, assim você colabora com a natureza e dá exemplo para os outros foliões.

 

Papel Semente

A Papel Semente produz papel reciclável e insere sementes de hortaliças e flores para plantar após o uso. São doze opções de sementes e basta cortar o papel, plantar e regar para ter seu pézinho germinando.

A empresa desenvolve esse trabalho com a mão de obra de uma comunidade no Rio de Janeiro, que produz o papel a partir de material reciclável. Ao adquirir os produtos, dentre convites e crachás ecológicos, você colabora com a profissão dessas famílias e ajuda a melhorar nosso ecossistema.

Conheça o Papel Sulfite A4 que pode ser plantado | flyer online | folhas A4

Clique aqui para fazer um orçamento e conhecer nosso trabalho

 

Carnaval Sustentável

O Carnaval Sustentável também significa um bom relacionamento entre foliões e os trabalhadores do evento. É super importante respeitar e ser educado para com o próximo. Para isso é preciso se colocar no lugar do outro para promover o bem estar no ambiente.

Agora você sabe o que pode fazer para colaborar com a redução de lixo e curtir os dias de festa! Também vale a pena lembrar atitudes básicas para melhorar o convívio entre foliões:

  • Não jogue lixo na rua
  • Colabore com a limpeza local
  • Aja com empatia
  • Seja responsável com seus pertences
  • Conscientize o próximo
  • Beba bastante água
  • Se divirta com responsabilidade

Ficou interessado em conhecer mais sobre a Papel Semente? Então assista o vídeo abaixo ou clique aqui para entender o nosso processo de produção e a repercussão desse material na reportagem a seguir:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top