Como Surgiu o Papel Semente? Conheça Essa História Pioneira

Tendência na papelaria, saiba como surgiu o papel semente e inspire-se para inovar a comunicação da sua marca com essa produção artesanal que encanta muitos clientes.  Em 2021, a Papel Semente completa 11 anos desta história pioneira no Brasil, semeando sustentabilidade ambiental e social através do papel ;).

 

O Papel Semente é um tipo de produto artesanal, fabricado a partir de aparas de papel reciclado, 100% biodegradável e ecológico.

Embora a origem dos papéis com semente em sua composição seja recente, mais difundida nos anos 2000, é importante conhecer sua origem com a primeira fabricação de papel reciclado no Brasil.

Para entender mais sobre como surgiu o papel semente, continue lendo.

 

Como Surgiu o Papel Reciclado?

Muitos estudos apontam que o papel surgiu em cerca de 100 d.C. No entanto, o papiro já era usado há milênios na história antiga.

De acordo com o site ComoFazerPapel.com.br, uma iniciativa da Artista Plástica e Professora de artes Diva Buss para divulgar as técnicas do papel artesanal no Brasil, o processo de reciclagem e a descoberta do papel artesanal no país aconteceu no século 19 no Rio de Janeiro.

Ainda segundo a pesquisa desenvolvida pela Professora, a fábrica de papel criou o material a partir de pasta de madeira. E ainda, a primeira amostra teria sido impressa e dedicada aos príncipes D. João e Dona Carlota Joaquina.

Super legal né? A partir daí, o papel reciclado passou a ser produzido e comercializado. Assim, as técnicas foram se desenvolvendo até chegar nos dias atuais.

No entanto, o papel semente, papel artesanal com sementes na composição, só surgiu e começou a se firmar no mercado nacional recentemente. A invenção mais conhecida nas duas últimas décadas ainda está sendo difundida como uma novidade.

Ficamos felizes em fazer parte desse movimento sustentável e sermos os pioneiros na fabricação de Papel Semente no Brasil, há mais de 10 anos no mercado. Nossa empresa cria papelaria ecológica com 12 tipos de sementes diferentes. Cada produto em papel semente é uma oportunidade de entregar e gerar vida. Leia mais.

 

Como Surgiu o Papel Semente?

No Brasil, o Papel Semente surgiu com uma inspiração vinda da Inglaterra. Paulo, um dos fundadores aqui da Papel Semente viu uma carta da automobilística Honda em papel plantável. A inspiração britânica tornou-se nosso negócio sustentável em terras brasileiras, e junto com Andrea Carvalho transformaram a Papel Semente referência na indústria brasileira na última década.

Além das inúmeras certificações ecológicas, atualmente a Papel Semente faz parte do Sistema B por cumprirmos com altos padrões de desempenho social, ambiental e de transparência e por nos comprometer legalmente a tomar decisões considerando o impacto a longo prazo na comunidade e no meio ambiente. Somos orgulhosos de
fazer parte do movimento global de melhores empresas PARA o mundo e não só do mundo.

Fábrica | equipe

Inspire-se com nossas ideias

Soluções criativas para gerar vida ao invés de lixo por meio da utilização de papel semente em comunicações sustentáveis. Ficou impressionado em saber como surgiu o papel semente? Então faça parte desse movimento.

Veja exemplos de como aderir papelaria ecológica na sua vida através de nosso blog, Pinterest ou Instagram. Seja na sua empresa, na comunicação da sua marca ou para uso pessoal. Inove, se destaque e propague valores sustentáveis ao espalhar papel semente pelo mundo. 🌎♻

 

Nossa Empresa Papel Semente

A Papel Semente é uma empresa sustentável que cria produtos ecológicos a partir de restos de aparas de papel coletados por catadores da Ong Guardiões do Mar. Além disso, são fabricados por moradores da comunidade de São Gonçalo, gerando renda e dando oportunidades aos trabalhadores locais.

A companhia trabalha produzindo papelaria e embalagens com sementes em sua composição, sendo possível escolher entre doze tipos de flores, hortaliças e ervas de sua preferência. Então além de contribuir para a redução de lixo nas praias e rios do Rio de Janeiro, nossa papelaria ecológica também torna-se uma ótima maneira de contribuir com práticas sociais. 💚

 

Empresa B

Empresas do Sistema B recebem uma certificação que reconhece companhias sustentáveis. As organizações com esse selo são preocupadas com um futuro mais ecológico, e promovem ações socioambientais em prol de um mundo melhor, com respeito à natureza e bons impactos para a sociedade.

Veja mais sobre o que é uma empresa do sistema B e entenda sobre esse importante certificado do qual a Papel Semente tem tanto orgulho de obter. Confira nosso post sobre Sustentabilidade Empresarial.

Gere vida, ao invés de lixo. ♻💡

 

 

Clique aqui e entre em contato com nossa equipe para saber mais

 

Agora você já sabe como surgiu o papel semente? Inscreva-se no nosso canal do Youtube e confira como funciona nosso trabalho. Acesse ou dê play abaixo para saber mais sobre nosso papel socioambiental:

 

Leia Mais

6 comentários em “Como Surgiu o Papel Semente? Conheça Essa História Pioneira”

  1. Pingback: Dia Mundial da Água – Dicas de atividades para alunos - Papel Semente

  2. Pingback: Sustentabilidade Ambiental – Como a Papel Semente pode te ajudar

  3. Pingback: Lembrancinhas de Natal para Educação Infantil Criativas

  4. Pingback: Como Fazer Folder On-line - Crie seu Modelo Papel Semente

  5. Pingback: Como implantar a sustentabilidade na empresa? Faça em 7 passos

  6. Pingback: Crachá de Papel para Eventos - Como e Onde Fazer?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top