Aquela garrafa velha de refrigerante ou leite pode se transformar em uma horta incrível para a sua cozinha. A Papel Semente te dá um passo-a-passo fácil e rápido de como fazer uma horta em casa.
Ter uma horta em casa é sinônimo de economizar nas compras do supermercado, ter produtos orgânicos em casa e ainda ajudar o meio ambiente. Principalmente se você reutilizar garrafas PET no lugar de potinhos.
A Papel Semente produz papéis reciclados em um processo semi-artesanal, no qual sementes são colocadas na composição do papel. Assim, ele se torna biodegradável e você pode plantá-lo após a utilização. Ou seja, se você ganhou um cartão de visitas, por exemplo, da Papel Semente, você pode picar, plantar e semear uma linda flor ou hortaliça. Se você tiver suas sementinhas de Papel Semente, esse manual de como fazer uma horta em casa fica ainda mais fácil.
Você vai precisar dos seguintes materiais:
- Papel Semente
- Garrafas PETs
- Tinta (se quiser personalizar)
- Tesoura
- Bastão de Madeira com 3 cm de largura (ou o suficiente para caber em sua janela)
- Furador
- Régua
- Marcador Permanente
Confira como fazer uma horta em casa com papel semente e garrafas PET:
Primeiro, lave bem a sua garrafa PET e tire os rótulos e etiquetas. Usando a tesoura, retire o topo de garrafa plástica e nos lados, deixe um lado mais comprido (para ser a alça) e o outro da altura que deseja para colocar a sua planta. Antes de cortar, faça o desenho de como ficará o formato. As garrafas de leite de plástico são as mais apropriadas para isso.
Você deve acabar com um lado maior que o outro, como na imagem:
Usando a régua e a tesoura, faça dois cortes paralelos com 4 cm de cada lado no centro da garrafa (dependendo do tamanho do bastão de madeira). Conclua o trabalho deixando os cortes mais espaçados para que eles caibam e deslizem no bastão de madeira. Em seguida, use a tinta ou a caneta de marcação para decorar e rotular cada garrafa com o que você vai plantar em cada um. Deslize as garrafas através do bastão de madeira e pendure onde você achar melhor. E você? Já sabe como fazer uma horta em casa?
Você já ouviu falar de um papel que pode ser plantado em sua horta?
A Papel Semente é uma empresa especializada em transformar papéis recicláveis em papéis que podem ser plantados. No processo de fabricação semi-artesanal, sementes são implantadas no papel, deixando-os apto para serem plantados no solo.
Depois de usar o papel, é possível picar, plantar, molhar e germinar uma linda flor e hortaliça.
A Papel Semente produz papéis com as sementes escolhidas pelos clientes. Podem ser de cenoura, tomate ou até mesmo cravo-francês e margaridas. Além disso, estes papéis plantáveis são feitos em diversos formatos: de folhas A4 à convites de casamento que podem ser plantados. São mais de 170 diferentes maneiras de usar o papel semente.
Para saber mais, confira nosso trabalho nesta reportagem do Jornal Nacional na Globo:
Peça um orçamento de Papel Semente clicando aqui.
A Papel Semente adora soluções fáceis que auxiliam no dia-a-dia e ajudam o meio ambiente. Gostou das dicas de como fazer uma horta em casa com papel semente? Comente aqui!