Blog

Como cultivar hortelã em sua horta

Como cultivar hortelã em sua horta

Cultivar hortelã e outras plantas aromáticas em sua horta é fácil e prático. O resultado é um temperinho fresco, sempre por perto na hora de cozinhar. 

 

Também conhecida como menta é uma das queridinhas da culinária, muito usada em molhos e águas aromatizadas. As vantagens de cultivar hortelã não ficam apenas pela cozinha.

O seu óleo essencial é também um dos mais procurados no mundo, e não é à toa. Pois são várias suas propriedades terapêuticas, entre elas refrescante, digestiva e descongestionante.

Se você estiver com dor de garganta, prepare uma infusão de hortelã natural. Para além de calmante, ela vai agir como anti-inflamatório e é simplesmente deliciosa.

 

Como cultivar hortelã em sua horta

Fresca e intensa, a hortelã é usada em infusões, cocktails e vários molhos deliciosos

 

 

Como cultivar Hortelã em sua horta:

A hortelã é o complemento perfeito para a sua horta, pois ela se adapta a qualquer tipo de solo. Gosta de exposição solar, mas precisa ter cuidado para não a deixar com sede. Se você a regar com frequência, ela brotará linda e cheirosa.

Se você ainda não tem uma horta e está procurando dicas para começar, dê uma olhada em nosso guia para plantar temperos e vegetais em casa.

Já que cultivar hortelã é super fácil, porque não começar por aí? Veja como, aqui no nosso passo-a-passo:

 

1º) Comece com uma muda de hortelã, disponível em qualquer supermercado local. Se você tem apenas um raminho, deve deixá-lo submerso em água até criar raízes, antes de plantar.

2º) Forre o fundo do vaso com algum tipo de sistema de drenagem, por exemplo argila expandida coberta com manta bidim.

3º) Encha o vaso com substrato pronto, rico em matéria orgânica, e umidifique com um borrifador.

4º) Plante a muda, com a raíz a cinco centímetros de profundidade.

5º) Certifique-se de que a hortelã receba luz solar durante a maior parte do dia.

6º) Utilize sempre um borrifador para regar, até duas vezes por dia para manter a umidade. Lembre-se que hortelã precisa de bastante água, principalmente no primeiro ano.

7º) Como é uma planta que cresce e se espalha rápido, mantenha-a contida em seu próprio vaso. Crie uma barreira, para evitar que ela tome conta do espaço de outras plantinhas.

8º) O ideal é que suas folhas cresçam na lateral, por isso é importante podar os ramos mais altos. Logo que a planta estiver florescendo, esse é o momento ideal para colher a hortelã.

 

Você já ouviu falar da Papel Semente?

Está se perguntando o que é a Papel Semente? Saiba que seus temperos podem nascer com as sementinha que vão nos nossos papéis.

Somos uma fábrica brasileira de papel reciclado semi-artesanal que coloca sementes na composição do papel. Fazemos tags, convites, cartões, embalagens, flyers e diversos outros produtos em papel que podem ser plantados. Nossos papéis germinam em flores ou hortaliças. Confira mais sobre nosso trabalho neste vídeo:

 

Peça já um orçamento de Papel Semente clicando aqui!

 

Animado para cultivar hortelã em sua horta? Conta para a gente como você pretende usá-la depois!

 

Leia Mais:

10 Plantas Medicinais Super Fáceis De Manter Dentro De Casa

20 Cantinhos Lindos De Casas Para Inspirar Ambientes Mais Verdes

 

 

Um pensamento sobre “Como cultivar hortelã em sua horta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *