Como cultivar hortelã em sua horta

Como cultivar hortelã em sua horta

Cultivar hortelã e outras plantas aromáticas em sua horta é fácil e prático. O resultado é um temperinho fresco, sempre por perto na hora de cozinhar. 

 

Também conhecida como menta é uma das queridinhas da culinária, muito usada em molhos e águas aromatizadas. As vantagens de cultivar hortelã não ficam apenas pela cozinha.

O seu óleo essencial é também um dos mais procurados no mundo, e não é à toa. Pois são várias suas propriedades terapêuticas, entre elas refrescante, digestiva e descongestionante.

Se você estiver com dor de garganta, prepare uma infusão de hortelã natural. Para além de calmante, ela vai agir como anti-inflamatório e é simplesmente deliciosa.

 

Como cultivar hortelã em sua horta
Fresca e intensa, a hortelã é usada em infusões, cocktails e vários molhos deliciosos

 

 

Como cultivar Hortelã em sua horta:

A hortelã é o complemento perfeito para a sua horta, pois ela se adapta a qualquer tipo de solo. Gosta de exposição solar, mas precisa ter cuidado para não a deixar com sede. Se você a regar com frequência, ela brotará linda e cheirosa.

Se você ainda não tem uma horta e está procurando dicas para começar, dê uma olhada em nosso guia para plantar temperos e vegetais em casa.

Já que cultivar hortelã é super fácil, porque não começar por aí? Veja como, aqui no nosso passo-a-passo:

 

1º) Comece com uma muda de hortelã, disponível em qualquer supermercado local. Se você tem apenas um raminho, deve deixá-lo submerso em água até criar raízes, antes de plantar.

2º) Forre o fundo do vaso com algum tipo de sistema de drenagem, por exemplo argila expandida coberta com manta bidim.

3º) Encha o vaso com substrato pronto, rico em matéria orgânica, e umidifique com um borrifador.

4º) Plante a muda, com a raíz a cinco centímetros de profundidade.

5º) Certifique-se de que a hortelã receba luz solar durante a maior parte do dia.

6º) Utilize sempre um borrifador para regar, até duas vezes por dia para manter a umidade. Lembre-se que hortelã precisa de bastante água, principalmente no primeiro ano.

7º) Como é uma planta que cresce e se espalha rápido, mantenha-a contida em seu próprio vaso. Crie uma barreira, para evitar que ela tome conta do espaço de outras plantinhas.

8º) O ideal é que suas folhas cresçam na lateral, por isso é importante podar os ramos mais altos. Logo que a planta estiver florescendo, esse é o momento ideal para colher a hortelã.

 

Você já ouviu falar da Papel Semente?

Está se perguntando o que é a Papel Semente? Saiba que seus temperos podem nascer com as sementinha que vão nos nossos papéis.

Somos uma fábrica brasileira de papel reciclado semi-artesanal que coloca sementes na composição do papel. Fazemos tags, convites, cartões, embalagens, flyers e diversos outros produtos em papel que podem ser plantados. Nossos papéis germinam em flores ou hortaliças. Confira mais sobre nosso trabalho neste vídeo:

 

Peça já um orçamento de Papel Semente clicando aqui!

 

Animado para cultivar hortelã em sua horta? Conta para a gente como você pretende usá-la depois!

 

Leia Mais:

10 Plantas Medicinais Super Fáceis De Manter Dentro De Casa

20 Cantinhos Lindos De Casas Para Inspirar Ambientes Mais Verdes

 

 

1 comentário em “Como cultivar hortelã em sua horta”

  1. Pingback: Como Plantar Papel Semente - Vídeo Com Passo a Passo Simples

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top