Como separar o lixo corretamente em casa e ajudar o meio ambiente

 Você sabia que uma só pessoa produz 2 kg de lixo por dia? Imagine então isso multiplicado pelas 7 bilhões de pessoas no planeta. Por isso, é preciso saber como separar o lixo corretamente e ajudar a natureza.

O que fazer com tanto lixo é a questão que sempre passa na cabeça dos ambientalistas. Atualmente, países desenvolvidos têm programas rigorosos de coleta seletiva e gestões eficazes para a reciclagem. Porém, no Brasil, o caso é outro. No Rio de Janeiro, apenas 1% dos resíduos vão para estações de tratamento. Além de cobrar as autoridades, é preciso que cada um se mobilize, separe o lixo, e o leve em centros especializados. A Recicloteca, no Botafogo, tem um site que mostra os pontos de reciclagem da cidade.

Nós, da Papel Semente, adoramos quando o assunto é reciclagem. Nós produzimos papel reciclado semi-artesanal com sementes. Você usa o papel, planta e ainda colhe uma linda flor ou hortaliça depois. Para manter o trabalho 100% sustentável, nós temos uma parceria com a Recooperar, cooperativa de catadores de material reciclável, que faz parte da ONG Guardiões do Mar. Com isso, contribuímos na diminuição do volume de lixo nos aterros e lixões.

Se cada um fizer sua parte, o mundo pode ficar muito melhor. Não é mesmo? Saber como separar o lixo corretamente já é uma grande ajuda. Toma apenas alguns minutos do seu dia e faz a maior diferença para o meio ambiente. Por isso, nós bolamos um passo-a-passo fácil e rápido que explica como separar o seu lixo para a reciclagem:

 Como separar o lixo corretamente em casa e ajudar o meio ambiente

Como separar o lixo corretamente em casa:

 Você vai precisar de quatro recipientes de lixo diferentes: um para papel e plástico, outro para metal, outro para vidro e um para composto, ou seja, tudo o que já foi orgânico uma vez (pode até ser papel usado).

 

Então, a separação fica assim:

  • Papel e Plástico;

  • Metal

  • Vidro;

  • Composto (tudo o que já foi orgânico)

  • Lixo comum

Desta maneira, tudo o que você separa acaba sendo reaproveitado. O lixo comum fica para papéis higiênicos e outros resíduos que não se encaixam na lista. Porém, com esta separação, você já reduz drasticamente o seu lixo diário e auxilia o meio ambiente.

Já sabe como separar o lixo corretamente em casa? Comente aqui!

 

Leia Mais:

10 Plantas Medicinais Super Fáceis De Manter Dentro De Casa

20 Cantinhos Lindos De Casas Para Inspirar Ambientes Mais Verdes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top