Ideias criativas e sustentáveis para implantar na empresa

ideias-criativas

Empresas têm buscado cada vez mais incorporar o conceito de sustentabilidade em suas organizações. Saiba como ter ideias criativas para implantar na empresa em que trabalha por meio de ações ecológicas e sustentáveis.

 

Muitas organizações vêm mudando suas posturas em relação ao conceito de sustentabilidade. Cada vez mais, é comum notar o marketing verde de companhias que estão se adaptando para as novas necessidades do público.

Além disso, muitas empresas nascem junto ao propósito sustentável, como é o caso da Papel Semente e de diversos clientes que trabalhamos. Ao longo desta última década de trabalho com sustentabilidade, selecionamos algumas ideias criativas para implantar na empresa que ajudam o meio ambiente e também colaboram como a dinâmica de relacionamentos dentro de corporações.

 

Ideias criativas para implantar na empresa

Adotar medidas sustentáveis vai muito além de proteger a natureza porque envolve consumo consciente e políticas de responsabilidade no meio social na qual uma companhia está inserida. Dessa maneira, uma série de ações podem promover o bem estar de uma comunidade para com seu trabalho.

É uma tendência mundial adotar práticas sustentáveis para alinhar uma empresa com seus colaboradores e clientes. Segundo pesquisa publicada pelo portal Terra, 66% dos consumidores preferem pagar um pouco a mais em produtos e serviços oferecidos por empresas comprometidas com impacto socioambiental de sua atividade. Clique aqui para ler.

Sustentabilidade empresarial

 

Sustentabilidade empresarial

Sendo assim, além de atender às exigências do mercado, as empresas devem implantar ideias criativas ecológicas para criar uma cultura de preservação do ecossistema e do meio ambiente. A sustentabilidade empresarial compreende desde um bom relacionamento entre os membros de uma equipe até redução de lixo na empresa e envolvimento com a comunidade.

Esse tópico é fundamental para entender que uma empresa que tem ideias sustentáveis não se preocupa com medidas ecológicas apenas, mas se compromete com todo os processos de produção de um produto, na boa convivência entre os trabalhadores e nos impactos que aquela companhia tem na comunidade que se situa.

Entretanto, investir em ideias criativas para implantar na empresa podem ser o primeiro passo para uma rotina mais ecológica, ambientes mais funcionais e uma rede de colaboradores mais engajados. Confira as dicas a seguir para otimizar o espaço da sua empresa e aproveite a criatividade:

 

Ideias criativas e sustentáveis:

 

1) Conheça sua equipe e crie datas comemorativas

Mude a rotina de trabalho com a criação de dias comemorativos que promovam relacionamento entre os colaboradores. Por exemplo, você pode criar dias como o dia do pet, em que todos os funcionários podem levar seus bichinhos de estimação para o trabalho por um dia, e dessa forma, mudar o clima e trazer mais descontração para o serviço.

A empresa é a segunda casa para a maioria das pessoas, assim, esses dias podem trazer a distração e o conforto do lar para um dia de serviço para que todos tenham prazer em estar no ambiente. Os membros de um time precisam saber que uma boa convivência e o aproveitamento do espaço é necessário para o bem estar individual e coletivo.

Sustentabilidade empresarial

 

2) Práticas voluntárias

Práticas voluntárias também são ações sustentáveis, por isso vale incentivar a participação dos funcionários em programas. Uma forma de cultivar ideias sustentáveis é o voluntariado. Assim, a cada X horas de voluntariado cumpridas pelo funcionário, Y horas de trabalho ele terá abonadas.

Portanto, esse acordo pode ser benéfico tanto para empresa, quanto para o colaborador e a sociedade. Além disso, promove o desenvolvimento pessoal dos membros da equipe. Destacar os valores da empresa em reuniões e encontros também podem ajudar a incitar uma cultura organizacional em todo mundo. O colaborador é peça importante para disseminar as ações que a empresa pratica.

Atividades de Natal - 10 ideias para empresas e escolas

3) Campanha publicitária sustentável

Confira no blog da Papel Semente mais detalhes sobre como fazer uma campanha publicitária sustentável. Esse tipo de ação envolve mais que um marketing estratégico, pois cria e divulga valores responsáveis. No entanto, também é necessário propagar bons exemplos de cuidado para com os diferentes ecossistemas.

Para isso, que tal reproduzir sua marca nos produtos sustentáveis da Papel Semente? Você pode personalizar seu pedido e fazer uma propaganda consciente. Mesmo que esteja aprendendo sobre os conceitos, é super importante imprimir os valores da empresa em um produto.

Peça um orçamento de produtos personalizados em Papel Semente clicando aqui

Como fazer uma campanha publicitária de maneira sustentável

 

4) Acompanhe cases de sucesso

Muitos cases de sucesso dão bons exemplos de tomadas de decisão que influenciam positivamente um ambiente de trabalho. Procurar inspirações em empresas sustentáveis que cultivam ideias ecológicas pode ser uma boa maneira de definir o objetivo da empresa em que atua.

As ideias criativas para implantar na empresa surgem após muitos estudos, diálogo e iniciativas. Acima de tudo, ser sustentável também é ter empatia.

Conheça a Papel Semente

 

Uma empresa que nasceu de ideias sustentáveis

A Papel Semente produz papelaria ecológica produzida de forma semi-artesanal, a partir de restos de aparas de papel que são coletadas pela ONG Guardiões do Mar, da Comunidade de São Gonçalo, no Rio de Janeiro.

Nesse processo, as sementes são adicionas manualmente aos papéis, que transformam-se em tags, convites, folhas A4, crachás e outros produtos que podem ser plantados após o uso. Todas têm certificado de germinação e são autorizadas pelo Ministério da Agricultura. Dessa forma, são doze opções entre flores e hortaliças para cortar o papel, plantar e ver o fruto germinando.

Clique aqui para saber mais sobre como a empresa surgiu e como é feito o trabalho em papel reciclável ou veja abaixo.

 

1 comentário em “Ideias criativas e sustentáveis para implantar na empresa”

  1. Pingback: Responsabilidade Social Empresarial - O Que É? Como Implementar?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top