Blog

Como Fazer uma Campanha Publicitária Sustentável

Como fazer uma campanha publicitária de maneira sustentável

Descubra como fazer uma campanha publicitária com foco em sustentabilidade. Este tipo de ação pode produzir um material capaz de conscientizar sobre a importância do cuidado com o meio ambiente de forma envolvente e criativa. 

 

Está pensando como fazer uma campanha publicitária sustentável, mas precisa dos materiais certos para isso? Para te ajudar nesse trabalho, a Papel Semente surge como uma opção de papelaria diferenciada.

A empresa oferece papéis 100% biodegradáveis que passaram por um processo de reciclagem e ainda são plantáveis já que, em sua composição, são inseridas sementes prontas para germinarem.

Desta forma, é um produto ativo na renovação natural, já que o papel semente não vai para o lixo após o uso, ele é plantado e vira uma flor, hortaliça ou tempero e assim, permite um novo ciclo para os papéis na natureza.

Como fazer uma campanha publicitária de maneira sustentável

O que é uma campanha publicitária?

A campanha publicitária é um conjunto de ações que envolvem estratégias de marketing para divulgar um produto ou serviço.

Para criar uma boa campanha, o primeiro passo é traçar um objetivo, ter foco e delimitar o público-alvo.

Tudo deve ser elaborado dentro de um único planejamento, pois cada campanha está conectada com um objetivo específico e único.

Desta forma, é fundamental que todas as peças publicitárias sigam uma identidade única, estabelecendo uma comunicação entre si.

Quais são os tipos de campanhas publicitárias: comerciais e institucionais

As campanhas publicitárias comerciais e institucionais são exemplos de ações: nas comerciais, o objetivo é chegar ao público-alvo externo à empresa que são os consumidores finais.

Já as campanhas institucionais visam contar a história da empresa para outras instituições, funcionários e consumidores finais eventualmente.

O importante é que as campanhas institucionais estão atreladas a passar mensagens de cunho social, cultural e até mesmo cívico.

Enquanto isso, as campanhas publicitárias comerciais têm como principal objetivo a venda de determinado produto ou serviço.

 

A importância da sustentabilidade nas ações de marketing

As ações de marketing envolvem diferentes meios de comunicação.

Podem ser mensagens enviadas para e-mails, redes sociais ou ainda por meios de peças publicitária para jornais e revistas.

Seja qual for a escolha, é importante atrelar a ecologia em todas essas ações de marketing em uma campanha publicitária com foco em sustentabilidade.

Uma opção é deixar um recado lembrando que é desnecessário imprimir o e-mail recebido. Outra alternativa é utilizar papel semente em ações físicas, como enviar algum brinde ou um cartão diferenciado.

A utilização de um papel plantável  agrega força à mensagem de sustentabilidade da campanha publicitária.

Como fazer uma campanha publicitária sustentável:

Uma campanha publicitária institucional ou comercial pode ser bem sucedida ao transmitir uma mensagem de sustentabilidade enquanto divulga um produto.

Essa é uma forte tendência cuja pesquisa de mercado tem mostrado um retorno bem positivo.

Para tanto, é fundamental investir em ações de marketing estratégicas para estabelecer uma conexão que fique convidativa, ecológica e que enfatize o produto.

Confira os 5 passos básicos de como fazer uma campanha publicitária:

Passo 1: produto e serviço

O seu produto e serviço precisa estar bem estabelecido, porque além da sua marca, eles estarão diretamente vinculados à mensagem de sustentabilidade.

Neste momento, é essencial estar de cabeça aberta e compreender bem o que é ser sustentável. 

O conceito de sustentabilidade significa que as ações e atividades humanas devem estar preocupadas não apenas na necessidade do momento, mas também nos impactos gerados para as gerações futuras, seja nos aspectos ambientais como sociais.

 

Passo 2: público-alvo

Estabelecer qual o público-alvo da campanha publicitária é imprescindível. Neste momento, faça um levantamento de todos os dados: idade, gênero, sócio-econômico.

Quanto mais bem definido estiver o público-alvo, mais bem sucedida será a campanha publicitária.

 

Passo 3: ações de marketing

Após deixar bem claro qual produto ou serviço será divulgado e para quem será feita essa divulgação, invista nas ações de marketing.

Criar uma campanha publicitária é pensar em quais meios essas ações se encaixam melhor para que as peças publicitárias e demais materiais serão melhor aproveitados.

Neste caso, vale a pena trabalhar com relações públicas, por ser uma área que sabe o que costuma funcionar melhor nesses tipos de ações.

 

Passo 4: ações sustentáveis

As ações sustentáveis podem ser variadas, e podem ir desde inserir brindes que ativem a consciência sustentável, até ações que permitam que o público interaja com a campanha publicitária.

O planejamento é feito com produtos e empresas que já oferecem uma proposta sustentável em sua publicidade.

Papel Plantável

Com a Papel Semente você garante um papel 100% biodegradável e plantável. As pessoas podem participar de uma ação sustentável, isto é, plantar o papel após o uso.

As opções de produtos na Papel Semente vão além dos cartões como, por exemplo, é possível solicitar cortes personalizados.

Além disso, também são oferecidos caixas em papel semente ou ainda um kit ecológico com vasinho e terra para fazer a plantação do papel.

Gostou dessa proposta? Vem falar com a gente!

Conheça o Papel Sulfite A4 que pode ser plantado | flyer online | folhas A4

 
Canudos Ecológicos

Os canudos ecológicos também são uma excelente opção para fortalecer as ações e podem ser encontrados nas versões inox, fibra de coco, bambu e papel.

 
Copos Reutilizáveis

Os copos reutilizáveis lembram sobre a responsabilidade com o meio ambiente.

A Menos1Lixo surge com a proposta de um copo retrátil feito em silicone, livre de BPA, ftalatos e metais pesados. Acesse aqui para conhecer melhor.

Passo 5: aplique e acompanhe

Pronto. Após elaborar a sua campanha publicitária com foco sustentável então basta aplicar.

Depois de colocar em prática, é muito importante que acompanhe o processo. Muitas das ações de marketing exigem um acompanhamento constante.

Durante a campanha, é preciso estar atento às novas necessidades que forem surgindo que podem resultar em ideias inovadoras.

Como fazer uma campanha publicitária de maneira sustentávelComo a papel semente pode fazer a diferença na campanha

A Papel Semente pode ser o diferencial para sua campanha publicitária, porque a empresa é preocupada com o meio ambiente e tem responsabilidade social.

O papel semente é produzido de forma semi-artesanal, a partir de aparas de papel que são coletadas pela ONG Guardiões do Mar, da Comunidade de São Gonçalo, no Rio de Janeiro.

Nesse processo, as sementes são adicionas manualmente aos papéis. Todas têm certificado de germinação e são autorizadas pelo Ministério da Agricultura.

Sendo assim, é um produto com muito valor atrelado e que vai somar à publicidade com foco sustentável.

Além de lembrar sobre os cuidados com o meio ambiente, os envolvidos poderão plantar seus papéis sementes e presenciar a germinação de uma planta.

Peça um orçamento de produtos personalizados em Papel Semente clicando aqui

Com o mercado cada vez mais competitivo, oferecer opções e experiências para seus clientes é um grande diferencial para poder se posicionar como marca.

Conheça as diferentes opções de sementes que podem ser usadas na sua campanha.

Saiba mais sobre o que plantar com o Papel Semente clicando no vídeo abaixo. 

Leia mais:

Flyer Online – Personalize e Compre Online Flyers Ecológicos

Dia da Árvore Atividades para fazer em Empresas e Escolas

Lembrancinhas de festa infantil ecológicas e pedagógicas

Um pensamento sobre “Como Fazer uma Campanha Publicitária Sustentável

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *