10 ideias criativas para deixar sua empresa ou escola mais sustentável

Ideias sustentaveis para escolas

Quer transformar a sua empresa ou escola em um ambiente mais sustentável e dar vida útil aos materiais utilizados? Conheça o papel que pode virar uma flor ou hortaliça após o uso. 🌿

 

No mundo urbano e industrial que vivemos, muitas vezes, questões ecológicas são ignoradas e esquecidas. Porém, os impactos ao meio ambiente são enormes, afetando não só a natureza mas a nós próprios.  Ideias sustentáveis e criativas para empresas e escolas tornam-se, assim, cade vez mais indispensáveis.

Felizmente, nos últimos anos o cenário vem mudando. Empresas e companhias cada vez mais se preocupam em trazer iniciativas sustentáveis ao ambiente de trabalho. Seja por meio de projetos sociais e ambientais, como em pequenas atitudes – reciclando lixo, evitando o plástico ou apenas utilizando luzes de LED ao invés da comum.

Esse impacto da conscientização já está se vingando em dados mais positivos para a natureza. Por exemplo, você sabia que a cada tonelada de papel reciclado 20 árvores são salvas? Imagine só o efeito disso se a quantidade de papel comum ainda utilizada por empresas e escolas se transformasse em papel reciclado ou semente? 

É muito fácil transformar a sua empresa ou escola em uma instituição mais sustentável. As corporações sustentáveis colaboram com um mundo melhor e mais verde. E o melhor? Você pode ser uma delas!

Fique por dentro de algumas práticas que podem ser incorporadas nas empresas e escolas.

 

Confira nossas ideias sustentaveis para empresas e escolas:

Ideias sustentaveis para escolas
Ideias sustentaveis para escolas

 

 

Ideias sustentaveis criativas para empresas

 

Com pequenas mudanças no dia a dia de uma empresa é possível torná-la mais sustentável. A sustentabilidade empresarial traz uma imagem positiva para a sua corporação, além de reduzir os impactos negativos à natureza.

Saiba quais são as práticas sustentáveis que você pode começar a aderir sem grandes esforços e trazer um bem-estar ambiental e social no  trabalho:

 

1)  USE PAPEL SEMENTE E FAÇA UMA HORTA COMUNITÁRIA

Substitua o papel branco, que para ser branquinho é submetido a uma série de produtos químicos que contaminam a água, pelo papel Semente. O papel semente é feito com papel reciclado e é biodegradável. Isso porque ele pode ser plantado após o uso e virar uma flor uma hortaliça. 

Com o uso do papel semente é possível que sua empresa contenha um próprio jardim ou horta. Estimulando assim, que os próprios funcionários cuidem do cultivos das flores e hortaliças. Essa é uma das ideias sustentaveis que pode tornar o ambiente de trabalho ainda mais prazeroso. Ainda mais, se os colaboradores puderem levar as hortaliças para suas casas.

Ideias sustentaveis criativas para empresas
Que tal fazer uma horta com Papel Semente para seus funcionários? – Ideias sustentaveis criativas para empresas

 

 

2) REDUZA OS COPOS DESCARTÁVEIS

Incentivar que os funcionários levem suas próprias garrafas de água é importante para evitar o descarte excessivo de copos descartáveis. Por vezes esses copos não reciclados geram consequências graves ao meio ambiente, principalmente nos oceanos. Falando nisso, já viu nosso post que conta como substituir o plástico no dia a dia?

Para as visitas, você pode optar pelos copos de vidro. Assim como o cafezinho da tarde que pode ser servido em xícaras.

 

Ideias sustentaveis criativas para empresas
Evite o plástico! Incentive seus funcionários a usarem garrafas reutilizáveis – ideias sustentaveis criativas para empresas

 

3) DISTRIBUA BRINDES ECOLÓGICOS

Principalmente em datas comemorativas as empresas costumam fornecer brindes aos clientes. Mas já pensou como pode ser legal presentear alguém com um brinde ecológico, que poder ser plantado e transformando em uma linda flor ou hortaliça? É possível distribuir calendários, bloco A5 ou A6, mini bloco, vasos de côco e muito mais.

Certamente a sua empresa será bem vista pelos clientes, beneficiando a sua imagem no mercado corporativo. 

Confira os nossos brindes sustentaveis de Papel Semente

Brindes Ecologicos de Papel Semente
Saquinho de Jutá, entre os brindes ecológicos da Papel Semente – ideias sustentaveis criativas para empresas

 

 

4)  UTILIZE ENVELOPES ECOLÓGICOS

Muitas vezes os envelopes após serem utilizados são deixados de lado ou descartados incorretamente, sem ir para a reciclagem. O envelope de papel semente é feito com resto de aparas coletadas em gráficas e residências pela ONG Guardiões do Mar. Depois de serem consumidos eles podem ser plantados no jardim da própria empresa ou na casa dos funcionários e clientes.

Confira mais sobre nossos envelopes em papel semente clicando aqui. 

 ideias sustentaveis criativas para empresas
Envelope em Papel Semente – ideias sustentaveis criativas para empresas

 

 

5)  INVISTA EM CAMPANHAS DE CONSCIENTIZAÇÃO 

Realizar campanhas de conscientização de reciclagem é um método dinâmico para expor a necessidade de cuidar do meio ambiente. Podem ser pautados temas sobre o efeito do descarte incorreto de papéis, copos e alimentos.

Para a efetivação das campanhas, é possível utilizar folders, flyers, jornais, leques e prisma de mesa, lembrando que tudo deve ser de  material reciclável.

 

 


 

Ideias sustentaveis para escolas

 

Cada vez mais é preciso conscientizar os alunos a reciclarem o seu lixo e saberem qual a matéria prima dos materiais utilizados em sala de aula. Algumas práticas no dia a dia escolar trazem resultados significativos para a vida dos alunos e funcionários.

Para as escolas serem sustentáveis é necessário que todos do ambiente estejam engajados neste processo. Para introduzir as práticas sustentáveis ao método de ensino, a escola pode fazer uma apresentação aos pais especificando a necessidade da mudança na rotina escolar e também em casa.

 

Veja as ideias sustentaveis para escolas:

 

1) AULA DE RECICLAGEM

Ensinar às crianças o processo de reciclagem do lixo é essencial. Além disso, estimular que os próprios alunos descartem corretamente os seus resíduos é um diferencial na vida pessoal de cada um dos envolvidos na metodologia. 

As escolas devem ser adeptas aos latões de lixos recicláveis e lembrar os alunos de levarem suas próprias garrafinhas de água para evitar o uso de copos descartáveis, além de proibir o uso de canudos de plástico nas lanchonetes. Realizar um passeio pela redondeza da escola para recolher os lixos das ruas e calçadas pode ser uma ideia de conscientização prática de reciclagem.

É possível aplicar atividades com ideias sustentaveis para serem realizadas nas aulas e dentro da casa de cada um. Incentivando que não só os alunos tomem cuidado com a natureza, mas também aqueles que os cercam, como pais, avós, tios e amigos.

 

 

2) OFICINA DE PAPEL SEMENTE COM AS CRIANÇAS

Tanto o administrativo da escola, quanto as provas escolares podem ser impressas em papel reciclado, o que reduz os significantes impactos gerados pelo papel sulfite. Além disso, convites, cartões de visitas, envelopes e outros materiais distribuidos pela escola podem ser feitos em Papel Semente. Assim, quem o recebe pode plantar o papel e ganha uma linda planta para cultivar em casa.

Uma boa ideia é fazer uma oficina de papel semente com as crianças. Mostrando como plantar o papel na terra e as fazendo acompanhar o crescimento da mudinha ao longo do semestre. O festival Epernay, na França, patrocinou esta oficina em colégios do país com nosso papel semente. Veja só como foi nesta matéria do blog. 

10 ideias criativas para deixar sua empresa ou escola mais sustentável | Ideias sustentaveis para escolas
Oficinas de plantio de Papel Semente nas escolas francesas. Ideias de sustentabilidade que fazem a diferença. – Ideias sustentaveis para escolas

 

 

3) DEIXE OS ALUNOS SEREM A MUDANÇA NA COMUNIDADE

Estimular a vizinhança da escola a reciclar em suas casas é uma grande ideia. Os alunos podem ser os grandes protagonistas nas mudanças do bairro. Que tal deixar os alunos produzirem cartazes de papel semente, e distribui-los pelas ruas, comunicando que a área da escola é cuidada pelos próprios e alegando conscientização da turma. Tudo isso são formas a mais de contribuir para o meio ambiente e sociedade.

Ideias sustentaveis para escolas
Cartazes de Papel Semente que trazem conscientização à comunidade – Ideias sustentaveis para escolas

 

4)  PRESENTES ECOLÓGICOS

As datas comemorativas costumam ser celebradas com os alunos presenteando os pais. Estes presentes, por vez, são deixados de lado sem utilização. O Papel Semente além de poder ser personalizado, pode ser plantado e virar uma flor ou hortaliça para ser cultivado em casa.

Quem não gostaria de receber um presente que se transforma em vida?

presentes sustentáveis: Tok & Stok
Vasinho de Papel Semente – Sementes de Amor – Ideias sustentaveis para escolas

 

 

5) FAÇA JARDINS E HORTAS COMUNITÁRIAS

Ter um cantinho dedicado ao cultivo de flores e hortaliças é uma ideia muito criativa. Com o área reservada para a natureza, os alunos podem aprender a cuidar da terra, flores e hortaliças. Além disso, descobrem como cultivar o próprio alimento.

 

Ideias de sustentabilidade para empresas geram organizações e pessoas amigas da natureza

Com as ideias de sustentabilidade citadas a cima você pode começar o seu ano corporativo renovado de criatividade. Além disso, com uma perspectiva mais leve para o seu ambiente de trabalho ou escolar.

Incentivar bons hábitos aos funcionários e alunos de uma corporação trazem grandes benefícios à organização, vida pessoal dos envolvidos e à natureza. Aderir a um estilo de vida ecológica e menos impactante ao meio ambiente é gratificante.

Se cada empresa e escola abraçar uma mudança, os impactos nocivos serão diminuídos e viveremos em um mundo muito mais verde e saudável.

 

 

Uma década de Papel Semente em 2019, o papel plantável mais conhecido do Brasil

Em 2019, a Papel Semente completa uma década dessa história graças a você, que apoia e opta pelo papel plantável ao invés do papel comum.

Nessa trajetória, entregamos lindos cartões de visitas, convites de casamento, embalagens. Além de crachás, brindes, e tantos outros produtos que foram plantados. Depois do uso,  germinaram em uma linda mudinha de flor ou hortaliça!

Nosso objetivo é que cada vez mais possamos contribuir juntos para gerar vida ao invés de lixo. Além de estimular gestos que florescem e abrem sorrisos de quem recebe nosso papel.

 

Peça já um orçamento dos produtos da Papel Semente clicando aqui

 

 

LEIA MAIS:

5 tipos de embalagens para lembrancinhas ecológicas

Fabrica de embalagens de papel: Conheça a Papel Semente

 

3 comentários em “10 ideias criativas para deixar sua empresa ou escola mais sustentável”

  1. Sandra Braga

    Sandra coordenadora do Colégio Franciscano PioXII, tenho muito interesse nos produtos de vocês, bem como nas oficinas para trabalhar com os alunos.
    Vocês tem algum representante em São Paulo?

  2. Pingback: Responsabilidade Social Empresarial - O Que É? Como Implementar?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top